Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para o final da madrugada de sexta na run das 18z do GFS melhorou um pouco, intensifica um pouco uma linha de instabilidade no litoral, num timing que seria perfeito, que poderia gerar mais convecção. Não deve dar para milagres, mas seria interessante de acompanhar no litoral norte. Talvez pudesse haver alguma surpresa, pelo menos em zonas mais interiores e frias do litoral norte aonde ainda conseguisse chegasse precipitação.

14pLhgk.png


Para a outra semana, para já aguardo, não gosto de meter expectativas muito altas, para o tombo não ser muito grande :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Prespetiva ótima para os concelhos como lousada , paços , paredes , felgueiras , que se localizam entre os 350 e os 500 metros

Eu não estaria tão confiante em cotas tão baixas. 350/500m acredito sim numas boas granizadas/saraivadas no pós frontal, agora neve é mais complicado a cota tão baixa...talvez acima dos 700/800 m..

A natureza marítima da entrada leva-me a ter muitas cautelas.. quanto ao frio da próxima semana, e embora ainda se mantenha, já foi um pouco atenuado como seria de esperar..mas vamos acompanhando a evolução a tendência para tempo frio continua lá.. :cold:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,048
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas, olhandos às previsões pode ser que a cota desça até aos 400\500 m na madrugada\manhã de sexta, por isso estando eu a 500 m vamos lá ver se vejo pelo menos uns floquinhos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bela saída do ECMWF :assobio:


ECM1-144.GIF


ECM1-168.GIF


ECM1-192.GIF


ECM1-216.GIF
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,048
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bela saída do ECMWF :assobio:

É bom demais para ser verdade, diverge completamente do GFS que mantém o AA bem ancorado nos Açores e potente, enquanto que nesta do ECMWF ele esvazia-se como um balão para formar o novo núcleo a oeste da Irlanda. Por isso é que a depressão se avantaja dessa maneira para sul. Agora é que eu quero ver qual vai ter razão...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.