Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Isto é perfeitamente normal o nosso clima é mesmo assim ;) ou seco e frio ou ensopado e ameno.

Ou já se esqueçeram que o ano passado choveu de tal forma que só 1965 é que iguála tal ano :lmao:
 


Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Realmente...Isto ou é 8 ou 80...!Começo a entrar em depressão cavada...eheh:D
Quando abrirem o topico dos suicídios chamem-me..!(acho que já reunimos quorum suficiente para que tal aconteca...)
Mais uma vez o GFS a retirar td o que poderia ter de bom...ou de melhor...ou do que vcs lhe possam quere chamar..!:sad:
 
M

Membro excluído 274

Fogo!

Venho do emprego cheio de expectativas e... :sad:

Isto é nunca visto! Os rios estão secos a 1 mes da época natalicia! Bolas nem 1 dia de aguaceiros? Nem um dia de chuviscos! Nada!:disgust::disgust::disgust:

Para quem continua a viver no mundo da Floribella, e não quer acreditar que o clima esta a mudar e de que maneira não esquecam que há apenas 2 anos vivemos a maior seca dos ultimos anos, e este ano se assim vamos, vamos superá-la!

É verdade que o Verão foi fresco, mas está a compensar agora! O AA reclama agora o protagonismo k não teve durante o Verão! Sempre foi assim e sempre será!

Tou a ficar stressado com isto!:angry::angry::angry:
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
avnpanel5yl3.gif


parece que se está a compor a respeito das temperaturas:)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Perdi um pouco do meu tempo nos arquivos sempre uteis do wetterzentrale e, dei comigo, a verificar ao mesmo tempo os anos em que ocorreu o fenómeno la nina e os anos em que o mesmo se verificou com maior e menor intensidade. Para já, este inverno temos assistido ao fenómeno entre o moderado e o ligeiro e, vai daí, decidi comparar as cartas actuais com as de 1956/57 e 1971/72 (anos em que o fenómeno não foi muito intenso). Cheguei a uma conclusão igual ou muito semelhante para os dois casos e engraçada pois é em tudo semelhante ao que temos vivido até aqui em Portugal. Basta comparar a carta de dia 13 de Novembro de 1956:

http://www.wetterzentrale.de/archive/ra/1956/Rrea00119561113.gif

Com a do mesmo dia de 1971:

http://www.wetterzentrale.de/archive/ra/1971/Rrea00119711113.gif

E ao mesmo tempo olharmos para o que o GFS propoe para os próximos dias:



É semelhante a situação assim como é semelhante tudo o que tem ocorrido até hoje desde o inicio do Outono.

Olhando em frente verificamos que a precipitação nesses anos começou sensivelmente na mesma altura (meados do fim de Dezembro, após o Natal) e deu-se até sensivelmente dia 20 de Janeiro com grande intensidade e frentes sucessivas fruto do deslocamento do Anti-ciclone para oeste.

É claro que isto vale o que vale e é apenas indicativo, no entanto, penso que poderá haver alguma correlação entre estes anos e o nosso. Será que vamos ter um final de Dezembro e um Janeiro muito chuvosos como há muito não se vê por cá?
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,121
Local
Genval, Bélgica
Esperemos que sim! Porque as coisas estão mesmo muito secas. Aqui as as pessoas andam a regar, em pleno mês de Novembro. Onde é que isto já se viu. Bolas! Espero que venha mesmo chuva, já estou farto de ver ceú azul.

esses modelos indicam que que a temperatura vai descer nos próximos dias ou não?
já agora explicam-me como é que esses modelos funcionam, porque não percebo mt bem.


Vá não há que desanimar, achuva há-de vir con certeza. :rain:
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Esperemos que sim! Porque as coisas estão mesmo muito secas. Aqui as as pessoas andam a regar, em pleno mês de Novembro. Onde é que isto já se viu. Bolas! Espero que venha mesmo chuva, já estou farto de ver ceú azul.

esses modelos indicam que que a temperatura vai descer nos próximos dias ou não?
já agora explicam-me como é que esses modelos funcionam, porque não percebo mt bem.


Vá não há que desanimar, achuva há-de vir con certeza. :rain:

Sim, o frio é certo que aí vem com o desenrolar da semana. Quanto à chuva ela continua a ser uma grande incógnita para os próximos dias se bem que os modelos começam a querer dar um ar de sua graça a partir de 144h.

Estes modelos são complicados e só mesmo com a continuação os vais perceber melhor. Havia por aí um link que explicava alguma coisa sobre isto mas já não encontro. Alguém me ajuda?!
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,121
Local
Genval, Bélgica
Mt obrigado pela informação.

Já agora, eu tenho 16 anos, chamo-me Tiago e vivo em Leiria e estou a pensar em seguir Meteorologia, será que alguém me podia explicar como estão as coisas nesse ramo, emprego, oportunidades tanto em portugal como no estrangeiro. é que precisava mesmo de saber... Porque não sei mesmo nada o que hei-de fazer.:huh:
 

Edmeteo

Cirrus
Registo
5 Nov 2007
Mensagens
5
Meus caros, ao contrário do resto das pessoas de manhã quando me levanto e vejo céu limpo entro em depressão.... já tou farto de céu azul e nuvens altas ridiculas....:confused::angry:
Hoje ouvi uma noticia que o IM preve alguma chuva para domingo, será possível? Aguardo as V/ opiniões.... é que quando o IM prevê normalmente acontece :)
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Devido este tempo seco e com temperturas altas primaveris, a minha escola e a rua, sem dizer os candeeiros estao carregadinhos (so de passar por la da comichao) esta infestada de lagartas dos pinheiros que deviam aparecer na Primavera, aquilo e insuportavel metade da escola ja ta interdita, deviam era fecha-la para uma disenfestaçao:angry:
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Finalmente acho que algo está a mexer os cordelinhos para podermos sofrer um volte face na monotonia que se está a assistir!! :w00t: Os modelos já estão a sair de acordo com o Outono e por isso esperamos nos proximos dias assistir ao arrefecimento gradual (mas mais a sério) da temperatura, e quem sabe, lá mais para a frente umas pinguinhas p ajudar à festa!!ABRE-TE SÉSAMO!!!(Neste caso ABRE-TE AA!!):thumbsup::D