Shelf Cloud - 18 Julho 2006 - Carcavelos

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
À medida que fôr encontrando os fenómenos mais interessantes no meu arquivo vou colocando aqui.

Esta é para mim a melhor shelf cloud que já pude observar directamente (e sentir) nos últimos anos. Tenho outros registos mas são mais antigos e não estão digitalizados ainda.

Observação que durou 10 minutos desde o avistamento às 10:50.
Vento local de leste à superfície gerado pela própria circulação da célula, numa situação sinóptica com dois núcleos depressionários:
tSxAsh3.png


vento de sul ao nível de 850 hPa
sL9NuuO.png


Nuvem arco paralela à costa com extensão calculada à vista em cerca de 10Km, orientação ESE-ONO, deslocamento para NNE:
rcMhgLg.jpg

pP8vxAM.jpg

7PWQQrn.jpg


u3h5SoX.jpg

1g63vcm.jpg

zWS71gt.jpg


77NH4Gw.jpg


Nesta altura o aspecto era deveras inquietante, no entanto não consegui distinguir indícios de funnel clouds ou rotação. A nuvem avançava como a frente de uma onda a rebentar.
64OCCGE.jpg

dRMBWq1.jpg

B7uLJqb.jpg


Apesar do aspecto nada daqueles detalhes na base me pareceram relacionados com fenómenos de rotação:
e2HGhLj.jpg

Pzh9o5w.jpg


Até à altura em que a frente de rajadas atingiu terra (só pude tirar esta foto e saltei para dentro), não observei no entanto nenhuma formação com rotação típica de tornado ou dust devil.
EZe5yZG.jpg


Durou poucos segundos e logo a seguir pude sair e continuar a acompanhar a aproximação da célula e a passagem do bordo posterior da nuvem arco:
qUj60HL.jpg

V4ctvxr.jpg

mfAnZmN.jpg

mfliRkz.jpg

u0M8xtX.jpg

ZLY6HOl.jpg

jUhvC05.jpg


só quando o bordo da nuvem passou na vertical local é que principiou a precipitação:
Sk1vtm4.jpg

fp3cgW1.jpg

izckAmt.jpg


Alguns trovões surdos foram ouvidos durante a aproximação mas nada de especial quanto a actividade eléctrica.
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Espectacular! :palmas:

Há tempos andei na internet à procura de registos deste fenómeno, pois eu tinha apenas 10 anos e lembro-me perfeitamente de estar na Costa da Caparica a fazer um dia de praia com o meu ATL e de repente fica uma escuridão e lembro de comentar com alguém que o céu estava com "montanhas". De repente levantou-se uma ventania e começou a chover torrencialmente, ninguém aguentava levar com aquela areia toda levantada no corpo. Foi um dia de praia perdido, mas meteorologicamente brutal :D

Obrigado pela partilha! :cheers:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e actioman

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Belíssimo!!! :uau:

Já por aqui há alguns registos destes no fórum, até dessa mesma formação, como referiu o Vince, mas tão detalhado como o teu ainda não tinha visto!
Essa casa onde moras cá para mim foi estrategicamente escolhida! :D

Tomei a liberdade de utilizando as tuas 3 primeiras fotos fazer uma panorâmica com a nuvem! (se não o quiseres retiro de imediato :) )

Aqui fica o resultado!

HrRfwDN.jpg



Abraço e obrigado, uma vez mais, por partilhares aqui com a malta coisas tão boas e que nos fazem vibrar de verdade!!!


(e da neve de 29/01/2006 aí pela capital, não se arranja nada! ;) )
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Espectacular! :palmas:

Há tempos andei na internet à procura de registos deste fenómeno, pois eu tinha apenas 10 anos e lembro-me perfeitamente de estar na Costa da Caparica a fazer um dia de praia com o meu ATL e de repente fica uma escuridão e lembro de comentar com alguém que o céu estava com "montanhas". De repente levantou-se uma ventania e começou a chover torrencialmente, ninguém aguentava levar com aquela areia toda levantada no corpo. Foi um dia de praia perdido, mas meteorologicamente brutal :D

Obrigado pela partilha! :cheers:

:thumbsup:obrigado e que boa descrição!;)

Excelentes. Havia registos disso no fórum pois como era Verão havia muita gente na Praia, quer na linha quer na costa. Entretanto parte já se perdeu:
http://www.meteopt.com/forum/topico/nuvem-arcus-em-carcavelos-18-julho-2006.1114/

Mas as tuas fotos são muito mais interessantes, mostram a parte mais agressiva.

