Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Olá a todos.
Já instalei o sensor, mas mudei de ideias em relação ao local exato. Em vês de o pôr no sopé da vertente virada a norte, pu-lo num terreno a norte da via rápida, pelos factos de que este apanha melhor o fluxo de ar dos vales de Linhares e Bemposta (enquanto o sopé da encosta tem o fluxo travado pela via rápida e por umas canas) , que ainda que no outro dia tenha observado mais orvalho e estivesse mais fresco no sopé da encosta, isto deverá ter sido causado pela maior humidade do riacho proxímo e pela sombra, e não exactamente por temperaturas mais baixas. Além disso, este novo sítio é muito mais discreto, bem protegido do sol e no entanto é extremamente bem exposto . Quando acabei de o instalar, para ai ás 17:15h, marcava 9,2ºC.
Em relação às temperaturas mínimas previstas pelo IPMA nesta altura para Coimbra para os próximos dias, são de 1/-1/0/ e 2, o que significa que subiu dos -3 previstos há uns dias, mas ainda assim deverá dar umas boas inversões térmicas no local, especialmente se o vento estiver calmo (para já, na minha zona há algum vento e algumas rajadas fortes e as previões indicam vento fraco a moderado para os dias em questão).
Sou capaz de postar os resultados desta noite já amanhã .
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Amanhã de manhã vou ao Pisão consultar a minima desta madrugada, será minima negativa.

23vcm11.jpg


Em Alcabideche, no topo, sigo com 8,3ºC, neste terreno já deve ir nos 3ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Olá a todos.
Já instalei o sensor, mas mudei de ideias em relação ao local exato. Em vês de o pôr no sopé da vertente virada a norte, pu-lo num terreno a norte da via rápida, pelos factos de que este apanha melhor o fluxo de ar dos vales de Linhares e Bemposta (enquanto o sopé da encosta tem o fluxo travado pela via rápida e por umas canas) , que ainda que no outro dia tenha observado mais orvalho e estivesse mais fresco no sopé da encosta, isto deverá ter sido causado pela maior humidade do riacho proxímo e pela sombra, e não exactamente por temperaturas mais baixas. Além disso, este novo sítio é muito mais discreto, bem protegido do sol e no entanto é extremamente bem exposto . Quando acabei de o instalar, para ai ás 17:15h, marcava 9,2ºC.
Em relação às temperaturas mínimas previstas pelo IPMA nesta altura para Coimbra para os próximos dias, são de 1/-1/0/ e 2, o que significa que subiu dos -3 previstos há uns dias, mas ainda assim deverá dar umas boas inversões térmicas no local, especialmente se o vento estiver calmo (para já, na minha zona há algum vento e algumas rajadas fortes e as previões indicam vento fraco a moderado para os dias em questão).
Sou capaz de postar os resultados desta noite já amanhã .

Bela entrada no forum, foi em grande, ainda bem que existem mais pessoas com este interesse pelas inversões. :D
Força nisso João.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Thomar

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
No meu sensor aconteceu o mesmo. Esteve uma noite muito ventosa e a mínima foi de 2.0ºC, mas só hoje é que acabei de o proteger. Mas aproveitei e instalei o meu outro Auriol no sopé da encosta Norte, e este revelou-se muito mais promissor, porque, quando o pus ao nível do solo (sem tocar diretamente no chão) quando estava a espetar o ferro na terra, ele chegou a registar 3,7ºC, isto entre as 3h e as 4h da tarde, estando este local sempre à sombra. No entanto, bastou po-lo no ferro a uma altura aproximada de 1,3m para a temperatura subir para os 5,7ºC, mas ainda assim, são 5.7ºC às 4h da tarde numa tarde bem menos ventosa que ontem. Esta noite deve fazer frio que até doí. Ainda pensei em fazer umas perguntas a uns moradores locais, mas eles estavam no meio de um campo a cavar terra e decidi não incomodá-los.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: DaniFR

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Amanhã de manhã vou ao Pisão consultar a minima desta madrugada, será minima negativa.

23vcm11.jpg


Em Alcabideche, no topo, sigo com 8,3ºC, neste terreno já deve ir nos 3ºC.


