Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2015

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
nevou durante a noite mas acumulou pouco.
durante o dia as temperaturas mantiveram-se entre 1 e 1.5º.,neste momento estão 0.3º
um pequeno vídeo do que se passou durante a tarde.
uma foto do alto de penameda, mencionada no post anterior.
N0At1BG.jpg
Isto é a vista de tua casa? :w00t: Quero ir viver para a Bouça dos Homens! :D
Belíssima foto Lince! :palmas:
 
  • Gosto
Reactions: panzer4


Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
ja somos 2 Joao Pedro! e sem duvida a magia do geres! posso dizer que as minhas ferias nos ultimos 2 anos,foram sempre ao geres!!Natureza magica!
Gerês! Realmente eu vivo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. As pessoas associam sempre o parque ao Gêres, talvez por ser a parte com mais publicidade, mais turismo e maior proximidade com as cidades, mas a parte selvagem, os locais com maior densidade de espécies de flora e fauna que fazem montra deste parque encontram-se na outra parte do parque, aqui na serra da Peneda onde eu vivo, aqui encontra-se a verdadeira essência da natureza, o silêncio, o ar puro e a tranquilidade das nossas aldeias.
Aconselho-te a mudares o local das tuas férias sem querer menosprezar a beleza do Gerês... mas é diferente... tudo mais natural...
Temperatura actual 3,8º
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e panzer4

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Gerês! Realmente eu vivo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. As pessoas associam sempre o parque ao Gêres, talvez por ser a parte com mais publicidade, mais turismo e maior proximidade com as cidades, mas a parte selvagem, os locais com maior densidade de espécies de flora e fauna que fazem montra deste parque encontram-se na outra parte do parque, aqui na serra da Peneda onde eu vivo, aqui encontra-se a verdadeira essência da natureza, o silêncio, o ar puro e a tranquilidade das nossas aldeias.
Aconselho-te a mudares o local das tuas férias sem querer menosprezar a beleza do Gerês... mas é diferente... tudo mais natural...
Temperatura actual 3,8º


Também concordo .

Sem dúvida que a parte mais interessante do PNPG situa - se na Serra da Peneda .
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Não nos esqueçamos que a Serra do Gerês não se "resume" ao "cartaz" turistico da Vila do Gerês e Portela do Homem...o Gerês é muito mais que isso e voçês sabem se calhar melhor que eu! :thumbsup:
O Gerês (a Serra) tem o povoamento (pequeno núcleo) de Pinheiro Silvestre autóctone mais a sul da Europa, tem o ocirco glaciar de coucelinho, o planalto da Mourela, etc...felizmente a Peneda e o Gerês são extremamente ricos na fauna e flora!:)
E uma serra nao teria o valor que tem se a outra não tivesse o nivel de preservação que tem!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e james

panzer4

Cirrus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
99
Local
Lousada
Gerês! Realmente eu vivo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. As pessoas associam sempre o parque ao Gêres, talvez por ser a parte com mais publicidade, mais turismo e maior proximidade com as cidades, mas a parte selvagem, os locais com maior densidade de espécies de flora e fauna que fazem montra deste parque encontram-se na outra parte do parque, aqui na serra da Peneda onde eu vivo, aqui encontra-se a verdadeira essência da natureza, o silêncio, o ar puro e a tranquilidade das nossas aldeias.
Aconselho-te a mudares o local das tuas férias sem querer menosprezar a beleza do Gerês... mas é diferente... tudo mais natural...
Temperatura actual 3,8º

Sim,em certa parte e verdade..devo dizer que ja tive nas 4 pontas do PNPG(melgaço,Terras do bouro,Ponte da barca e montalegre),e todos os sitios que visitei sao deslumbrantes! na parte da Serra da Penenda o santurario da Nossa senhora da Peneda e sem duvida o ex-libris! mas a certamente muito mais sitios,como miradouros,aquelas magnificas estradas de montanha! por isso eu digo que quando vou de ferias ao geres,e na sua totalidade,ou seja ao PNPG!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
não vai derreter assim tão facilmente, terás neve, pelo menos, até meados/fim da próxima semana!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,223
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Gerês! Realmente eu vivo no Parque Nacional da Peneda-Gerês. As pessoas associam sempre o parque ao Gêres, talvez por ser a parte com mais publicidade, mais turismo e maior proximidade com as cidades, mas a parte selvagem, os locais com maior densidade de espécies de flora e fauna que fazem montra deste parque encontram-se na outra parte do parque, aqui na serra da Peneda onde eu vivo, aqui encontra-se a verdadeira essência da natureza, o silêncio, o ar puro e a tranquilidade das nossas aldeias.
Aconselho-te a mudares o local das tuas férias sem querer menosprezar a beleza do Gerês... mas é diferente... tudo mais natural...
Temperatura actual 3,8º

Concordo. Infelizmente o Gerês está a sofrer muito com a pressão turística, de visitantes, de incêndios e da proximidade das grandes albufeiras das barragens. Os eixos Caniçada-Portela do Homem e S.Bento-Vilarinho-Albergaria bem como subindo as barragens estão a perder cada vez mais o isolamento necessário à preservação.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

por aqui mínima de 3.3 ºc

Neste momento 8.2 ºc

Foto que fiz há minutos para NE/NNE, o Gerês visto do Porto, alguma neve visível em especial nas zonas altas, desculpem a qualidade mas a distância é muito grande e o crop apertado, dá apenas para ter uma ideia:

geres1.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Boa fotografia Snifa, vê-se que o Gerês ainda tem uma boa camada de neve na sua zona mais alta. A esta distância, se fosse pouca, não seria visível.

Hoje começamos o dia com alguns bancos de nevoeiro mas que se dissiparam rapidamente, dando origem a alguma neblina.
O céu encontra-se limpo, com nebulosidade média para N\NE (como aliás se vê na fotografia do Snifa) e alta para Leste. Vi também a caminho de casa algum nevoeiro na zona alta do Marão.
O vento sopra fraco de NNE a esta hora.
Parece que o fim de semana será excelente, com muito sol, temperaturas bem amenas de dia e frescas de noite mas suportáveis...Nada mau! (esperemos que o fevereiro nos traga o bom e velho inverno que tanto gostamos:D)

Tmín: 1,3ºC (07.36h)

Tatual: 9,2ºC
Hr: 88%
 
  • Gosto
Reactions: Snifa e StormRic