Pedido de dados meteo/clima

susana.moco

Cirrus
Registo
21 Abr 2008
Mensagens
20
Local
Coimbra
Olá!
Gostava de agradecer a vossa preocupação. Já estive a ver o site indicado pelo STormRic, para o cálculo da PET seriam necessários os seguintes dados:
- temperatura do ar
- tensão de valor em hPa (suponho que pressão atmosférica)
- velocidade do vento em m/s
- temperatura radiativa média (0ºC),
a questão é, será que o IPMA publica estes dados desde 1981 par as estações de Bragança, Coimbra, Porto, Lisboa, Beja e Faro e logo será que seja possível calcular o PET desde 1981 até ao momento actual para estas estações?
Quanto à temperatura radiativa média, coloco a mesma questão?
Não querendo abusar, será que algum de vós tem algum scan daqueles boletins meteorológicos diários antigos do IM só para ver quais os dados e estações que apareciam e as que aparecem atualmente?
Obrigada pela vossa atenção
 


susana.moco

Cirrus
Registo
21 Abr 2008
Mensagens
20
Local
Coimbra
Ainda dentro da mesma linha, algum de vós tem ou conhece a fórmula concreta de cálculo da PET e da Temperatura radiativa média, por favor?
Obrigada
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
a questão é, será que o IPMA publica estes dados desde 1981 par as estações de Bragança, Coimbra, Porto, Lisboa, Beja e Faro

Como talvez já tenha percebido, e daí a escassez de respostas, não é fácil arranjar históricos de dados meteorológicos em Portugal ... sem ser a pagar.

Aqui há poucos anos houve uma vaga reformadora na Europa de partilhar totalmente a informação como acontece nos EUA, Austrália, etc,etc, mas mal chegou cá a Portugal, conseguimos uns resumos mensais, normais, etc, já não foi mau.
Mesmo em Espanha a certa altura foi uma revolução, disponibilizaram muita coisa mas arrependeram-se, não sei se por causa da crise, fizeram marcha atrás.
Retrocedemos mais uma vez nesta matéria, uma coisa que eu não consigo compreender dado que tudo isto é pago pelos contribuintes europeus.

Se for para fins académicos, não sei como será hoje em dia, o ideal é contactar o próprio IPMA.

De qualquer forma, o IPMA pertencendo à OMM disponibiliza há décadas um resumo diário de algumas estações, dados que são públicos.

Não sei é se esse resumo diário é suficiente para o que pretende fazer.
Pode arranjar os dados por exemplo neste link:
http://www7.ncdc.noaa.gov/CDO/cdoselect.cmd?datasetabbv=GSOD&resolution=40

Pode fazer download em CSV por ex, tem é que converter unidades (por ex. F em ºC, polegadas em mm, etc), ter cuidado com falhas, etc, etc.

As estações que existem e de que períodos existem dados, vem nesta lista:

6170tlX.png


Das que referiu, tem dados de todas menos de Coimbra, em que só tem duma estação até 1996 e de outra estação desde daí. Provável mudança de local, pelo que dados não devem ser trabalhados como se do mesmo local se tratasse. Para Porto convém também não esquecer que é Pedras Rubras, não é propriamente a cidade do Porto. Serra do Pilar seria mais adequado, mas pelo menos nesta base de dados só tem de 2001 até 2008.

O tipo de resumo diário que consta nestes datasets são os seguintes, mas não existem necessariamente todos em todas as estações:

Mean temperature (.1 Fahrenheit)
Mean dew point (.1 Fahrenheit)
Mean sea level pressure (.1 mb)
Mean station pressure (.1 mb)
Mean visibility (.1 miles)
Mean wind speed (.1 knots)
Maximum sustained wind speed (.1 knots)
Maximum wind gust (.1 knots)
Maximum temperature (.1 Fahrenheit)
Minimum temperature (.1 Fahrenheit)
Precipitation amount (.01 inches)
Snow depth (.1 inches)
Indicator for occurrence of:
http://www7.ncdc.noaa.gov/CDO/GSOD_DESC.txt

Espero que lhe seja útil.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Olá!
Gostava de agradecer a vossa preocupação. Já estive a ver o site indicado pelo STormRic, para o cálculo da PET seriam necessários os seguintes dados:
- temperatura do ar
- tensão de valor em hPa (suponho que pressão atmosférica)
- velocidade do vento em m/s
- temperatura radiativa média (0ºC),
a questão é, será que o IPMA publica estes dados desde 1981 par as estações de Bragança, Coimbra, Porto, Lisboa, Beja e Faro e logo será que seja possível calcular o PET desde 1981 até ao momento actual para estas estações?
Quanto à temperatura radiativa média, coloco a mesma questão?
Não querendo abusar, será que algum de vós tem algum scan daqueles boletins meteorológicos diários antigos do IM só para ver quais os dados e estações que apareciam e as que aparecem atualmente?
Obrigada pela vossa atenção

Posso arranjar até ao fim da semana alguns scans de boletins antigos.

