Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O gfs volta a insistir num cenário muito frio a partir do dia 20

Muito frio mesmo, estas cartas deveriam ser colocadas nas saidas incomuns ou de sonho , mas cá ficam:

gfs-0-234.png


gfs-1-234.png


gfs-1-252.png


Fazem lembrar aquelas entradas frias do anos 50 :cold:


Quanto à realidade mais próxima, a neve deverá fazer a sua aparição de forma mais consistente nas terras médias e altas já a partir de Quinta -feira, devido á natureza marítima da entrada até acredito que as cotas subam um pouco mais :cold:

A chuva, com mais ou menos intensidade, parece-me garantida :rain:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esquecendo para já o longo prazo, para a madrugada/manhã de 6ªf está a ficar interessante o pós-frontal. Não é perfeito, deveria haver um estrangulamento de frio em altura com geopotenciais mais baixos para haver mais instabilidade e surpresas, mas é do melhorzinho que apareceu neste Inverno para cotas médias/médio-baixas, e está a aparecer a apenas 72h, no pós frontal.
A precipitação pós-frontal vai ser lotaria total, mas podemos estar a ver aqui cotas de 400m, e a ocorrer de madrugada/manhã seria uma vantagem, pois há bastante frio acumulado na superfície. A ver como evolui.

6EdBFpx.png
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Com a iso -30 a 500hPa e a iso -4 a 850 hPa penso que as cotas na madrugada de sexta possam descer muito, não sendo de excluir cotas de 300\400m. A precipitação do pós-frontal será pouca pelo que a neve não deverá acumular, exceptuando os locais habituais. Depois desse período o GFS insiste na continuação do frio, apesar de seco, com temperaturas mínimas muito baixas (podendo chegar aos -6\-7º). O AA parece também começar a enfraquecer e as depressões parecem começar a "abrir caminho" para a PI. Na 5ºa feira já deverá chover bem, encerrando assim um período de um mês sem precipitação (os acumulados poderão superar os 40\50mm no NW). Temos de ir acompanhando o posicionamento da cut-off atualmente modelada a partir de dia 19...
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
O frio na madrugada de sexta parece "garantido", mas a questão será a precipitação, a falta dela...é o nosso velho problema! De qualquer forma, e para já, é do melhor no ultimo ano (parece me) em termos de hipoteses de ver neve a cotas relativamente baixas (400/500m). Assim esperemos...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O " GFS " , na última saída , continua a insistir num evento muito frio e com neve praticamente a cota 0 para o dia 22 , mas agora com uma novidade : mais precipitação .

É pena ainda faltar tanto tempo e muita coisa poder mudar , mas realmente as cartas fazem lembrar as frentes frias que antigamente varriam todo o Norte com pujança ( e nem a faixa costeira escapava ) .
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O GFS enlouqueceu só pode. A prever uma entrada fria das antigas. Donde é que vem tanto frio para prevê neve a cotas 0? O mais provável é na próxima saída modelar outra coisa qualquer. :)

Ainda à poucos anos nevou à cota 0 , também não é assim nada de extraordinário .

No entanto, para já , este possível evento ainda pertence à secção dos " Modelos incomuns " . . .

Mas vamos acompanhando as próximas saídas , não há dúvida que começa a ficar interessante .
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Ainda à poucos anos nevou à cota 0 , também não é assim nada de extraordinário .

No entanto, para já , este possível evento ainda pertence à secção dos " Modelos incomuns " . . .

Mas vamos acompanhando as próximas saídas , não há dúvida que começa a ficar interessante .
Não é nada de extraordinário? Não concordo. É algo que não é muito comum. A última vez, que nevou a cota 0 foi em 2010. Acho bom demais. Não sei vamos indo vamos vendo. A chuvinha já ninguém nos tira.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sim há que ter calma... Também não é nada impossível cotas 0, grosso-modo ano sim ano não temos algum evento (mesmo que localizado) desse tipo. Dependem é sempre de conjunções de muitos detalhes para ocorrerem de facto sobre Portugal, infelizmente... Daí não ser estranho em previsões a muitas horas, com imensa incerteza, entre os múltiplos cenários gerados haver frequentemente um ou outro em que todos os "ingredientes" se juntam para o que queríamos... Mas raramente são uma realidade é claro à medida que chegamos ao curto-prazo e a previsões mais realistas. Não se trata de "loucura" dos modelos, mas sim mesmo a natureza deste tipo de previsões e da sua perda de fiabilidade à medida que avançamos na distância da previsão.


Acima das 120h não passam de meras possibilidades este tipo de saídas dos modelos, como se vê em mudanças bruscas de run para run.

Entre as 96h e 120h embora já mais razoavelmente definidas as situações, ainda há margem para grandes desilusões, especialmente se os cenários não são consensuais entre modelos.....

Abaixo das 96h (portanto na janela dos 4 dias), em especial quando o consenso é muito claro entre modelos, começa sim a poder ter-se alguma confiança, e muitas vezes os pequenos detalhes até melhoram à última da hora. Mas mesmo assim, dada a localização geralmente pouco abrangente de eventos de cotas baixas em Portugal, mesmo em cima da hora, há sempre uma margem de erro bastante razoável para este tipo de fenómenos. Tem o seu "encanto" assim...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.