Extremos da pressão atmosférica em Portugal e no Mundo

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Este anticlone faz parte de um campo anticlónico gigantesco que vai desde a América do Norte até à Ásia Central, passando pela Europa, península Arábica e metade norte de África.
Colossal digo eu:

LvGlmtR.jpg

Fonte: facebook (Luis Serpa)

A meu ver, com um "monstro" destes, há condições no norte da Europa para ventos fortes, ao nível da Escócia e mar do norte.
 


Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Valores mesmo interessantes estes da PA! Mas quanto a eventuais efeitos sobre a saúde, penso que não haverá nada a temer. Claro que a pressão tem grande influência sobre os organismos... quem já andou de avião ou subiu à Torre sentiu bem isso! Contudo, como já foi referido, nessa situação a variação é muito rápida o que impede o estabelecimento de equilíbrio entre a pressão interna e externa, causando desconforto (em especial nos ouvidos e por vezes no abdómen). Nesta situação de hoje as pressões interna e externa estão equilibradas, pelo que não sentimos desconforto. Pode até haver um aspeto positivo: a oxigenção do sangue faz-se de forma mais eficaz, pois a pressão do ar nos alvéolos pulmonares é maior! Assim, a difusão do Oxigénio para o sangue está facilitada!
 

Galactica

Cirrus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Lagoa
(Post movido do Seguimento Interior Norte e Centro)

Esta foi a evolução em Bragança.
QctMumn.png


Muito provavelmente sim será recorde absoluto. O IPMA bem podia publicar os extremos de pressão diários também.
Concordo plenamente. Diários e recordes de extremos de pressão também já agora...
boas alguém me pode explicar com o que que a pressão interfere?

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
boas alguém me pode explicar com o que que a pressão interfere?

A pressão atmosférica de que falamos é medida e depois estimada ao nível do mar, para efeitos comparativos entre estações. Quando dizemos que estão 1048hpa em Bragança, na verdade não estão, a pressão atmosférica é bastante inferior dada a altitude de Bragança. Esse valor foi estimado/calculado/reduzido para o nível do mar tendo em conta a altitude, para podermos comparar a pressão entre diferentes estações em diferentes altitudes. A pressão atmosférica varia conforme a altitude e outros factores. O corpo humano lida rotineiramente com bastantes variações de pressão, hoje se estiveres ao nível do mar podes ter por exemplo 1045hpa, se estiveres num monte a 500 metros de altitude já só tens 960hPa, se subires ao topo da serra da Estrela já só tens uns 815hpa. (estimativas grosseiras).
Não há assim de imediato e óbvio grandes efeitos, para além daqueles conhecidos das variações muito bruscas de pressão, sendo o problema dos ouvidos o mais conhecido e usual.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e rbsmr

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Nesta situação de hoje as pressões interna e externa estão equilibradas, pelo que não sentimos desconforto. Pode até haver um aspeto positivo: a oxigenção do sangue faz-se de forma mais eficaz, pois a pressão do ar nos alvéolos pulmonares é maior! Assim, a difusão do Oxigénio para o sangue está facilitada!

Boa!
Sendo assim, por mim a pressão podia continuar a subir. Tenho falta de oxigénio no sangue e por vezes sou dado a desmaios frequentes quando faço maiores esforços. Acham que este Inverno conseguimos chegar aos 1070???
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa!
Acham que este Inverno conseguimos chegar aos 1070???

Não, fisicamente deve ser quase impossível. Precisas de grandes extensões de terra debaixo de potente anticiclone e frio extremo para chegar a esses valores, impossíveis de ocorrer em ilhas no meio do Atlântico. coisas que só consegues conjugar no interior da Eurásia. Afinal estamos aqui todos um bocado surpreendidos com estes 1050 na PI.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Não, fisicamente deve ser quase impossível. Precisas de grandes extensões de terra debaixo de potente anticiclone e frio extremo para chegar a esses valores, impossíveis de ocorrer em ilhas no meio do Atlântico. coisas que só consegues conjugar no interior da Eurásia.

Muito obrigado!
Sigamos entao a situação para os próximos dias
 

AndrePereira

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
47
Local
Agueda/Coimbra
Valores mesmo interessantes estes da PA! Mas quanto a eventuais efeitos sobre a saúde, penso que não haverá nada a temer. Claro que a pressão tem grande influência sobre os organismos... quem já andou de avião ou subiu à Torre sentiu bem isso! Contudo, como já foi referido, nessa situação a variação é muito rápida o que impede o estabelecimento de equilíbrio entre a pressão interna e externa, causando desconforto (em especial nos ouvidos e por vezes no abdómen). Nesta situação de hoje as pressões interna e externa estão equilibradas, pelo que não sentimos desconforto. Pode até haver um aspeto positivo: a oxigenção do sangue faz-se de forma mais eficaz, pois a pressão do ar nos alvéolos pulmonares é maior! Assim, a difusão do Oxigénio para o sangue está facilitada!

Parece-me interessante relacionar estas altas pressoes com potenciais riscos para a saude.. Em relaçao a isso, desculpe-me este aparte, mas nao se esqueça que altas pressoes alveolares podem nao significar melhor difusao de gases, porque antes de o oxigenio entrar, o dioxido de carbono tem de sair, e neste caso a diferença do interior para o exterior é menor.... ;)