Extremos da pressão atmosférica em Portugal e no Mundo

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu bem me parecia que estavam a ser batidos recordes de pressão atmosférica!
Atenção, porque a partir dos 1045 hPa provoca efeitos físicos no corpo humano, dores de cabeça principalmente.

Há bocado andei à procura de informação sobre isso, mas não encontrei nada de especial.
Tens link para algum estudo que aborde isso ?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Galactica

Cirrus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Lagoa
Há bocado andei à procura de informação sobre isso, mas não encontrei nada de especial.
Tens link para algum estudo que aborde isso ?
Por acaso deparei-me com esta informação há uns dias atrás ;-) Aqui ficam os links que vi sobre o assunto:
http://koin.com/2014/12/30/have-a-headache-its-the-barometric-pressure/
http://www.relieve-migraine-headache.com/barometric-pressure-headache.html
http://www.zoominfo.com/CachedPage/...cine_update1.shtml&page_last_updated=2002-09-
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Galactica

Cirrus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Lagoa
Quero é ver se encontro o pdf do estudo da Dr. Galina Mindlin, Jefferson Medical College, Philadelphia... É neste estudo que esses artigos se baseiam.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas isso tanto te pode acontecer hoje como outro dia qualquer, ainda mais no Inverno.
Daí a necessidade de um estudo, que isole o ruído estatístico e encontre alguma correlação.

Eu por exemplo tenho um familiar que tem dores de cabeça com entradas de leste, durante algum tempo pensei que era a temperatura alta no verão, mas no Inverno também as tem. Presumi então que não seria a temperatura, mas a baixa humidade.

As pressões certamente tem efeito, afinal quando mergulhamos ou voamos, sentem-se logo efeitos físicos da mudança pressão, numas pessoas com pouco efeito, noutras pode ser bastante doloroso. Mas aí são variações muito significativas e bruscas da pressão, pouco a ver com o que falamos.
Pelo que gostaria de ver algo mais rigoroso, cientificamente falando.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Galactica

Cirrus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Lagoa
boas, hoje acordei com uma dor de cabeça terrível, sofro de sinusite e hoje isto complicou bastante, ontem estava bem
Muito provavelmente a causa da sua dor de cabeça é a pressão atmosférica na sua zona. Quanto mais para norte, maior pressão atmosférica. Verifique no mapa do IPMA. Leia os links que providenciei anteriormente.
Quem padece de certos "males" como sinusites (seu caso), artrites, rinites, também os vê a piorar... Quem nunca ouviu alguém a dizer "está-me a começar a doer o joelho, vem aí frio!" Causador? Pressão atmosférica a aumentar.
 

Galactica

Cirrus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Lagoa
Mas isso tanto te pode acontecer hoje como outro dia qualquer, ainda mais no Inverno.
Daí a necessidade de um estudo, que isole o ruído estatístico e encontre alguma correlação.

Eu por exemplo tenho um familiar que tem dores de cabeça com entradas de leste, durante algum tempo pensei que era a temperatura alta no verão, mas no Inverno também as tem. Presumi então que não seria a temperatura, mas a baixa humidade.

As pressões certamente tem efeito, afinal quando mergulhamos ou voamos, sentem-se logo efeitos físicos da mudança pressão, numas pessoas com pouco efeito, noutras pode ser bastante doloroso. Mas aí são variações muito significativas e bruscas da pressão, pouco a ver com o que falamos.
Pelo que gostaria de ver algo mais rigoroso, cientificamente falando.

Por isso é que ainda estou à procura do dito estudo... Porque os artigos referem-no, mas não o encontrei na net...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, se a discussão tida atrás estiver correcta, é normal descer agora, e ao princípio da noite recomeçar a subir. Mas depois há as outras variáveis todas da atmosfera em jogo, a conjugação das condições poderão já não ser as mesmas (raramente são). Vamos ver se o extremo foi esta manhã, ou poderá ainda ser mais logo.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

O colega bartotaveira, com a proximidade aos locais já aqui referenciados do NE, tem certamente valores "pujantes" para relatar, o que mostra a consistência dos valores atingidos hoje.
Eu, encontrando-me um pouco mais afastado daí, mesmo assim ainda cheguei aos 1045,0 hPa (não disponho de valores decimais na estação) pelas 09.21h.

Certamente temos registos recorde no nosso país, até porque não deveremos observar valores desta grandeza nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a ver o que nos diz o nosso IPMA sobre estes valores... seguramente que foram batidos registos históricos. Provavelmente terão de enviar os dados para a organização meteorológica mundial.

Também vai ser interessante saber se isto teve algum impacto na assistência médica de doentes na região. Provavelmente não.