Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2014



ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

por aqui o dia foi de céu limpo, com um vendaval desde a madrugada durante o dia soprou moderado enfraquecendo ao inicio da tarde.
Actualmente vento fraco e registo 4.9ºC a mínima foi de 1.6ºC
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
O vento a não deixar que a temperatura desça muito.
O céu estrelado está bonito de se ver, embora custe estar lá fora .:cold:
A humidade deve andar pelos 50%, vamos ver se aumenta um pouco para se formar uma boa geada :)

Sigo com 1,2ºC.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Anteriormente tinha sensor La Crosse Technology instalado numa varanda e foi-me dito (e que eu já suspeitava) que as medições efetuadas junto a divisões da casa são erróneas já que existe irradiação de calor da mesma. Chegado a este ponto decidi instalar o sensor ao ar livre a uma altura 1.5m( como regulamenta a OMM) contudo penso que também não tenho obtido dados verdadeiros embora ainda permaneça a dúvida. É que desta vez as temperaturas são sempre muito baixas, sendo que o CptRena alertou-me para a possibilidade de arrefecimento radiativo do sensor. Por isso eu também não sou grande exemplo mas creio que deveríamos colocar o sensor ao ar livre e tentar arranjar um radiation shield para evitar os ganhos e perdas de temperatura.

Então não sei como vou fazer, o seu sensor tem radiation shield a protegé-lo?
Aqui estamos com céu limpo e a temperatura é de 1.5ºC.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Então não sei como vou fazer, o seu sensor tem radiation shield a protegé-lo?
Aqui estamos com céu limpo e a temperatura é de 1.5ºC.

Para já ainda não tenho, por isso é que eu divulgo aqui as minhas temperaturas sempre interrogadas. De facto ao ar livre a temperatura é mais baixa, mas talvez seja baixa de mais.:( Eu tenho tentado fazer vários testes para tentar apurar a veracidade dos dados, já coloquei água destilada junto ao sensor La Crosse e de facto quando sensor acusava -0.3ºC a água ainda não estava congelada...
 
  • Gosto
Reactions: bigfire
M

Membro excluído 274

Ao Facebook do Meteo Tras os Montes vão chegando registos interessantes:

Lamadarcos, Chaves: -4.5ºC
988926_773212162771463_9099045237411574940_n.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Mais uma hora passou e a temperatura andou aos altos e baixos. Mas às 22h acabou com (2.7ºC?)-temperatura atual.
Vento fraco, céu limpo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Então não sei como vou fazer, o seu sensor tem radiation shield a protegé-lo?
Aqui estamos com céu limpo e a temperatura é de 1.5ºC.

Para já ainda não tenho, por isso é que eu divulgo aqui as minhas temperaturas sempre interrogadas. De facto ao ar livre a temperatura é mais baixa, mas talvez seja baixa de mais.:( Eu tenho tentado fazer vários testes para tentar apurar a veracidade dos dados, já coloquei água destilada junto ao sensor La Crosse e de facto quando sensor acusava -0.3ºC a água ainda não estava congelada...

Tenho reparado nessas temperaturas bastante mais baixas em relação à minha estação. Esta na altura dum RS. Fiz um à cerca de 3 semanas atrás e a diferença entre estar ao ar livre e agora é de cerca de 2℃ a 2,5℃. Mãos à obra.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,346
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Torre com -4.5ºC
Vidago (Chaves) com -4.2ºC
Chaves (IPMA) ultima hora -2.6ºC
Guarda (IPMA) ultima hora -2.3ºC
Mirandela (IPMA) ultima hora -1.7ºC
Penhas Douradas (IPMA) ultima hora -1.4ºC
Trancoso com -1.4ºC
Miranha do Douro (IPMA) ultima hora -1.1ºC
Valpaços com -1.1ºC
Aguiar da Beira com -0.7ºC
Sabugal (IPMA) ultima hora -0.6ºC
Bragança (flor da ponte) com -0.6ºC
Guarda com -0.4ºC
São Pedro do Sul com -0.4ºC
Trancoso (IPMA) ultima hora -0.3ºC
Macedo de Cavaleiros (IPMA) ultima hora 0ºC
Guarda com 0.3ºC
Santa Valha (vila real) com 0.5ºC
Moimenta da Beira (IPMA) ultima hora 0.6ºC
Vila Real com 0.6ºC
Pinhel com 0.8ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,207
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para já ainda não tenho, por isso é que eu divulgo aqui as minhas temperaturas sempre interrogadas. De facto ao ar livre a temperatura é mais baixa, mas talvez seja baixa de mais.:( Eu tenho tentado fazer vários testes para tentar apurar a veracidade dos dados, já coloquei água destilada junto ao sensor La Crosse e de facto quando sensor acusava -0.3ºC a água ainda não estava congelada...

-0,3º pode não ser suficiente para congelar, depende do recipiente da água, do movimento desta, da temperatura inicial da água, da pressão, do tempo de exposição ao ar, do volume de água, etc, a prova não é concludente. O melhor é verificar com outros termómetros ou sensores simultaneamente.


As negativas alastram... e ainda não é meia-noite sequer.
inaTxZh.jpg
rj3PR0T.jpg


Continua o mistério de Arouca.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego