Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2014



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Caro Jonas_87,

Hoje de manhã as inversões foram bastante fortes. Na zona da Tapada de Mafra, onde passei por volta das 8:30, junto à entrada da Tapada, estavam -1,0 ºC. Hoje promete...

Curioso, estou para instalar um datalogger ainda neste inverno exactamente nessa zona, junto a aldeia do Codeçal! Obrigado pela partilha.
Só vem confirmar que aquele zona tem potencial, é um vale muito encaixado, um verdadeiro buraco.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nascer do sol em céu completamente limpo, ar seco, nada de neblina, vento fraco ou nulo de ENE. Devido ao contraste de temperaturas entre a camada de ar frio (3º indicava a estação da Praia da Rainha) e o ar aquecido sobre o mar (água a 14º) ocorreram miragens semelhantes às que se vêem com tempo quente de verão por exemplo.

Para o Cabo Espichel:
BQSZ8FG.jpg


Para a Fonte da Telha: note-se que não é um reflexo das luzes na superfície das águas, a qual não estava de modo algum suficientemente plana, mas sim uma refracção na superfície de separação das duas camadas de ar a temperaturas muito diferentes.
zt9uTtp.jpg


Ainda pensei que pudesse haver geada mas o ar muito seco e algum vento impediram a sua formação no campo de S.Gonçalo aqui ao lado:
eQ3LPt9.jpg

zTd6bRu.jpg


Praia de Carcavelos só para um, ondulação de 1 metro e excelente visibilidade do horizonte, de Cascais e da Peninha:
pMRGPHT.jpg


O dia decorreu com céu azul e apenas se via uma faixa muito longe de nuvens altas associadas aos sistemas frontais dissipados a sudoeste, que já nem figuram na carta sinóptica das 18h:
4AMPijP.gif

Wxed3oa.jpg


O ocaso ocorreu com o sol oculto nesses cirrus e cirrostratus longínquos.
j2WcGUd.jpg


Como o horizonte para lá dessas nuvens estava bloqueado por outras formações, não houve cores bonitas depois do pôr-do-sol.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Sigo com 1,6ºC, a estação de Azeitão leva 8,9ºC!!! Que diferença brutal!