Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
34npgso.jpg

Amanhã vou voltar a colocar o sensor neste terreno, pretendo registar as minimas de quinta-feira,sexta-feira e Sábado. :cold:
 


Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Olá a todos.
Dia 5 a mínima foi de -2.4ºC e dos dias 6 até 10 a temperatura mínima foi de -2.5ºC e a máxima foi 15.5ºC. Hoje, quando fui lá, por volta do meio dia, ainda havia imensa geada e gelo suficiente para deixar branca aquela estrada onde eu tinha o meu termómetro que foi roubado. E de estranhar que a temperatura mínima deste novo local seja constantemente de -2.4ºC ou -2.5ºC.

Estive a ler parte deste documento http://www.rmets.org/sites/default/files/pdf/guidelines/aws-guide.pdf
sobre proteção e localização de estações meteorológicas e parece-me que o meu termómetro possa ter algumas pequenas falhas, nada de especial para um meteorologista amador. Não posso deixar de notar que mesmo com a proteção atual o sensor exterior costuma estar molhado. portanto a médio prazo talvez o plano de ação seja instalá-lo da maneira como o jonas_87 faz: com um daqueles abrigos próprios para instrumentos e talvez instalar um igual em Vale de Linhares.

stevenson-screen_preview_featured.jpg

Dentro de pouco tempo sou capaz de postar fotos da geada do dia 31 de Dezembro.

PS: Jonas, onde é que se compram estes abrigos?
Obg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Cadito

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Do dia 12 ao dia 17 a máxima foi 17.4ºC e a mínima -0.5ºC . De 18 a 25 foram 24.1ºC e -1.1ºC. Dá para sentir o efeito de estufa dentro do vasso, o que explica a máxima tão alta. Também o facto de estar a cerca de 1.8m de altura numa árvore (fora dos parâmetros standart de medição) deve afetar os registos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: DaniFR e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta tarde voltei a instalar o sensor no vale do Pisão, Alcabideche.
Domingo devo registar minima negativa ou a rondar os 0ºC, vamos ver.


Boas tardes,

Inversão térmica do costume, a minima desceu aos -0,1ºC.

Como referi no post no litoral centro, desta vez percorri o vale para ver como estava a formação de geada e observar tambem a nevoa da inversão/ vapor que corre junto à linha de água.

Cova habitual

aw2lwn.jpg


Registo da minima

kcdxtt.jpg


Pequenas gotas congeladas no suporte do RS.

9i8hly.jpg


Fio do sensor auriol

2iw0c2s.jpg


Geada

161ix6o.jpg


2h5k31i.jpg


Aqui já é outra zona do vale, a 2ª zona mais fria, neste sector o vale é muito encaixado, para se ter ideia a largura do vale chega a ter 10 metros apenas.

313svuw.jpg


Nesta foto vê-se bem que a inclinção da vertente(exposta a norte) é acentuada, embora o desnivel não ultrapasse os 60 metros, ainda assim a inversão térmica é sempre bastante intensa entre o topo e o fundo de vale.
29h1na.jpg


Sempre interessante esta nevoa a correr vale a baixo.

33ua3aq.jpg


Outra perspectiva

ehja84.jpg



Mais geada na base da vertente.

280kxz5.jpg


Algum gelo no telhado

33u7fqs.jpg


Quando saí do local.

vnh4m0.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Novo local de análise - Vale do rio Sobral - Chança/Codeçal - Mafra

Como já tinha falado anteriormente, este vale é mais frio que os outros dois que ultimamente tenho feito registos(vale da Mangancha/ vale do Cuco), digo isto baseado naquilo que agricultores e familiares me contam. A escolha do local baseou-se principalmente na configuração do terreno na aldeia de Chança, como se pode ver na carta militar, naquele valeiro, forma-se uma especie várzea. Na aldeia gera-se bastante ar frio, que de seguida é despejado junto ao local onde vou colocar o sensor/datalogger. Na manhã que captei a foto, observei uma nevoa ténue avançar valeiro abaixo rumo à zona de confluência entre a ribeira de Chança e o rio Sobral, despertou-me atenção, por lá é despejado muito ar frio.
Acredito que estamos perante o local mais frio do concelho de Mafra, estou tão curioso para ver os registos da minima, como ver o estado da estrada apos minimas negativas. :cold:

GnZwCCZ.jpg




29cko7a.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa tarde,

Ao inicio da manhã dei um salto ao Pisão, infelizmente teve que ser rápido,pois o trabalho esperava-me.
Menos vento no vale, mais humidade, e -2,2ºC de temperatura minima.
O terreno voltou a gelar.
O congelador do concelho de Cascais. :cold:

34npgso.jpg


124wux2.jpg


Valor de temperatura que o datalogger indicava.
O RS estava com uma camada de gelo assinável.
23iv04p.jpg


Por aquilo que os modelos apontam, no Sabado talvez consiga bater a minima do dia 30 de Dezembro de 2014, -2,2ºC.
A estrada de acesso ao local vai certamente gelar, graças a precipitação que vai cair na tarde de hoje(Sexta-Feira), e também devido ao vale ser encaixado/ N247 estar exactamente na base de vertentes expostas a N/NE , possivelmente, a estrada manter-se-á molhada.
Quanto as minimas de Domingo na zona oeste, estou curioso com a inversão no vale do Sobral, sinceramente não sei o que vai sair dali, potencial não falta, vamos ver.
Nos próximos dias vou postando mais informações/fotos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Urriellu e StormRic

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Aqui está uma foto do gelo no meu quintal, na manhã do dia 5 ou 6. A mesa tinha acumulado água da chuva que congelou em ambas as vezes.
YJxOpn3.jpg

Em relação às temperaturas, dos dias 2 a 4 de Fevereiro a máxima foi 13.5 ºC e a mínima -0.7ºC. Dos dias 5 a 7 foram 10.3ºC e -3.1ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Novo local de análise - Vale do rio Sobral - Chança/Codeçal - Mafra

Como já tinha falado anteriormente, este vale é mais frio que os outros dois que ultimamente tenho feito registos(vale da Mangancha/ vale do Cuco), digo isto baseado naquilo que agricultores e familiares me contam. A escolha do local baseou-se principalmente na configuração do terreno na aldeia de Chança, como se pode ver na carta militar, naquele valeiro, forma-se uma especie várzea. Na aldeia gera-se bastante ar frio, que de seguida é despejado junto ao local onde vou colocar o sensor/datalogger. Na manhã que captei a foto, observei uma nevoa ténue avançar valeiro abaixo rumo à zona de confluência entre a ribeira de Chança e o rio Sobral, despertou-me atenção, por lá é despejado muito ar frio.
Acredito que estamos perante o local mais frio do concelho de Mafra, estou tão curioso para ver os registos da minima, como ver o estado da estrada apos minimas negativas. :cold:

GnZwCCZ.jpg




29cko7a.jpg


Estive lá no final da tarde.
Estava fresco e muita humidade, o vento era nulo.

Acabei por instalar do outro lado do rio Sobral, pareceu-me ser mais frio.
Vamos que ate onde desce a minima.

69qpuw.jpg


20f4uxd.jpg