Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2015

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Hoje tivemos um dia agradável, ainda que o sol estivesse por vezes parcialmente oculto pela nebulosidade alta.
A madrugada foi fresca mas pela tarde o sol "aquecia" a alma...
Ao final da tarde o sol envolveu-se em cores fantásticas. Tive pena de não levar a DSLR - tenho de limpar o sensor um dia destes...
Deixei no tópico do "Pôr do sol" algumas imagens (aqui):

Y97hN5G.jpg

8DWFS8G.jpg


Tmín: -0,1ºC
Tmáx: 15,7ºC

Tatual: 2,1ºC
Hr: 88%
 


Macuser

Cumulus
Registo
21 Jan 2013
Mensagens
111
Local
Lomar, Braga
Amigos Metereologistologos :)

Venho aqui pedir uma análise aos que ousarem fazê-lo!!!

Nos próximos dias está prevista alguma instabilidade, mas estive a ver os dados, não parecem todos muito esquisitos?

Esquisitos para a época, e ... não percebo muito, mas não gosto.

Que prevêem para os próximos dias?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Após um fim de semana passado no meio da ( muita ) neve em Espanha na região de Sanábria , onde vi pela primeira vez na vida um lago totalmente congelado:cold: , nada melhor que um fim de semana assim para começar bem a semana .

Noite muito fria , com grande camada de geada ( a maior deste inverno ) .

Tmin : 0 graus centígrados ( às 9 e meia ainda só estava 1 grau ) .

Tatual : 7 graus centígrados .
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Apesar da noite fria (acredito que a mínima registada por S, Gens esteve na casa dos 3C), parece-me que a tendência é aquecer, pelo menos é a situação que os auriols têm registado no interior de casa, uma vez que a sala, mesmo sem o aquecinento ligado, já chega bem perto dos 15C.
Estive agora a fazer um deshedding na gatinha e verifiquei, a este nível, já uma situação de início de primavera.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Fiz agora uma experiência, que por menos rigorosa que tenha sido ao menos deu-me uma vaga ideia sobre a temperatura exterior. Enquanto estava a arejar o quarto, por volta das 14:00, segurei um auriol do lado de fora da janela, de forma que o sensor externo ficasse pendente no ar. Antes de fazer isso, no quarto, ainda com a janela fechada, ele registava 13,7C in e out. Conforme eu segurava o termómetro, a temperatura in subia, por causa do contacto com a minha mão, enquanto que a externa descia. Eu afastei o braço o mais que pude para aumentar a distância entre o sensor e o lado de fora da parede, e assim a temperatura externa desceu aos 13C, oscilando por alguns breves minutos entre 13C e 13,1C.
Na altura,vi a temperatura no site do isep, era de 13,2C, estando oscilar nas medições entre os 12,9C e os 13,2C, e no dos bombeiros da Constituição, que era de 14,6C. Tive de esperar até que o ipma colocasse a temperatura das 14:00 de S. Gens, que foi de 14,7C, tendo descido em relação à hora anterior.

Conclusão: como eu suspeitava, a temperatura do lugar onde moro é parecida com a do isep, embora eu devesse receber uma influência marítima maior, estando mais a oeste;
A temperatura dos bombeiros parece-me não ser tão exagerada, realmente a temperatura deve ser mais alta em pleno tecido urbano do Porto. Agora, a de S. Gens... deveria ser parecida com a do isep, como a que eu registei em casa! A não ser que a vizinhança com a circunvalação esteja a influenciar o espaço verde onde a estação está localizada, aquela estação está mesmo a registar a temperatura de forma inflacionada!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Esta imagem tem um grande impacto espiritual e é uma lição de estética, já o disse no outro tópico mas repito aqui, não é à toa que nos leva a invocar as obras de Turner.


Bom dia ,
Após um fim de semana passado no meio da ( muita ) neve em Espanha na região de Sanábria , onde vi pela primeira vez na vida um lago totalmente congelado:cold: , nada melhor que um fim de semana assim para começar bem a semana .

Noite muito fria , com grande camada de geada ( a maior deste inverno ) .

Tmin : 0 graus centígrados ( às 9 e meia ainda só estava 1 grau ) .

Tatual : 7 graus centígrados .

Gostava muito de ver também, é algo que nunca observei ao vivo.

Apesar da noite fria (acredito que a mínima registada por S, Gens esteve na casa dos 3C), parece-me que a tendência é aquecer, pelo menos é a situação que os auriols têm registado no interior de casa, uma vez que a sala, mesmo sem o aquecinento ligado, já chega bem perto dos 15C.
Estive agora a fazer um deshedding na gatinha e verifiquei, a este nível, já uma situação de início de primavera.

Segundo os modelos, após a passagem marginal destas frentes a situação pode mudar para norte e nordeste muito fria. Daqui até à primavera ainda falta muito inverno.

Fiz agora uma experiência, que por menos rigorosa que tenha sido ao menos deu-me uma vaga ideia sobre a temperatura exterior. Enquanto estava a arejar o quarto, por volta das 14:00, segurei um auriol do lado de fora da janela, de forma que o sensor externo ficasse pendente no ar. Antes de fazer isso, no quarto, ainda com a janela fechada, ele registava 13,7C in e out. Conforme eu segurava o termómetro, a temperatura in subia, por causa do contacto com a minha mão, enquanto que a externa descia. Eu afastei o braço o mais que pude para aumentar a distância entre o sensor e o lado de fora da parede, e assim a temperatura externa desceu aos 13C, oscilando por alguns breves minutos entre 13C e 13,1C.
Na altura,vi a temperatura no site do isep, era de 13,2C, estando oscilar nas medições entre os 12,9C e os 13,2C, e no dos bombeiros da Constituição, que era de 14,6C. Tive de esperar até que o ipma colocasse a temperatura das 14:00 de S. Gens, que foi de 14,7C, tendo descido em relação à hora anterior.

Conclusão: como eu suspeitava, a temperatura do lugar onde moro é parecida com a do isep, embora eu devesse receber uma influência marítima maior, estando mais a oeste;
A temperatura dos bombeiros parece-me não ser tão exagerada, realmente a temperatura deve ser mais alta em pleno tecido urbano do Porto. Agora, a de S. Gens... deveria ser parecida com a do isep, como a que eu registei em casa! A não ser que a vizinhança com a circunvalação esteja a influenciar o espaço verde onde a estação está localizada, aquela estação está mesmo a registar a temperatura de forma inflacionada!

A experiência é interessante. Os edifícios no entanto produzem microclimas na sua vizinhança, quer por irradiação do seu calor interno e das próprias paredes quer por reflexão do sol nas superfícies exteriores. A comparação de temperaturas em diferentes pontos de uma malha urbana é muito dependente do posicionamento dos sensores e se pretendermos uma precisão inferior a 1º torna-se aleatória e inconclusiva. Ao observarmos uma termografia de uma área urbana (pesquisa google p.ex.) as diferenças entre ruas, edifícios e espaços abertos é tão significativa que o conceito de temperatura numa cidade dificilmente consegue ser definido.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Esta imagem tem um grande impacto espiritual e é uma lição de estética, já o disse no outro tópico mas repito aqui, não é à toa que nos leva a invocar as obras de Turner.




Gostava muito de ver também, é algo que nunca observei ao vivo.



Segundo os modelos, após a passagem marginal destas frentes a situação pode mudar para norte e nordeste muito fria. Daqui até à primavera ainda falta muito inverno.



A experiência é interessante. Os edifícios no entanto produzem microclimas na sua vizinhança, quer por irradiação do seu calor interno e das próprias paredes quer por reflexão do sol nas superfícies exteriores. A comparação de temperaturas em diferentes pontos de uma malha urbana é muito dependente do posicionamento dos sensores e se pretendermos uma precisão inferior a 1º torna-se aleatória e inconclusiva. Ao observarmos uma termografia de uma área urbana (pesquisa google p.ex.) as diferenças entre ruas, edifícios e espaços abertos é tão significativa que o conceito de temperatura numa cidade dificilmente consegue ser definido.

:palmas:Espectaculares céus! A região deve ser muito bonita, e bem se vê nestas molduras do céu, mas com céus assim o nosso olhar anda mesmo é pelo ar!

Sim, concordo, mas eu não disse que estávamos na primavera, mas sim que a gatinha já está a trocar de pelo como teoricamente ocorre na primavera, mas na prática acontece em fevereiro. Os celtas e outros povos comemoravam os primeiros sinais da primavera a mais ou menos no dia 2 de Fevereiro, aliás, numa festividade chamada Imbolc. Isso é diferente de Ostara, o equinócio da primavera. A ideia é que pode vir ainda o frio que for, mas a primavera já está a dar sinais. Estou a seguir bastante os modelos, por falar nisso, mas já sabemos que devemos por alguma pitada de sal, especialmente a mais de 240 horas...

Não quis estipular uma precisão inferior a 1C com a minha grosseira experiência, mas fiquei assombrada com a similaridade com o isep e os quase 2C de S. Gens! Claro, não havia sol a bater no meu lado do prédio a esta hora, tenho as janelas viradas a nascente :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
estou a ver se coloco uns sensores extras no ISEP. Os sensores atuais estão no alto de um prédio e não estão a refletir as condições em solo. O meu problema é. Que a zona em que estou interessado é muito longe da estação e não vou conseguir integrar.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
estou a ver se coloco uns sensores extras no ISEP. Os sensores atuais estão no alto de um prédio e não estão a refletir as condições em solo. O meu problema é. Que a zona em que estou interessado é muito longe da estação e não vou conseguir integrar.

Se me perguntarem qual é a estação com os dados mais fiáveis do Porto, eu digo isep. E com o melhor site também :)

Já agora as minhas gŕosseiras medições foram realizadas na janela de um terceiro andar (quarto a contar com o rés-do-chão e quinto se contarmos a garagem). Não deve estar muito diferente da estação do isep em termos de altura em relação ao solo, acho eu.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Deixo algumas fotos do dia de hoje, na 1ª foto o ponto mais alto da serra da Peneda visto da minha casa - 1416m, na 2ª foto a vertente norte da serra amarela e da serra do Gerês e na 3ª uma paisagem da minha aldeia.

:thumbsup:Imponente! Que lugar impressionante para se viver! Obrigado por estas invulgares vistas!
A neve parece derreter rapidamente.
Penso reconhecer alguns cimos na segunda foto: por trás da Amarela ainda se vê o Pé de Cabril e andando para a esquerda passa-se pelo cimo da Borrageira e depois já perto da margem da foto, os Carris e julgo que ainda se vê a Nevosa mas não sei bem.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Bonitas fotos Lince, de um local privilegiado. ;)
James, há fotos do Lago de Sanábria? É que já me fizeste muita água na boca mas até ao momento o "repasto" ainda não o vi...:D

Epá, este lago de Sanábria desperta-me um certo tipo de nostalgia (ver aqui):
_D7A9617_e.jpg


Aqui, no burgo Pacense, esta nova manhã trouxe mais geada pelas terras.
O céu encontra-se pouco nublado, mais limpo a O e com nebulosidade alta a E. O sol brilha ainda timidamente.
O vento sopra fraco, variável entre NO e NNE.
Ontem a Tmín foi de -0,5ºC e a Tmáx de 15,5ºC

Tmín: 0,0ºC

Tméd: 0,9ºC
Tatual: 1,9ºC
Hr: 92%
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia.

Bonitas fotos Lince, de um local privilegiado. ;)
James, há fotos do Lago de Sanábria? É que já me fizeste muita água na boca mas até ao momento o "repasto" ainda não o vi...:D

Epá, este lago de Sanábria desperta-me um certo tipo de nostalgia (ver aqui):
_D7A9617_e.jpg


Aqui, no burgo Pacense, esta nova manhã trouxe mais geada pelas terras.
O céu encontra-se pouco nublado, mais limpo a O e com nebulosidade alta a E. O sol brilha ainda timidamente.
O vento sopra fraco, variável entre NO e NNE.
Ontem a Tmín foi de -0,5ºC e a Tmáx de 15,5ºC

Tmín: 0,0ºC

Tméd: 0,9ºC
Tatual: 1,9ºC
Hr: 92%


Tenho algumas . Quando tiver tempo , vou ver se as coloco cá .
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata