Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2015

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Fotos fantásticas Lince! És um sortudo por viver aí...em minha opinião claro:)
So uma questão: quando escreves que é o ponto mail alto da Peneda , é tambem conhecido como Serra do Soajo certo? É na Pedrada?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Se me perguntarem qual é a estação com os dados mais fiáveis do Porto, eu digo isep. E com o melhor site também :)

Já agora as minhas gŕosseiras medições foram realizadas na janela de um terceiro andar (quarto a contar com o rés-do-chão e quinto se contarmos a garagem). Não deve estar muito diferente da estação do isep em termos de altura em relação ao solo, acho eu.

Obrigado pelo elogio ao site. Fiz mais uma pequena remodelação no mesmo, coloquei uma rosa dos ventos e a altura teórica para a condensação.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e StormRic

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
So uma questão: quando escreves que é o ponto mais alto da Peneda , é tambem conhecido como Serra do Soajo certo? É na Pedrada?

Existe o Soajo, ou serra do Soajo e a Serra da Peneda. Ambas estão muito próximas ou em continuidade.
Efectivamente há algumas dúvidas quanto à denominação, embora não tenha visto oficialmente como será a denominação dos altos.
Aa zona e os altos da Srª da Peneda e Castro Laboreiro pertencem efectivamente à Serra da Peneda, tendo o seu ponto mais alto na Peneda, com os seus 1374 mts de altitude. O alto da Pedrada será o ponto culminante da Serra do Soajo com os seus 1416 mts de altitude. Ver mais aqui
----------------

Cá por Paços de Ferreira, o final da tarde está agradável, com céu quase limpo, alguma neblina subsiste no entanto.
O vento sopra fraco.

Tmáx: 15,0ºC
Tméd: 5,8ºC

Tatual: 11,6ºC
Hr: 53%
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Sim, concordo, mas eu não disse que estávamos na primavera, mas sim que a gatinha já está a trocar de pelo como teoricamente ocorre na primavera, mas na prática acontece em fevereiro. Os celtas e outros povos comemoravam os primeiros sinais da primavera a mais ou menos no dia 2 de Fevereiro, aliás, numa festividade chamada Imbolc. Isso é diferente de Ostara, o equinócio da primavera. A ideia é que pode vir ainda o frio que for, mas a primavera já está a dar sinais. Estou a seguir bastante os modelos, por falar nisso, mas já sabemos que devemos por alguma pitada de sal, especialmente a mais de 240 horas...

Não quis estipular uma precisão inferior a 1C com a minha grosseira experiência, mas fiquei assombrada com a similaridade com o isep e os quase 2C de S. Gens! Claro, não havia sol a bater no meu lado do prédio a esta hora, tenho as janelas viradas a nascente :)

Os raios ultravioleta já estão a aumentar, metade do território português já está com raios ultravioleta 3 e a outra metade ainda continua com raios ultravioleta 2.

A Primavera está a aproximar-se :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Mais uma nova estação registada no WU:
lknoPKr.jpg

Inversão na minha estação sameiros e também nesta nova , que já vai com 6,3ºC
 
  • Gosto
Reactions: Névoa e Mr. Neves

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Já vai frio este final de dia e arrefece de forma lenta.
O céu mantêm-se limpo e o vento permanece fraco de N\NNE.

Tméd: 6,0ºC
Tatual: 4,0ºC
Hr: 82%
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Os raios ultravioleta já estão a aumentar, metade do território português já está com raios ultravioleta 3 e a outra metade ainda continua com raios ultravioleta 2.

A Primavera está a aproximar-se :D

Ainda hoje andei a teorizar sobre esta situação, a pensar se esta seria a razão de eu ter a temperatura mais elevada dentro de casa, e justamente pela manhã quando o sol bate na varanda e alguns raios chegam mesmo à sala. No resto do dia ainda não notei grandes diferenças de temperatura na sala.
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Reparei hoje que conseguia ver um bocadinho de neve a partir da minha casa:

Snow in Serra do Soajo, Portugal 27 January, 2015 by guimeixen, on Flickr

Tentei fotografar com o telemóvel e os binóculos e sempre deu para ver um bocado mais perto. Está a uma distância de quase 43,5km.
Senão me engano na seta a verde está a Pedrada na Serra do Soajo, na seta amarela está o Outeiro Maior e na seta vermelha está o Alto da Derrilheira, corrijam-me se estiver errado:

Snow in Serra do Soajo, Portugal 27 January, 2015 by guimeixen, on Flickr
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Fotos fantásticas Lince! És um sortudo por viver aí...em minha opinião claro:)
So uma questão: quando escreves que é o ponto mail alto da Peneda , é tambem conhecido como Serra do Soajo certo? É na Pedrada?
Para mim sempre foi considerado o ponto mais alto da Serra da Peneda, embora, como disse o Aristocrata, e bem, existem algumas dúvidas quanto à denominação. Se reparares no mapa que o Aristocrata dá como exemplo, nem sequer vem mencionada a Serra do Soajo, como também aquela serra de Lamas de Mouro, que nem existe e faz parte da extensa Serra da Peneda.
Temperatura actual: 3,8º
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Tentei fotografar com o telemóvel e os binóculos e sempre deu para ver um bocado mais perto. Está a uma distância de quase 43,5km.
Senão me engano na seta a verde está a Pedrada na Serra do Soajo, na seta amarela está o Outeiro Maior e na seta vermelha está o Alto da Derrilheira, corrijam-me se estiver errado:
Se a foto foi tirada de Braga nunca poderá ser a alto da Pedrada nem o Outeiro Maior, quanto ao alto da Derrilheira não te posso dizer, pois não conheço a sua localização.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Se a foto foi tirada de Braga nunca poderá ser a alto da Pedrada nem o Outeiro Maior, quanto ao alto da Derrilheira não te posso dizer, pois não conheço a sua localização.

Estive a ver no google earth e ao traçar uma linha da minha casa nessa direção vai dar a essa zona.:huh::unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

nevoeiro gelado vindo de Leste a entrar, sigo com 2.3 ºc actuais que é a mínima do dia, está frio e húmido.:cold: