Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
81
Local
Coimbra, Rio Tinto
Oi pessoal. Hoje fui aos meus sensores e no sensor do terreno mais a Norte a mínima foi de -2,3ºC, enquanto no sensor do sopé da encosta foi de -3,0ºC.
As temperaturas atuais (por volta das 11:30h) eram de respetivamente 7,8ºC e 3,2ºC. Havia imensa geada e até algum gelo na estrada no sope da encosta, mas sou capaz de demorar algum tempo a postar as fotos.
:semfotos:
Ainda assim acho que estes locais ainda tem muito mais para dar, porque este nem foi dos dias mais frios que me parecesse a mim nem havia muita geada noutros locais da cidade. Lembro-me de uma ocasião há uns 5 ou 6 anos atrás em que pelo menos as zonas do Areeiro, Bairro Norton de Matos e Solum estavam cobertas por uma camada de geada que mais parecia neve e as barras da Escola Eugénio de Castro tinham formado pequenos pingentes de gelo. Nesse tempo teria sido bom.
DaniFR se tiveres disponibilidade está á vontade para ir ao local, seria bom se tentasses descobrir algum defeito, talvez o sensor do sopé da encosta esteja muito baixo, talvez precisem ambos de mais proteção, etc
Para chegares lá vindo da circular externa tens que sair na saida de Bemposta/São Romão. Há duas passagens por baixo da via rápida, um dos sensores esta num poste de eletrecidade ao pé da passagem mais a leste. Para chegares ao outro, vais por essa passagem em direção à encosta até chegares a uma ponte por cima da ribeira. Aí já deves ver o ferro com o tupperware branco. :thumbsup:
 
Última edição:


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta madrugada promete ser mais fria aqui na minha zona, nesto momento os topos que circundam o vale do Pisão estão com vento fraco, isso vai intensificar a inversão térmica.
 
  • Gosto
Reactions: Urriellu e Cadito

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas!
Hoje fui a um local onde achei que tem potencial de inversão térmica.

Estrada para lá:
UErio7f.jpg


aECZuUk.jpg


Nesta curva acima tinha deixado o sensor uns minutos para saber a temperatura por lá ,e num instante registei 8,4ºC isto ás 16:46h.
A minha estação a essa hora estava com 11,8ºC.
FoI2XQT.jpg


Passa lá a Ribeira de São caetano:
bM759HL.jpg


Este local ás 15:30h já não tem sol
xx7MYye.jpg


iqVkNNO.jpg


Deixei o auriol lá , no circulo azul , num ranco daquela árvore.

JzLzxaS.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Caro Jonas_87,

Hoje de manhã as inversões foram bastante fortes. Na zona da Tapada de Mafra, onde passei por volta das 8:30, junto à entrada da Tapada, estavam -1,0 ºC. Hoje promete...

Boas fhff,
Prosseguindo a pequena conversa que tivemos, de facto a zona que falas tem um grande potencial, por aquilo que conheço do concelho de Mafra, acredito que pode ser um dos pontos mais frios do concelho,batendo o vale dos Cheleiros.
Se tudo correr bem, vou instalar um datalogger no final da tarde de Sabado para obter o registo da inversão da madrugada de Domingo.
Após algum tempo a analisar, vou colocar aqui.
Aqueles 5 valeiros numa encosta exposta a NE, com declive assinavel, e um desnivel superior a 150 metros, possivelmente são elementos importantes para uma inversão intensa, para não falar do fluxo de ar frio que vem da zona da Tapada de Mafra. De todos os vales que já fiz registos, este é aquele que apresenta maiores dimensões, refiro-me ao desnível das vertentes.

dg7bdf.jpg


2nhnaf4.jpg


2s64htx.jpg
 
Última edição:

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
81
Local
Coimbra, Rio Tinto
Oi pessoal
Antes de mais lamento informar que o meu sensor do sopé da encosta foi roubado:angry:, algo de que eu não estava à espera porque não passa ali muita gente nem parecia dar muito nas vistas. Felizmente só custam 4 euros, o problema é que são totil dificeis de encontrar no LIDL e lá se vão os dados. Talvez seja melhor não postar as localizações exatas aqui, basta um gajo qualquer ler isto e vai lá buscá-lo, a pensar que estes equipamentos valem uma fortuna.
Quanto ao outro sensor, da outra vez que lá fui esqueci-me de fazer reset, portanto assume-se que a temperatura mínima tenha sido maior ou igual a -2.3ºC.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Hoje ao final da manhã , fui buscar o sensor auriol que tinha deixado junto da ribeira são caetano.
Deixo mais umas fotos do local:
>A descer :
RWvTkdr.jpg


>Já lá em baixo:
z7YEKQy.jpg


> Comparação com a minha estacão :
Aqui a minha Davis e um Sensor Auriol que deixei na varanda registam 3,4ºc de minima.
LBJRdI3.jpg



Lá no vale junto da ribeira, registaram-se 0,7ºc de minima !
TnBzKOm.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Oi pessoal
Antes de mais lamento informar que o meu sensor do sopé da encosta foi roubado:angry:, algo de que eu não estava à espera porque não passa ali muita gente nem parecia dar muito nas vistas. Felizmente só custam 4 euros, o problema é que são totil dificeis de encontrar no LIDL e lá se vão os dados. Talvez seja melhor não postar as localizações exatas aqui, basta um gajo qualquer ler isto e vai lá buscá-lo, a pensar que estes equipamentos valem uma fortuna.
Quanto ao outro sensor, da outra vez que lá fui esqueci-me de fazer reset, portanto assume-se que a temperatura mínima tenha sido maior ou igual a -2.3ºC.

Bem, que situação, no meu caso, sempre que coloco sensores/ dataloggers coloco-os em zonas isoladas e em terrenos privados sempre que posso,falo com os proprietários para evitar problemas, se porventura alguem quiser roubar algum material vai passar mal até o encontrar.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Oi pessoal
Antes de mais lamento informar que o meu sensor do sopé da encosta foi roubado:angry:, algo de que eu não estava à espera porque não passa ali muita gente nem parecia dar muito nas vistas. Felizmente só custam 4 euros, o problema é que são totil dificeis de encontrar no LIDL e lá se vão os dados. Talvez seja melhor não postar as localizações exatas aqui, basta um gajo qualquer ler isto e vai lá buscá-lo, a pensar que estes equipamentos valem uma fortuna.
Quanto ao outro sensor, da outra vez que lá fui esqueci-me de fazer reset, portanto assume-se que a temperatura mínima tenha sido maior ou igual a -2.3ºC.
Fizeste mal colocar aqui a localização exacta. Nunca sabemos se alguém mal intencionado lê o post. Mas não deve ter sido esse o caso, porque se não teriam roubados os dois sensores, apesar de ser uma zona pouco movimentada pode ter passado alguém que viu lá o sensor.
Para a próxima coloca o sensor longe da estrada ou de zonas de passagem, tenta que não fique muito visível, e é melhor não publicar a localização exacta.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas fhff,
Prosseguindo a pequena conversa que tivemos, de facto a zona que falas tem um grande potencial, por aquilo que conheço do concelho de Mafra, acredito que pode ser um dos pontos mais frios do concelho,batendo o vale dos Cheleiros.
Se tudo correr bem, vou instalar um datalogger no final da tarde de Sabado para obter o registo da inversão da madrugada de Domingo.
Após algum tempo a analisar, vou colocar aqui.
Aqueles 5 valeiros numa encosta exposta a NE, com declive assinavel, e um desnivel superior a 150 metros, possivelmente são elementos importantes para uma inversão intensa, para não falar do fluxo de ar frio que vem da zona da Tapada de Mafra. De todos os vales que já fiz registos, este é aquele que apresenta maiores dimensões, refiro-me ao desnível das vertentes.

dg7bdf.jpg


2nhnaf4.jpg


2s64htx.jpg

Infelizmente tive um problema com o datalogger, e tambem não vou ter tempo de instalar o sensor no terreno, ficará para outra oportunidade.
Os vales onde vou fazer registo nesta madrugada será no meu 2ºlocal de seguimento e vale do Cuco, muita geada e minimas negativas a caminho. :cold:
 
  • Gosto
Reactions: fhff e Cadito

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Hoje ao final da manhã , fui buscar o sensor auriol que tinha deixado junto da ribeira são caetano.
Deixo mais umas fotos do local:
>A descer :
tX8jY84.jpg


>Já lá em baixo:
RWvTkdr.jpg

z7YEKQy.jpg


> Comparação com a minha estacão :
Aqui a minha Davis e um Sensor Auriol que deixei na varanda registam 3,4ºc de minima.
LBJRdI3.jpg



Lá no vale junto da ribeira, registaram-se 0,7ºc de minima !
TnBzKOm.jpg

Tinha me enganado a por as fotos..já arranjei!
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Infelizmente tive um problema com o datalogger, e tambem não vou ter tempo de instalar o sensor no terreno, ficará para outra oportunidade.
Os vales onde vou fazer registo nesta madrugada será no meu 2ºlocal de seguimento e vale do Cuco, muita geada e minimas negativas a caminho. :cold:

Minimas de ontem

Vale da Mangancha: -1,7ºC
1z5p0rl.jpg

Gelo na estrada
2vtpoah.jpg


Vale do Cuco: -3,3ºC
9zpzzs.jpg

Gelo na estrada
2b8yh3.jpg

__________

Ontem ao final da manhã aproveitei para fazer a estrada que liga o SobraL da Abelheira ao Codeçal( a tal zona que era para ter colocado o datalogger) o vale é de facto interessante, por lá a minima deve ter caido aos -5ºC.

2j4u145.jpg

2rn7u4h.jpg

1z4gabq.jpg

2ly0l4z.jpg

Os sitios que me pareceram melhores para instalar o datalogger
Junto à ETAR de Chança
2ccs1aw.jpg

Naquele limoal lá em baixo
9hieqb.jpg