Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2015

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite,

as previsões, segundo o GFS, apontam para uma mudança para o arquipélago, parece que o AA dos Açores irá parar de demonstrar todo o seu potencial, deixando passar algumas frentes para os próximos dias...a aguardar....

Esta primeira frente de 5ªfeira vai conseguir em parte ganhar a batalha contra o anticiclone que se deslocará temporariamente para nordeste; dessa frente resultará um núcleo depressionário pouco cavado que seguirá depois para sul. O grupo oriental é o que receberá menos precipitação, e é preciso estar optimista para que isso aconteça mesmo, pode passar de raspão na trajectória para sul/sueste. A segunda frente vai ser estrangulada pelo anticiclone que mesmo baseado sobre o continente estenderá uma crista na direcção das ilhas. E ainda uma terceira frente já muito longínqua no tempo, daqui a duas semanas tentará novamente modificar a situação. Penso que são todas "batalhas" meio perdidas de uma "guerra" contra o anticiclone que não vai ser ganha tão cedo.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu encoberto e vento nulo/fraco. A temperatura está na casa dos 12°C.

Hoje, o céu apresentou-se em geral encoberto.

Ontem, a mínima mais baixa foi 11°C, registada nas Flores. Registou-se ainda 12,2°C no Pico, 12,3°C no Nordeste, 12,8°C em São Jorge, 12,9°C em Santa Maria e no Corvo, 13,2°C em Ponta Delgada (Aeroporto), 13,3°C em Angra do Heroísmo e na Horta, 13,9°C em Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) e 14,9°C na Graciosa.

Uma boa semana e um bom mês de Fevereiro a todos. :)
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu limpo e vento fraco.

Está uma linda tarde! De manhã, o céu esteve encoberto, mas agora à tarde ficou totalmente azul.

Fotos de há 1 hora e de agora, respetivamente


xbZjEeh.jpg


qSPlGzQ.jpg



A partir das 00h00 UTC de hoje, vigorará um Aviso Amarelo para o Grupo Ocidental devido a precipitação pontualmente forte.

AVISO METEOROLÓGICO 02/2015
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
Uma superfície frontal fria associada a uma depressão localizada a oeste do grupo Ocidental deverá provocar um agravamento do estado do tempo nas ilhas Flores e Corvo, prevendo-se a ocorrência de precipitação pontualmente FORTE. Assim emite-se:

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 00UTC de 2015-02-03 e as 12UTC de 03-02-2015 Períodos de chuva pontualmente FORTE.



Ontem, no 1º dia de Fevereiro, as mínimas variaram entre os 10 e os 13ºC. A mínima mais baixa registou-se novamente nas Flores, 10,4ºC, seguindo-se São Jorge e a Graciosa com 11,2ºC, o Pico, o Nordeste e Santa Maria com 11,3ºC, Ponta Delgada (Aeroporto) com 11,7ºC, Angra do Heroísmo com 11,9ºC, Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) com 12ºC, a Horta com 12,7ºC e o Corvo com 13,5ºC.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Pessoal,

Qual a probabilidade de nevar no Pico da Vara no próximo fim de semana?
Estive lá ontem por volta das 14h e a temperatura andou sempre a rondar os 5ºC (ver imagem zipada), enquanto que em Ponta Delgada à mesma hora rondava os 16ºC:calor:.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Attachments

  • 2015-02-01-2241.rar
    1.1 MB · Visto: 57

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O Faial vai ver chover bastanta água amanhã e 4 feira.... :assobio: Pelo menos já dá para tirar a barriga da miséria.


2015_02_02_1951.png



Mas para além do Faial, ainda existem mais 8 ilhas à espera, e pela última actualização, a chuva poderá não ser assim tão democrática para todos... :facepalm:


Uma coisa é certa: Já é tempo de vir chuva da "grossa". Para todos!
 
Última edição:

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fraco.

Está algum sol. O céu apresentou-se de manhã muito nublado, mas a partir da tarde abriu-se.


fwu4xXY.jpg



O aviso amarelo referente a precipitação pontualmente forte no Grupo Ocidental foi prolongado até às 21h UTC de hoje.


Relativamente a ontem, a mínima mais baixa foi 9,4ºC, registada no Pico, seguindo-se o Nordeste com 10,2ºC, Santa Maria com 10,3ºC, Ponta Delgada (Aeroporto) com 11,6ºC, São Jorge e Graciosa com 11,8ºC, Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) com 12,6ºC, a Horta com 13,6ºC, as Flores com 13,7ºC, Angra do Heroísmo com 13,9ºC e o Corvo com 14,4ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O Faial vai ver chover bastanta água amanhã e 4 feira.... :assobio: Pelo menos já dá para tirar a barriga da miséria.

Eu gostava de estar mais optimista mas sinceramente parece-me que a frente será travada mesmo antes de chegar ao grupo central, restando precipitação marginal mas que ainda deverá regar bem. Concluo isto pela última run do GFS.

O aviso amarelo referente a precipitação pontualmente forte no Grupo Ocidental foi prolongado até às 21h UTC de hoje.

:thumbsup: bons acumulados no grupo ocidental, ao menos salve-se algum! Mas o aviso amarelo parece-me talvez marginal: em Corvo, máximo em 1 hora de 11,5mm e acumulado em 12 horas de 30,7mm; Flores com máximo de 8mm horário e total 24,8mm.

wNHJSUf.jpg

Rry7MN2.jpg


E para o grupo ocidental por hoje terá terminado este episódio de chuva significativa.
DWYPqbI.jpg


Olhos postos agora nas grandes massas nebulosas a sul do grupo central e na lotaria de conseguirem atingir ainda com actividade importante essas ilhas. O grupo oriental a ver o evento passar ao lado, quem sabe se não haverá surpresas, assim o esperamos.

Boas ... Aqui pela Terceira durante a madrugada tivemos alguns chuviscos fracos e temos tido um dia com céu muito nublado ... Parece que o tempo açoriano está a regressar à normalidade ...

Sem querer retirar esperanças, não me parece que a situação esteja de regresso à normalidade que seria um fluxo de oeste ou sudoeste consistente e contínuo. O anticiclone tem o centro deslocado para nordeste mas mantém-se uma situação de crista anticiclónica interrompida por pequenos vales depressionários à chegada de frentes que perdem rapidamente o potencial. A actividade desloca-se mais para sul onde forma núcleos depressionários os quais em conjunto com a crista anticiclonica produzem um fluxo de sueste, que é sempre aleatório quanto à distribuição da precipitação tendendo a ficar a sul do arquipélago.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985