Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Parece que para Sábado o padrão a nível de precipitação e frio é este, no sábado vamos comparar com a hora prevista. Cheira-me a fortes cortes na precipitação e frio para as próximas saídas, o anticiclone está com muita cola por cá.

tumblr_ngbqzywrBU1skf92go1_1280.png


tumblr_ngbr2p0W6A1skf92go1_1280.png


Entretanto pelo Atlântico, ondulação forte está prevista.

B4XmgooIgAARAkZ.jpg


https://twitter.com/anniewestdotcom/status/542092780353646593
 
Última edição:


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
é isso e a preocupação das autoridades devido a neve e aos ventos ciclónicos...estes jornais deviam ser banidos jornalistas de m****, vão a correr ao IPMA ver previsões para 10 dias para fazer noticia e alarmar as pessoas com grandes mentiras...tenho vergonha deste jornalismo quando se fala em meteorologia principalmente é uma vergonha
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Sabem o que vos digo? Se eu fosse algum dirigente da parte do departamento das previsões do IPMA já tinha acabado com os 10 dias há muito tempo. No máximo disponibilizava 5 dias.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
M

Membro excluído 274

Mas de que é a culpa? CM? IPMA?
Pois bem o CM está a fazer o que sempre fez e faz, sensacionalismo puro... o que me faz uma confusão tremenda é o IPMA permitir a sua vinculação a noticícias "lixo" como esta... e são tantas!
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Sabem o que vos digo? Se eu fosse algum dirigente da parte do departamento das previsões do IPMA já tinha acabado com os 10 dias há muito tempo. No máximo disponibilizava 5 dias.

Eu tinha colocado o radar com sistema zoom e a emitir alertas minuto a minuto para as células existentes.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Sabem o que vos digo? Se eu fosse algum dirigente da parte do departamento das previsões do IPMA já tinha acabado com os 10 dias há muito tempo. No máximo disponibilizava 5 dias.
Nada disso, não tem que se magoar serviço público por causa duma publicação jornalística que só diz porcaria, o IPMA devia era começar a mandar queixas e outros tipos de cartas.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Nada disso, não tem que se magoar serviço público por causa duma publicação jornalística que só diz porcaria, o IPMA devia era começar a mandar queixas e outros tipos de cartas.

Tudo bem, eu também concordo com essa parte das queixas para com os jornais, mas também não sei do que servem os 10 dias, uma vez que já sabe que este tipo de previsões é um tiro no escuro e devem-se contar pelos dedos das mãos a quantidade de vezes que corresponderam à realidade. Para além disso eu conheço muito boa gente para além dos jornais que só vê os 10 dias e que culpa o IPMA (quando a previsão dos 10 dias nem na maior parte dos casos feita por eles) por errar no estado do tempo. De modo que eu acho escusado iludir as pessoas com esta distância temporal, nem fica bem ao IPMA (porque muitas pessoas não percebem quem faz as previsões e com são feitas e fazem desfeita do seu trabalho.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/pais_em_alerta_com_natal_gelado.html

E é assim que os media portugueses descredibilizam o IPMA. Vergonhoso.

O problema não é o "CM " nem o IPMA . O problema é a chocante falta de cultura meteorológica do nosso país , os media dizem o que querem porque sabem que as pessoas engolem tudo . A maioria das pessoas não percebem rigorosamente nada sobre meteorologia e clima e nem querem saber , eu vejo isso com as pessoas que contacto diariamente .

Pessoalmente , choca - me mais , por exemplo , não termos serviço público de meteorologia .

De resto , se há coisa que os média só dizem disparates é sobre meteorologia .:facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A previsão a 10 dias do ECMWF dá jeito na análise de cenários futuros, mas se calhar só pessoas como nós é que sabem interpretar devidamente.
Vem lá indicado que é numérica, mas talvez não fosse má ideia vir uma nota destacada a falar da muita incerteza em previsões acima de 4/5 dias.
Melhor ainda seria estar acompanhado de um gráfico do ensemble da T2 e precipitação. Ajudaria até um leigo a perceber melhor a forma como aumenta a incerteza com os dias.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.