Minima de - 0,5ºC, o vento marcou presença.
Hoje quando lá cheguei ( 8:10) estavam 0,8ºC e apenas 73% HR.
A geada era fraca, nem mereceu qualquer foto.
Para a próxima madrugada espero uma minima mais baixa.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A inversão térmica no vale do Pisão, nao foi nada de extraordinario, apenas 3ºC, entre o topo e o fundo de vale, já cheguei a registar diferenças de 6ºC.
Hoje está um pouco menos vento isso vai fazer a diferença.

Nota: os dois pontos distam entre eles apenas 950 metros.

2isb4th.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje quando lá cheguei ( 8:10) estavam 0,8ºC e apenas 73% HR.
A geada era fraca, nem mereceu qualquer foto.
Para a próxima madrugada espero uma minima mais baixa.

Eu nada encontrei aqui apesar dos 6º na varanda serem um valor típico em que acontece geada no pequeno campo de S.Gonçalo aqui ao lado. Não achas que a humidade relativamente baixa terá contribuído para a ausência de geada?
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Eu nada encontrei aqui apesar dos 6º na varanda serem um valor típico em que acontece geada no pequeno campo de S.Gonçalo aqui ao lado. Não achas que a humidade relativamente baixa terá contribuído para a ausência de geada?

É uma das causas, mas uma temperatura perto dos 0ºC (0,8ºC às 8:10, a mínima não deve ter andado longe) também não dá para grandes coisas.

Mas de forma geral a ausência de geadas é devido à falta de humidade, obviamente.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu nada encontrei aqui apesar dos 6º na varanda serem um valor típico em que acontece geada no pequeno campo de S.Gonçalo aqui ao lado. Não achas que a humidade relativamente baixa terá contribuído para a ausência de geada?

Boas StormRic,

Sim foi claramente a baixa humidade que não permitiu a formação de geada mais intensa, porque não foi falta de frio certamente, pois registei -0,5ºC de minima a 1,70 m do solo, junto ao solo foi obviamente mais baixo.
Assim que tiver os dados comigo (Sabado) é que posso consultar o comportamento da humidade ao longo da madrugada, depois publico aqui o grafico.
Amanhã vou tentar passar por lá.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Achei interessante postar estas duas localizações que são bastante conhecidas pelas pessoas da região como sendo gélidas nestes dias de inverno, algumas já referidas.

lyFTVjM.jpg


1- Depressão de Alvados
2- Polje Mira-Minde

1- Perfil da Depressão de Alvados e uma foto do local (da internet)
PCgumsG.jpg

vH2F7r7.jpg


2- Perfil do Polje Mira-Minde e foto do local (da internet)
QDJsYZn.png

HBBuwCr.jpg


Há ainda outras zonas encaixadas na Serra dos candeeiros como esta, em que uma amigo me disse que tinha registado 0,0ºC(21h) há cerca de 2 dias atrás, ou seja, um pouco antes deste frio se instalar mais por esta zona.

K9p7yPT.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa tarde,

Ao inicio da manhã dei um salto ao Pisão, infelizmente teve que ser rápido,pois o trabalho esperava-me.
Menos vento no vale, mais humidade, e -2,2ºC de temperatura minima.
O terreno voltou a gelar.
O congelador do concelho de Cascais. :cold:

34npgso.jpg


124wux2.jpg


Valor de temperatura que o datalogger indicava.
O RS estava com uma camada de gelo assinável.
23iv04p.jpg
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Hoje de manhã , fui a um local aqui perto , mas mais abrigado para ver o comportamento da temperatura e a influência que o vento tem nela.
Por lá passa um ribeiro e o sitio é no fundo de uma encosta .
Cota maxima é 183m e cota minima cerca de 100m.

Local: ( estive parado com o carro no X , o sensor esteve na relva ao lado direito)
OSX1Sth.jpg

Eegisto ás 8:29h(Não liguem ás horas do auriol )
WhxarcA.jpg

A essa mesma hora a minha EM registava 3,8ºC

Local na carta militar:
2yu6fmV.jpg


Vou ver se ponho o auriol , na área assinalada a Azul , junto da ribeira.
B5XZMku.jpg