IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

M

Membro excluído 274

Estou a receber isto no mail:

**Vila Real**
Laranja
*Neve*
Queda de neve acima de 1000 metros de altitude sendo a cotas acima de
600 metros de altitude na regiao do Geres Peneda Soajo Larouco

*Peneda e Soajo não pertencem a Vila Real.
Rigor senhores! Rigor!
Além de que o aviso é completamente disparatado e sem sentido.


Já recebi pelo menos 3 e-mail´s com os avisos...
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estou a receber isto no mail:

**Vila Real**
Laranja
*Neve*
Queda de neve acima de 1000 metros de altitude sendo a cotas acima de
600 metros de altitude na regiao do Geres Peneda Soajo Larouco

*Peneda e Soajo não pertencem a Vila Real.
Rigor senhores! Rigor!
Além de que o aviso é completamente disparatado e sem sentido.


Já recebi pelo menos 3 e-mail´s com os avisos...

Precisam de algumas aulas de geografia, está visto. :D
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Não só de geografia mas também de interpretação modelística, estou a ver... Provavelmente foi o AROME a meter as cotas mais baixas, um dos defeitos do IPMA é dar valor a mais ao AROME.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Arome é o pior modelo que alguma vez já conheci, é inacreditável como ainda dão algum valor a esse modelo ....
Um modelo que chegou a dar 60 a 90 mm em 3h para aqui enquanto outros nem chuva davam mostra bem o valor real desse modelo !
 
M

Membro excluído 274

Estou a receber isto no mail:

**Vila Real**
Laranja
*Neve*
Queda de neve acima de 1000 metros de altitude sendo a cotas acima de
600 metros de altitude na regiao do Geres Peneda Soajo Larouco

*Peneda e Soajo não pertencem a Vila Real.
Rigor senhores! Rigor!
Além de que o aviso é completamente disparatado e sem sentido.


Já recebi pelo menos 3 e-mail´s com os avisos...

E reparo agora que o detalhe do alerta é igual para Vila Real, Braga e Viana do Castelo... Ou seja todas as serras pertencem segundo o IPMA aos 3 distritos!
Cada vez mais a falta de €€€ não pode ser justificação para tudo... É de uma falta de profissionalismo inadmissível e gritante. Chego à conclusão que não é apenas nos avisos relativos às temperaturas que o sistema é uma nulidade, o sistema é no seu todo uma perfeita nulidade.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Como sabem, não sou dado a critica fácil, mas desta parece de facto um erro grosseiro. Nem liguei muito, erros acontecem a todos nós, mas como envolve avisos já me parece uma situação algo chata....

Provavelmente foi o AROME a meter as cotas mais baixas, um dos defeitos do IPMA é dar valor a mais ao AROME.

É possível que seja algum produto com output duvidoso, tenho ideia que no último Inverno de vez em quando também apareciam umas cotas do IPMA que ninguém entendia.

O WRF da Meteogalicia também dá cotas mais baixas, em torno de 1000 metros na madrugada, que me parece um pouco exagerado. No último Inverno também cheguei à conclusão que o WRF era demasiado generoso nas cotas. De qualquer forma, dos (para mim) generosos 1000 do WRF até aos 600 do IPMA é ainda uma grande diferença, não vejo porque artes mágicas poderia nevar aos 600 metros.
E o texto não faz sentido, se a cota fosse de 600 metros nevaria em mais sítios para além do Gerês. Daí ter posto a hipótese de ser gralha.


WRF da Meteogalicia:

cota 1000 no extremo norte e acumulação, de madrugada, subindo depois

KzIDdjs.png



Probabilidade de nevar abaixo dos 1000 metros:

aRHQDax.png
 
  • Gosto
Reactions: mr. phillip

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Arome é o pior modelo que alguma vez já conheci, é inacreditável como ainda dão algum valor a esse modelo ....
Um modelo que chegou a dar 60 a 90 mm em 3h para aqui enquanto outros nem chuva davam mostra bem o valor real desse modelo !

É preciso saber interpretar e conhecer as limitações dos modelos. No caso dos modelos de mesoescala, de alta resolução, eles modelam mesmo as células. E como sabemos é muito difícil saber aonde uma célula dispara ou não dispara dadas as muitas variáveis em jogo.

Se fosse uma coisa simples de termos super-modelos adivinhos os storm chasers nos EUA limitavam-se a olhar para os modelos de altíssima resolução que eles tem lá, e aonde o modelo desenvolve células, montavam a esplanada e esperavam calmamente pelas super-células e tornados.
Ora como sabemos a realidade é muito diferente, os storm chasers chegam a andar centenas de quilómetros atrás de células.

Os mesoescala são úteis para perceber o potencial que existe, se um modela algo agressivo significa que os ingredientes estão lá, mas depois a realidade pode ser mais ou menos diferente, uma célula pode desenvolver-se longe do local modelado, ou pode nem se desenvolver de todo, porque afinal a atmosfera se comportou de forma diferente do que o modelo previa.
Os mesoescala sendo muito úteis, tendem a ampliar muito os pequenos erros que eventualmente o global que lhe serviu de inicialização lhe transmitiu.

Se alguém confia cegamente num modelo, sobretudo em eventos convectivos, o erro não é do modelo, mas de quem olha para eles dessa forma. Noutro tipo de situações/parâmetros, o grau de confiança já pode ser muito maior. A T850 por exemplo, chuva estratiforme, etc,etc.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
e pah vocês também... primeiro acertar em cotas de neve é quase uma lotaria, e a errar ao menos que se erre por muito, mas eles também preveem neve para o Geres e nao para o Gerês...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas últimas saídas o ECMWF está de facto um pouco mais frio que o GFS, o que até é um pouco surpreendente para uma previsão de véspera.
De qualquer forma a diferença não justifica os 600m.

b0gsl1n.png