Obrigado! Excelente ter havido mais testemunhos aqui no fórum, devia ter procurado antes de abrir o tópico, vou passar a fazer isso com mais cuidado!:thumbsup:
Não supunha sequer que a nuvem e a frente de rajadas tivesse chegado à Costa da Caparica, portanto a minha estimativa da sua extensão pecava por defeito, provavelmente teria o dobro, cerca de 20 Km, efeito da perspectiva.

Essa casa onde moras cá para mim foi estrategicamente escolhida! :D

Tomei a liberdade de utilizando as tuas 3 primeiras fotos fazer uma panorâmica com a nuvem!

:D ficou espectacular! Obrigado pelo teu trabalho, já tinha pensado que as fotos pudessem juntar-se, assim tem-se até a percepção da célula que desencadeou esta formação. E agradeço a lembrança de pores o pseudónimo, sempre que quiserem aproveitar as minhas fotos, estão à vontade! :thumbsup:

É verdade, a casa foi mesmo escolhida pela situação!
 
  • Gosto
Reactions: actioman

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esse baú de registos que tens por aí deve ser bem valioso!!
Continua a brindar a malta com estes registos espectaculares! :D

Tenho registos fotográficos locais exaustivos desde os anos 70, para dizer a verdade nem eu sei bem tudo o que tenho (o arquivo total tem quase dois milhões de fotos e vídeos). Também vídeos desde o final da década de 80. Até ao advento da fotografia digital, 2001 talvez, fazia principalmente em diapositivo Agfachrome, e Velvia (o lendário...). A digitalização dessa parte do arquivo é tarefa que ainda não começou. A foto digital de melhor qualidade só comecei mesmo em 2004 com a célebre Canon 300D.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Bem que brutalidade,
no entanto isso faz-me lembrar uma situação quase semelhante que eu vi, não consigo precisar, mas julgo que possa ter sido entre 1973 e 1978 talvez não mais, ainda era puto,
estava no verão, calor, e eu da janela, quando ainda podia ver Lisboa do aeroporto até ao Monsanto e a Arrábida ao fundo, começa este horizonte a ficar negro, todo ele, e começa a dirigir-se para norte, em direcção a Lisboa e por fim chega a aqui a casa, um vendaval descomunal com poeiras imensas ao ponto de se deixar de ver, as imagens que tenho estão apenas na minha memória, evento unico até hoje.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
À medida que fôr encontrando os fenómenos mais interessantes no meu arquivo vou colocando aqui.

Esta é para mim a melhor shelf cloud que já pude observar directamente (e sentir) nos últimos anos. Tenho outros registos mas são mais antigos e não estão digitalizados ainda.

Observação que durou 10 minutos desde o avistamento às 10:50.
Vento local de leste à superfície gerado pela própria circulação da célula, numa situação sinóptica com dois núcleos depressionários:
tSxAsh3.png


vento de sul ao nível de 850 hPa
sL9NuuO.png


Nuvem arco paralela à costa com extensão calculada à vista em cerca de 10Km, orientação ESE-ONO, deslocamento para NNE:
rcMhgLg.jpg

pP8vxAM.jpg

7PWQQrn.jpg


u3h5SoX.jpg

1g63vcm.jpg

zWS71gt.jpg


77NH4Gw.jpg


Nesta altura o aspecto era deveras inquietante, no entanto não consegui distinguir indícios de funnel clouds ou rotação. A nuvem avançava como a frente de uma onda a rebentar.
64OCCGE.jpg

dRMBWq1.jpg

B7uLJqb.jpg


Apesar do aspecto nada daqueles detalhes na base me pareceram relacionados com fenómenos de rotação:
e2HGhLj.jpg

Pzh9o5w.jpg


Até à altura em que a frente de rajadas atingiu terra (só pude tirar esta foto e saltei para dentro), não observei no entanto nenhuma formação com rotação típica de tornado ou dust devil.
EZe5yZG.jpg


Durou poucos segundos e logo a seguir pude sair e continuar a acompanhar a aproximação da célula e a passagem do bordo posterior da nuvem arco:
qUj60HL.jpg

V4ctvxr.jpg

mfAnZmN.jpg

mfliRkz.jpg

u0M8xtX.jpg

ZLY6HOl.jpg

jUhvC05.jpg


só quando o bordo da nuvem passou na vertical local é que principiou a precipitação:
Sk1vtm4.jpg

fp3cgW1.jpg

izckAmt.jpg


Alguns trovões surdos foram ouvidos durante a aproximação mas nada de especial quanto a actividade eléctrica.
Por que é que só vi isto agora? Que brutal!! Parabéns pelas fotos espetaculares! :eek: