Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
eu ontem a falar em barretes e a pouco mais de 120 h os modelos estão todos a mudar o bloqueio na islandia desapareceu praticamente de uma run para outra ou é corrigido esta tarde nas novas saídas ou ainda vai piorar mais só o gme continua firme.

O GFS não está assim tão mal..

gfs-1-120.png


gfs-0-120.png


Claro que para cotas muito baixas é sempre complicado, vamos ver as próximas saídas..

O ECMWF é que piorou bastante na saida das 0 z

Agora vamos lá ver se o AA não começa a empurrar tudo para Leste..
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Amanhã, sábado, regressam frentes ao final da tarde.
Quem queira ir passear até à neve no fim de semana, terá que ser amanhã, pois excluindo a Torre, vai tudo à vida, devido ao sector de ar mais quente, embora a precipitação inicial provavelmente seja de neve nalguns locais, já de noite.

otVSsVH.gif


iNvDSnn.gif

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/wrf/peninsula-iberica


Mas o " IPMA " está a prever cotas de neve para domingo de 1000 m , passando a 800 m .:huh:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas o " IPMA " está a prever cotas de neve para domingo de 1000 m , passando a 800 m .:huh:

Não sei, depois da "varredela" quente regressa o sector frio no Domingo à noite. Mas aí já há pouca precipitação.

Estou a guiar-me pelo GFS, repara na temperatura a 850hPa (~1400m),
Das 18z de Sábado até meia noite domingo:

RUWC2c6.gif


E como referi, a precipitação inicial na noite de sábado/madrugada Domingo deverá ser de neve passando depois a chuva (excluindo torre).
No Domingo à noite se houver precipitação já seria de neve de novo, a cotas médio/altas.
Mas como ainda falta algum tempo, os modelos deles podem estar a mostrar as coisas de forma um pouco diferente.
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
desculpem o off topic mas aqui vai um pedido ajuda:

Olá precisava ajuda alguém que perceba PHP para paginas??

è assim queria disponibilizar os dados da minha estação numa página pessoal com um layout minimamente apelativo, tinha em mente tipo isto:

http://www.meteocovilha.com/features/dados-atuais-covilha-756m/dados-live
é possível? se sim poderiam-me ajudar nesse sentido?
para já tenho o link do wunderground na minha pagina mas queria mudar e por outro lay out

quanto aos modelos tudo me parece ainda muito incerto para a semana, aguardemos próximas runs

www.facebook.com/MeteoCeloricodabeira
a minha estação no wunderground : http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IGUARDAC2 ( para já ainda sem dados da velocidade vento )
também na página oficial em : http://meteocelorico.wix.com/online
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
poderá esperar-se uma situação semelhante à de 29/01/2006 em Lisboa se o centro da depressão que aí vem passar mesmo por cima de Lisboa no Domingo (ar em altitude mais frio a descer e a atingir a superfície)??? Uns flocos de neve a cair em Lisboa até que era engraçado :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã á noite e até ao dia de Domingo espera-se de novo actividade convectiva que será pontualmente forte, em especial na região litoral sul e sudoeste, onde coloco um nivel amarelo em especial por precipitação excessiva e rajadas marginalmente severas.

Analise/Discussão

Uma nova perturbação aproxima-se de oeste, e interage com o jet polar, duas short waves de niveis altos avançam de norte e o forçamento dinamico deverá manter uma area de baixa pressão alongada entre a Galiza e o sudoeste de Espanha.

Sab20h----Dom09h

Uma frente quente deverá aproximar-se e afectar em especial o centro e sul do território, na dianteira de uma lingua de ar subtropical que deverá afectar em especial o litoral.
Um forte low level jet deverá estar presente acompanhando a frente quente, e intensificando o shear/helicidade nos niveis baixos.

A advecção de ar quente á superficie sob ar frio em altura deverá gerar instabilidade com até 500J/Kg, o que em conjunto com o forte forçamento dinamico deverá garantir a genese de varios focos convectivos.

O shear deverá ser fraco a moderado e de forte caracter rotacional, com fluxo intenso de S/SW á sfc e NW em altura, o que gera um ambiente favoravel á organização de estruturas convectivas discretas que poderão assumir caracter supercelular.

Apesar de tudo, o CAPE/instabilidade marginal deverá limitar o risco associado a essas células, pelo que apenas se preveem algumas rajadas fortes ou marginalmente severas e precipitação pontualmente excessiva.

Dom09h----Dom20h

Após a passagem do eixo de maior humidade, o resto do dia de Domingo será caracterizado pela gradual entrada de ar frio, com varias linhas de frontogenese fria a servirem de foco para a ocorrencia de convecção baixa e não electrificada em ambiente de CAPE inferior a 500J/Kg, com aguaceiros dispersos em especial no litoral e no sul.

UD3G3X6.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
poderá esperar-se uma situação semelhante à de 29/01/2006 em Lisboa se o centro da depressão que aí vem passar mesmo por cima de Lisboa no Domingo (ar em altitude mais frio a descer e a atingir a superfície)??? Uns flocos de neve a cair em Lisboa até que era engraçado :D
Nem perto... eheheh

Basta ver as cartas de temperatura a todos os níveis para ver que a situação nem sequer está perto de tal evento.

Nem em Lisboa nem em parte nenhuma do país teremos cotas de neve de tal ordem.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
os modelos já estiveram bem melhores...
vamos ter esperança na terça feira há potencial para ser um dia como o de hoje relativamente a cotas de neve!

O GFS e o canadiano, apesar de terem recuado um pouco ainda persistem a prever algum frio ao longo da semana que vem, mas estando o ECMWF e o UKMO de acordo, a conclusão é clara, bloqueio atlântico e consequente entrada fria abortados.

Chega a ser grotesco o falhanço, comum a todos os modelos, inclusive ensembles, e para prazos bastante razoáveis (abaixo de uma semana). Não se trata de desviar a entrada fria um pouco para leste devido a pequenas oscilações da dorsal atlântica, trata-se de errar completamente o padrão em toda a Europa. Em tantos anos a seguir modelos meteorológicos nunca tinha visto um erro tão grande, tão generalizado (todos os modelos credíveis estavam de acordo) e a prazos tão curtos.

Esperemos por Fevereiro, mês mais favorável para bloqueios, nesta nossa eterna espera. Sem bloqueios no Atlântico não entra frio a sério. O último bloqueio atlântico digno desse nome que ocorreu durante o Inverno foi há quase dois anos...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Bem tirando a chuva sábado ao fim do dia e madrugada de Domingo vejo o mês muito seco ou seja dificilmente deixará de ser um mês muito seco, para não dizer extremamente seco no Sul...pode ser que depois lá para os últimos dias do mês venha outra frente. Venha é rápido a Primavera para termos chuva em condições
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que amanhã à noite poderá ser interessante no nordeste, estas entradas apesar da cota subir rapidamente costumam ser favoráveis.

Sim, Bragança costuma dar-se bem nestas situações, as primeiras horas serem de neve, e com alguma sorte a precipitação acabar antes de chegar chuva com ar mais quente. Muitas vezes andam em contra-ciclo, o que beneficie uns prejudica Bragança, e vice versa :)



O GFS e o canadiano, apesar de terem recuado um pouco ainda persistem a prever algum frio ao longo da semana que vem, mas estando o ECMWF e o UKMO de acordo, a conclusão é clara, bloqueio atlântico e consequente entrada fria abortados.

Chega a ser grotesco o falhanço, comum a todos os modelos, inclusive ensembles, e para prazos bastante razoáveis (abaixo de uma semana). Não se trata de desviar a entrada fria um pouco para leste devido a pequenas oscilações da dorsal atlântica, trata-se de errar completamente o padrão em toda a Europa. Em tantos anos a seguir modelos meteorológicos nunca tinha visto um erro tão grande, tão generalizado (todos os modelos credíveis estavam de acordo) e a prazos tão curtos.

Esperemos por Fevereiro, mês mais favorável para bloqueios, nesta nossa eterna espera. Sem bloqueios no Atlântico não entra frio a sério. O último bloqueio atlântico digno desse nome que ocorreu durante o Inverno foi há quase dois anos...

Eu sou normalmente o chato cauteloso de serviço, estou sempre à espera de mudanças de última hora, mas também não esperava uma deste calibre. E o pormenor dos ensembles é sempre intrigante.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
estou plenamente de acordo com o Davidsf os modelos meteram agua por todo o lado, ontem quando vi a saida do ukmo parecia que estava a adivinhar aquela depressão na islandia fica lá parada ninguém sabe a fazer o que. Ainda assim o gme continua sem mexer quase nada a confirmar-se o que nesta altura já parece pouco provável passa para mim a ser o melhor modelo. Para amanhã aqui na vertente sul da serra pode haver surpresas tudo dependerá da temperatura em superfície.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.