Normais climatológicas 1931 - 1960

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É impressão minha ou não existe aí quase nada do Sotavento, e a maior parte fica enfiado no meio da Serra .... e Lagos como pode ter um valor tão baixo ???

e onde ficam sitios como Sete Cidades, Bretanha, Capelas, Vila Franca do Campo, São Pedro e Furnas para terem valores tão altos ??
até mais altos que Monchique ??
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É impressão minha ou não existe aí quase nada do Sotavento, e a maior parte fica enfiado no meio da Serra .... e Lagos como pode ter um valor tão baixo ???

e onde ficam sitios como Sete Cidades, Bretanha, Capelas, Vila Franca do Campo, São Pedro e Furnas para terem valores tão altos ??
até mais altos que Monchique ??

Com excepção dos dois primeiros postos, os outros constantes no último mapa são dos Açores.

O sotavento está relativamente bem representado pelas estações climatológicas: Faro, Tavira e VRSA.
Falta-me só pôr estas duas últimas. ;)

Lagos tem uma precipitação próxima da registada no Cabo de S.Vicente (417,6mm); o udómetro está a uma altitude bastante baixa, 12m. Também Praia da Rocha (climatológica) tem um valor que é o mais baixo de toda a rede: 416,6mm.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não compreendo como o Barlavento tem valores mais baixos que o Sotavento :(

É verdade, bastante interessante. 1931-1960 teve com certeza uma circulação algo diferente e penso que se tratou especialmente da década de trinta, onde o Março teve a preponderância sobre os outros meses.

Mas eu já ponho aqui as estações que faltam. VRSA por exemplo teve um total anual médio inferior a Lagos, 428,2mm.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Podes por os da zona Sotavento sff ?

PS: Cada vez mais me convenço que esses anos 30 a 40 foram extremamente secos, e o regime de precipitação foi mais do estilo torrencial !
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Podes por os da zona Sotavento sff ?

PS: Cada vez mais me convenço que esses anos 30 a 40 foram extremamente secos, e o regime de precipitação foi mais do estilo torrencial !


Tavira e Via Real de Sto.António:

WJbi1oS.jpg

JB8gHsh.jpg

fUAqOJI.jpg

FE4UVGw.jpg


faltam só para concluir todas as estações do Algarve, Cabo de S.Vicente, Caldas de Monchique e Praia da Rocha.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esse valor de Tavira é verdadeiramente notável e demonstra bem a importância do caracter torrencial aqui no Algarve .... Por aquilo que observei parece que o caracter torrencial no sentido mais extremos afecta mais a parte central do Algarve o que não é admirar .... Tavira parece que tem uma bela queda para o regime torrencial, aliás acho que toda a zona entre Portimão e Tavira pelo que parece, dado que as zonas mais extremas tem valores diários bem mais baixos ...
Tavira com esses 545 mm é verdadeiramente supreendente ...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esse valor de Tavira é verdadeiramente notável e demonstra bem a importância do caracter torrencial aqui no Algarve .... Por aquilo que observei parece que o caracter torrencial no sentido mais extremos afecta mais a parte central do Algarve o que não é admirar .... Tavira parece que tem uma bela queda para o regime torrencial, aliás acho que toda a zona entre Portimão e Tavira pelo que parece, dado que as zonas mais extremas tem valores diários bem mais baixos ...
Tavira com esses 545 mm é verdadeiramente supreendente ...

Sem dúvida! Basta lembrarmo-nos do máximo diário histórico de Tavira num dos anos do triénio 1987-89, não tenho presente qual, de 186mm!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sem dúvida! Basta lembrarmo-nos do máximo diário histórico de Tavira num dos anos do triénio 1987-89, não tenho presente qual, de 186mm!

Olha até acho que nem foi nenhum desses, creio até que foi em 82 ou 83 esse valor !
Eu tinha esses registos, e sei que os coloquei aqui neste Forum, mas agora não sei onde estão .... já estou registo há 9 anos neste Forum !
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Olha até acho que nem foi nenhum desses, creio até que foi em 82 ou 83 esse valor !
Eu tinha esses registos, e sei que os coloquei aqui neste Forum, mas agora não sei onde estão .... já estou registo há 9 anos neste Forum !

Acho que tens razão! Por isso não estava a conseguir enquadrar nos anos 87-89.

Entretanto encontrei os totais normais 1941-70 naquela publicação só sobre o Algarve:

2AkTgLd.jpg


Interessante a secura desta trintena nas estações de Albufeira, Lagoa, Quarteira e Sagres.