Não tenho a certeza de que os boletins tenham a tensão de vapor de água, têm a humidade relativa ou o ponto de orvalho (relação). Não me parece que tenham a temperatura radiativa média, mas por não me lembrar quais os dados registados no boletim.

Um contacto com o IPMA pode, como foi sugerido, abrir portas por ser para fins académicos. Também dispõem de toda a bibliografia científica, mas seria necessária uma deslocação a um dos centros ou mesmo à sede em Lisboa.

Uma pesquisa no google sobre calculation of physiological equivalent temperature pode dar indicações sobre o modo como é obtida.
 
  • Gosto
Reactions: susana.moco

susana.moco

Cirrus
Registo
21 Abr 2008
Mensagens
20
Local
Coimbra
Obrigada a ambos Vince e StormRic pela vossa preocupação e dicas que estão a ser de facto muito preciosas.
Vince, é como diz, os dados que necessitava só são disponibilizados pelo IPMA mediante um pagamento e dado o elevado número de estações e de anos, o valor é alto, não posso comportar. Vou analisar atentamente o site que me indica, muito obrigada.
Já agora, para um estudo há mesoescala, é mais relevante estudar Porto Pedras Rubras ou Serra do Pilar, isto em termos bioclimáticos e de necessidade de abordar o desconforto em comparação com as restantes estações.
StormRic se lhe fosse possível enviar-me apenas um ou dois boletins, do período de Verão, entre 1981 e de 2010, para ver a diferença, agradecia imenso.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Para fins académicos e se a universidade fizer um pedido ao IPMA, eles fornecem os dados, sem ser preciso pagar. Eu precisei de dados de temperatura e de radiação solar da estação Faro(Aeroporto) e eles forneceram-me em excel uma tabela com esses dados todos dum 1 ano.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigada a ambos Vince e StormRic pela vossa preocupação e dicas que estão a ser de facto muito preciosas.
Vince, é como diz, os dados que necessitava só são disponibilizados pelo IPMA mediante um pagamento e dado o elevado número de estações e de anos, o valor é alto, não posso comportar. Vou analisar atentamente o site que me indica, muito obrigada.
Já agora, para um estudo há mesoescala, é mais relevante estudar Porto Pedras Rubras ou Serra do Pilar, isto em termos bioclimáticos e de necessidade de abordar o desconforto em comparação com as restantes estações.
StormRic se lhe fosse possível enviar-me apenas um ou dois boletins, do período de Verão, entre 1981 e de 2010, para ver a diferença, agradecia imenso.

Serra do Pilar, por estar mais integrada em zona urbana.
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
Boas precisava de arranjar uma lista de países com registos (recordes se possível) das temperaturas mínimas mais altas (basta alguns).

Para exemplificar melhor o que pretendo:
Portugal Mínima mais baixa: -10 ºc (em Janeiro de x)
Portugal Mínima mais alta: 24 ºc (em Julho de x) <- pretendo este tipo de dados

Se alguém conseguir arranjar uma lista de registos, ficava agradecido.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Boas precisava de arranjar uma lista de países com registos (recordes se possível) das temperaturas mínimas mais altas (basta alguns).

Para exemplificar melhor o que pretendo:
Portugal Mínima mais baixa: -10 ºc (em Janeiro de x)
Portugal Mínima mais alta: 24 ºc (em Julho de x) <- pretendo este tipo de dados

Se alguém conseguir arranjar uma lista de registos, ficava agradecido.

Pedido difícil:

http://www.metoffice.gov.uk/public/weather/climate-extremes/#?tab=climateExtremes

http://www.bom.gov.au/cgi-bin/clima...emes.cgi?climtab=tmin_high&area=aus&year=2015 (ver Official records for Australia)
 
  • Gosto
Reactions: invent

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores