Seguimento - Novembro de 2007



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bem mas que temperaturas:cold: já so falta a precipitação para começar a cair os primeiros flocos da temporada..
Já agora, são temperaturas normais para este mês aí?

Não sou brigantino, mas pelo que sei, neste mês seriam normais temperaturas mínimas de 2 ºC.
O mês mais frio (Janeiro) em Bragança tem uma média de mínimas de 0 ºC, segundo o Instituto de Meteorologia.
Bragança está a ter anomalias negativas.
 

CMSAFF

Cirrus
Registo
10 Nov 2007
Mensagens
86
Local
Lisboa (Olivais) e sempre que posso em Tavira.
Daniel está a interpretar mal o conceito de média, de certeza que a uma média de 2ºC , estão contemplados noites com valores negativos que compensam outras tantas noites com valores acima dos 2ºC. Aliás se fizeres uma média do mês até agora aposto que será bem acima dos 2ºC.

O valor está de facto abaixo da média, mas "anomalia" parece-me uma palavra muito forte para uma diferença até ver curta.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Bem mas que temperaturas:cold: já so falta a precipitação para começar a cair os primeiros flocos da temporada..
Já agora, são temperaturas normais para este mês aí?

Depende bastante se temos muitos ou poucos dias de chuva. No ano passado tivemos muitos dias de chuva em Novembro e a mínima ficou em 0,0ºC. Mas em Novembros secos podemos ter muitos dias com mínimas negativas e até alguns valores da ordem de -4ºC / -5ºC. Foi o que aconteceu em Novembro de 2001 com uns 16 dias com mínima negativa e alguns valores de -4ºC e -5ºC.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Daniel está a interpretar mal o conceito de média, de certeza que a uma média de 2ºC , estão contemplados noites com valores negativos que compensam outras tantas noites com valores acima dos 2ºC. Aliás se fizeres uma média do mês até agora aposto que será bem acima dos 2ºC.

O valor está de facto abaixo da média, mas "anomalia" parece-me uma palavra muito forte para uma diferença até ver curta.

É possivel encontrar alguns registos negativos interessantes como o exemplo de 30-11-1980 em que a temperatura desceu aos -5,3ºC na cidade de Bragança.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Não sou brigantino, mas pelo que sei, neste mês seriam normais temperaturas mínimas de 2 ºC.
O mês mais frio (Janeiro) em Bragança tem uma média de mínimas de 0 ºC, segundo o Instituto de Meteorologia.
Bragança está a ter anomalias negativas.

A média mínima de Novembro é um pouco mais alta, mas em Novembros secos pode ser da ordem dos 2ºC ou até menos.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Será que hoje vamos ter valores negativos dessa ordem?!!!
Neste momento -1,6ºC...parece que está a estabilizar.

Complicado não é é preciso é que a humidade e o vento ajudem :) mas pode nem ser em Bragança Carrazeda de Ansiães já vai á frente :cold::cold:

Por aqui tou com 12.0ºC por causa do vento :angry: se não já tinha uns 9.0ºC.