Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
devem vir a ser ainda mais semanas se for como estou pensando talvez só lá mais para meados de Fevereiro isto possa animar ..... não vejo nos modelos que me indique que o Inverno não venha a ser muito seco. Eu já havia mencionado que isto poderia ser muito parecido com 2011/2012, e para já não vejo nada que me contradiga ...
Relativamente ás coisas pelo menos aqui na zona e com este vento moderado de nordeste a erva nas zonas mais ensolaradas tende a ficar com o terreno mais seco, mas zonas com mais erva, e mais protegidas ainda devem vir a ter humidade para mais umas 6 semanas.
Quem pratica agricultura é que já tem que ir regando as suas coisas pois terrenos mais expostos ao sol, já estão bem mais secos, mas não existe qualquer razão para preocupação ...
Não existe qualquer hipótese de seca este ano ...
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Pois o modelo do GFS pode mostrar chuva para meados de Janeiro mas há uma semana mostrava chuva para a passagem de ano e agora não há nada, tudo muda em uma semana por isso não comecem a pensar em secas e que em Janeiro já vai chover torrencialmente, acalmem-se um bocado
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As primeiras chuvas a sério de inverno virão a partir de meados de janeiro, o modelo GFS, começa a querer mostrar isso!!!

A 9 dias de distância mostra o anticiclone a tranferir-se para os Açores por força da entrada de um vale e frente associada no dia 7. Depois o AA tenta ir atrás dessa frente mas é desgastado pela forte corrente de oes-sudoeste a entrar pelas ilhas britânicas e sucessivas frentes atingem o norte e centro até o delírio final do dia 12... :rolleyes:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
As primeiras chuvas a sério de inverno virão a partir de meados de janeiro, o modelo GFS, começa a querer mostrar isso!!!

Oxalá tenhas razão , mas à bastante tempo que os modelos estão a indiciar uma mudança de padrão mas que é sucessivamente adiada , como voltou a acontecer com as saídas de hoje .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A melhor forma de se olhar para um modelo é olhar para o seu ensemble e não para a sua operacional, na verdade o ensemble do GFS tem uma pressão média na ordem dos 1030 Hpa, logo qualquer saída mais bonitinha será forçosamente completamente fora da sua média ...
Ia postar a imagem da run das 00h mas já estou sem tempo .... tenho que ir trabalhar !
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
... ar frio de origem polar que se encontra sobre a Europa...

Será que na Ericeira vai dar esse frio todo? Por vezes nestes dia de frio ali junto ao mar fica bastante ameno. Por exemplo na noite da consoada esteve super suave e ameno mas não vi as temperaturas porque este ano o jantar foi em minha casa e não deu tempo para apreciar os detalhes deste meu hobbie que convosco partilho :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e belem

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
possibilidade do vortex romper segundo alguns modelos, as altas pressões deverão começar a subir para o polo, o inverno deverá arrancar entre o dia 10 e 20 de janeiro vamos ter de aguardar
gfsnh-10-192.png
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Eu inclino-me mais para a 2º quinzena de Janeiro, pelo menos ate dia 15 não se deslumbra nada de relevante em relação as altas pressões no polo, pelo menos é o que diz a média dos ensembles.
Mas até haver essa mudança a partir do dia 5 podemos ter aguaceiros e neve nas montanhas, pelo menos do norte e centro, mas não falem em seca porque tivemos 3 meses de muita chuva.

3dCZSBE.png
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a previsão de 4 semanas do centro europeu também não mostra nada interessante até ao final do mês que vai entrar... vamos ter de aguardar, pode entretanto mudar para a metade final de janeiro.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego