IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A previsão da temperatura máxima esteve acima do valor observado, uma vez que os modelos de previsão não conseguiram reproduzir adequadamente a persistência de nebulosidade baixa ou de nevoeiro.

Isto é ridículo!! Então os meteorologistas de serviço já nem olham para mais nada senão os modelos? Não vêem as imagens de satélite?? Não olham para os registos das estações? Não vão à janela?? Não viram o nevoeiro a instalar-se? Não conseguiram perceber que o nevoeiro iria permanecer e não deixar as temperaturas subir? Porque é que quando actaulizaram a previsão do próprio dia, hoje às 7:39, não modificaram a previsão de temperaturas? Tudo isto é de uma incompetência lamentável!
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
De que é que serve aos cidadãos este comunicado emitido às 17:23??

Informação especial
Comunicado válido entre 2015-01-07 17:19:00 e 2015-01-08 12:00:00
Assunto: Temperatura máxima baixa devido ao nevoeiro no dia 07 de janeiro
Uma massa de ar frio e húmida associada a forte estabilidade atmosférica e vento de nordeste fraco, favoreceu a ocorrência de nevoeiro que persistiu nas regiões do nordeste transmontano, vale do Tejo e Alentejo.

Devido à persistência do nevoeiro, verificaram-se valores baixos da temperatura máxima, registando-se diferenças muito significativas da temperatura entre locais próximos. Por exemplo, na estação meteorológica de Lisboa Gago Coutinho a temperatura às 14 horas locais era de 4ºC, enquanto na estação de meteorológica de Sintra, onde não havia nevoeiro, era de 14ºC.

A previsão da temperatura máxima esteve acima do valor observado, uma vez que os modelos de previsão não conseguiram reproduzir adequadamente a persistência de nebulosidade baixa ou de nevoeiro.
Data de edição: 2015-01-07 17:23:00

Agora fazem previsões retroactivas? Que inutilidade, parece que só querem é desculpar-se e atirar as culpas para os modelos!
 
M

Membro excluído 274

Concordo em absoluto com o StormRic!
É que nem os avisos atualizaram, mas emitem comunicados! Justificava-se sim um aviso por nevoeiro em Lisboa! Tal como se justifica um aviso por frio em Tras os Montes!
Critérios? Quero lá saber dos critérios, ainda por cima distritais... são um autentico disparate!

O que fazem para aparecer nas noticias... lamentável!
 
  • Gosto
Reactions: Rachie e Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Concordo em absoluto com o StormRic!
É que nem os avisos atualizaram, mas emitem comunicados! Justificava-se sim um aviso por nevoeiro em Lisboa! Tal como se justifica um aviso por frio em Tras os Montes!
Critérios? Quero lá saber dos critérios, ainda por cima distritais... são um autentico disparate!

O que fazem para aparecer nas noticias... lamentável!

Distritais e de certas estações meteorológicas (pelo menos em alguns casos, como Viseu e estação do aeródromo). Eu defendo que os avisos não podem ser tão padronizados. Decerto que as regiões mais a nordeste do distrito de Viseu vão ter por exemplo sincelo e valores muito baixos de temperatura mínima, contudo o que é que o IPMA faz? Rigorosamente nada.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Isto é ridículo!! Então os meteorologistas de serviço já nem olham para mais nada senão os modelos? Não vêem as imagens de satélite?? Não olham para os registos das estações? Não vão à janela?? Não viram o nevoeiro a instalar-se? Não conseguiram perceber que o nevoeiro iria permanecer e não deixar as temperaturas subir? Porque é que quando actaulizaram a previsão do próprio dia, hoje às 7:39, não modificaram a previsão de temperaturas? Tudo isto é de uma incompetência lamentável!
Reenvia isto para o IPMA sff. Queria ver a resposta deles.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Reenvia isto para o IPMA sff. Queria ver a resposta deles.

Acho que é habitual eles consultarem este tópico do fórum. Comunicações directas raramente têm respostas que eu saiba, além disso já fizeram um comunicado oficial, duvido que vão discutir o próprio comunicado, se é oficial é o ponto final pela parte deles.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
750
Local
Mafra
Sim, um comunicado às 17:30 quando já saí do trabalho é-me extremamente útil quando tive de me vestir adequadamente para sair de casa às 6:30 da manhã! :facepalm:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Já tem aparecido algumas vezes, ontem já estavam 3 distritos com esse aviso, e em Dezembro de 2014 (penso) também estiveram alguns distritos sob aviso de nevoeiro, incluindo Portalegre.

Cumps.
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Antigamente nunca havia avisos, agora existe avisos por tudo e por nada ou porque está calor, ou está frio, ou está vento, ou está nevoeiro, ou porque chove algo que não seja chuviscos .....

Com tanto aviso ninguém começa a ligar para nada .... para que quero eu um aviso de nevoeiro, ou de frio ....

1) Está nevoeiro: hum ... acho que vou ficar em casa, ou se calhar é melhor ligar as luzes de nevoeiro;
2) Está frio: visto mais uma peça de roupa;
3) Está muito calor: fico todo nu :D

4) Está vento: desde que seja mesmo perigoso, é recomendável pois pode surgir do nada, e há que tomar conduzo precauções;

5) Está chuva: conduzo mais devagar, e apenas em excesso é justificável avisos, acho que a maior parte das vezes nem se justificam avisos;

Banalizou-se tantos os avisos que já nem liga .....
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Antigamente nunca havia avisos, agora existe avisos por tudo e por nada ou porque está calor, ou está frio, ou está vento, ou está nevoeiro, ou porque chove algo que não seja chuviscos .....

Com tanto aviso ninguém começa a ligar para nada .... para que quero eu um aviso de nevoeiro, ou de frio ....

1) Está nevoeiro: hum ... acho que vou ficar em casa, ou se calhar é melhor ligar as luzes de nevoeiro;
2) Está frio: visto mais uma peça de roupa;
3) Está muito calor: fico todo nu :D

4) Está vento: desde que seja mesmo perigoso, é recomendável pois pode surgir do nada, e há que tomar conduzo precauções;

5) Está chuva: conduzo mais devagar, e apenas em excesso é justificável avisos, acho que a maior parte das vezes nem se justificam avisos;

Banalizou-se tantos os avisos que já nem liga .....
o problema está mesmo aí, a banalização dos avisos