Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2015



M

Membro excluído 274

Segundo o IPMA , na próxima quarta - feira não está prevista queda de neve em nenhum local .

Em que é que ficamos ?

É de facto o mais provável, infelizmente! Não será fácil que a cordilheira cantábrica e o maciço galaico deixem passar qualquer precipitação para o nosso rectangulo... e depois o IPMA tem como referencia o ECMWF, a chegar alguma coisa será muito residual e será no extremo norte, zona fronteiriça, em especial na zona de Barroso (Montalegre).
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No próprio GFS a precipitação acaba logo no início da madrugada que é quando as cotas começam a cair bem, mas isto ainda pode mudar nos detalhes

sgP6bXX.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para mim , há algo que não está a bater certo .

Se o IPMA admite que na quarta possam ocorrer aguaceiros , como é possível que não sejam de neve em sítio nenhum ? Ainda para mais , o " GFS " a colocar cotas baixíssimas .

Sinceramente , na minha opinião . há algo de estranho nesta previsão .


P. S . : podia brincar e sonhar um pouco , e pensar que , como o IPMA nunca prevê queda de neve abaixo dos 300 m , e se calhar a precipitação vai ocorrer mais no Litoral , que eles não acreditam nessa possibilidade ( mas o frio vai estar lá ) .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
as previsões estão cada vez piores.. :disgust: é assim no nosso retângulo

Sim, já estamos habituados! Com estas entradas continentais, a melhor das hipóteses seria a formação de uma cut-off a oeste de Lisboa, caso contrário, como se vê tudo o que entra por Espanha, já chega cá bem seco. São situações difíceis de prever pelos modelos globais!

Outra hipótese é que primeiro se instale o frio e depois que haja suficiente frio acumulado para haver resistência à subida imediata das temperaturas, perante uma qualquer entrada de precipitação.

O problema disto tudo, é estar sempre a adiar mais uns dias e depois, ora cortam no frio e aumentam a precipitação, ou cortam na precipitação e mantêm o frio. Em duas palavras: "morte lenta" :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
so tenho certezas numa coisa.. a extensão do AA em crista ate a escandinavia...

agora se vamos ser influenciados ou não já é uma duvida!!!! tudo é possível...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Para mim , há algo que não está a bater certo .

Se o IPMA admite que na quarta possam ocorrer aguaceiros , como é possível que não sejam de neve em sítio nenhum ? Ainda para mais , o " GFS " a colocar cotas baixíssimas .

Sinceramente , na minha opinião . há algo de estranho nesta previsão .


P. S . : podia brincar e sonhar um pouco , e pensar que , como o IPMA nunca prevê queda de neve abaixo dos 300 m , e se calhar a precipitação vai ocorrer mais no Litoral , que eles não acreditam nessa possibilidade ( mas o frio vai estar lá ) .

Penso que isso se deve ao facto de os aguaceiros estarem previstos apenas no litoral...e no litoral o IPMA fala em "possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral até final da manhã"..portanto mesmo no litoral não estarão garantidos..se fossem aguaceiros mais generalizados ao interior,então certamente falariam em cotas de neve...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e Névoa

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia, penso que as próximas RUN, vão apenas trazer ajustamentos, que poderão marcar a diferença. Parece-me que aqui para o Norte poderá haver algumas surpresas, mas dificilmente abaixo dos 400 metros e claro mais para o interior. Precipitação aliada a frio é o que se pede, mas as montanhas acima dos 60/700 metros ainda vão ficar pintadas se estes modelos se mantiverem. Atenção que Bragança pode ser uma feliz contemplada e mesmo Vila Real ainda pode ter surpresas.

Pelo menos se acontecer será e madrugada o que é uma ajuda. Logo acho que termos mais certezas, porque da mesma forma que tira também pode voltar a por.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
deixámos de ter "precipitação abaixo da média"... portanto após este início frio, o inverno poderá entrar numa fase diferente: mais atlântico, com mais chuva e menos frio.

Na precipitação total semanal não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo para as 4 semanas compreendidas entre 02/02 e 01/03.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 02/02 a 08/02, e de 23/02 a 01/03. Nas semanas de 09/02 a 15/02 e de 16/02 a 22/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego