Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em 1997 foi um grande nevão, de muita acumulação, mas a cotas médio/altas, e no dia 3 Janeiro ( e provavelmente dias seguintes)

TePq8ry.png

O articulo do jornal Terras da Beira referente a esse dia:

A neve teima em não se ausentar da cidade mais alta. Esta terça-feira nevou praticamente em toda a região e espalhou o caos nas estradas. Desta vez, com temperaturas abaixo de zero, a situação agravou-se devido ao gelo. Um rigoroso inverno, à moda antiga, que começa a dar dores de cabeça às autoridades.

«Não fica por aqui». Tinha razão um dos mais antigos comerciantes da cidade da Guarda quando, na passada segunda-feira, comentava com o TB as suas previsões sobre o tempo para os dias seguintes. Com a voz da experiência, de quem vive na cidade mais alta há quase 70 anos, Júlio Espigado deu "um tiro certeiro" e até parece que adivinhava o que estava para vir. Menos de 24 horas depois, uma autêntica tempestade de neve assolou a Guarda e toda região, fazendo esquecer os nevões que, em menos de um mês, invadiram a cidade por duas vezes.
No dia 5 de Dezembro a Guarda acordara branca como nunca. Dizem os mais velhos que há mais de 20 anos não caía um nevão assim por estas bandas. Na altura foi o caos. A cidade esteve isolada, o IP5 transformou-se num verdadeiro pandemónio, as escolas fecharam, os serviços trabalharam parcialmente... Um transtorno inesperado que desencadeou um reboliço na vida quotidiana do distrito, deixando a zona urbana praticamente inactiva. Mesmo a estrutura montada pela Protecção Civil, organizada em conjunto com os bombeiros, GNR, PSP, Câmara da Guarda e Junta Autónoma de Estradas (JAE), teve que "medir forças" com a situação climatérica que, em determinados momentos, foi mais forte do que a própria massa humana.
Mal refeita do maior nevão das últimas duas décadas, a cidade volta a ficar completamente branca na madruga do passado dia 2 de Janeiro. Com o ano novo chegam também as baixas temperaturas - atingindo mesmo a escala negativa - em quase toda a região do interior. Da Guarda a Bragança, passando por Viseu, Vila Real, Marão, Lousã, Caramulo, e, claro, a Serra da Estrela, o panorama foi idêntico com um manto de neve, uniforme, que durante uma semana consecutiva causou os já habituais transtornos. As situações mais delicadas verificaram-se na Guarda e em Bragança, onde a formação de gelo manteve, intacta, a camada branca de mais de meio metro de altura nas duas cidades. Os problemas repetiram-se: Escolas com férias prolongadas, acessos interditos, comércio e serviços a meio gás. Enfim, uma situação que já não era nova.
O pior é que ninguém contava com mais uma "avalanche" de neve quando ainda se mantinham, um pouco por todo o interior, os vestígios do último nevão. Instalou-se, novamente, o caos. O distrito, particularmente a cidade da Guarda, acordou, na manhã desta terça-feira, com mais um intenso nevão. Um cenário igual em todo o interior, norte e centro, que em nada destuou do panorama europeu.

Do caos à normalidade

O dia amanheceu branco. A cidade estava praticamente deserta e os apelos, para que as pessoas deixassem as viaturas em casa, sucediam-se. As autoridades temiam o pior. Porque os perigos do piso escorregadio eram evidentes. Por isso, desde as primeiras horas da manhã de terça-feira que a prevenção da GNR e da Brigada de Trânsito levou ao encerramento de um significativo número de estradas do distrito. Ainda assim, aqui e ali, houve "chapa batida". A neve faz desta coisas: apanha os desprevenidos e vinga-se nos mais atrevidos. Por ser sempre assim é que as forças de segurança não se cansaram de aconselhar os automobilistas a ficarem em suas casas, à excepção dos transeuntes em veículos todo-o-tereno e, mesmo estes, não escaparam ao piso escorregadio junto ao cruzamento para o Bairro da Luz. Aconteceu com duas viaturas dos bombeiros da Guarda. Nada a fazer. Tanto mais que a corporação da Guarda teve que "deitar a mão" a tudo, acudindo a diversas circunstâncias como o «transporte de oxigénio para o hospital, de doentes, médicos, enfermeiros, enfim, de tudo um pouco», disse o comandante António Sequeira, lamentando, em declarações à "Antena 1", «a falta de equipamentos capazes, nomeadamente, por parte da polícia».
Simultâneamente, a JAE, a Câmara, e as forças de segurança, desencadearam uma exaustiva operação de emergência, à qual se manteve sempre atento o governador civil, Ferando Lopes. Não obstante, o trabalho desta estrutura «não foi fácil», particularmente para os 30 funcionários da JAE. Com a ajuda de cinco limpa-neves e cinco espalhadores de sal-gema, os trabalhadores, tiveram «dificuldades em remover a neve devido ao gelo se já se encontrava nas estradas», explicou o responsável máximo da JAE no distrito, Alexandre Quaresma. Apesar disso, a meio da tarde já se transitava no IP5, bem como em algumas das outras estradas do distrito, onde a circulação também esteve interrompida, causando os mesmos problemas. Os contratempos causados pela neve afectaram, igualmente, as zonas de Sabugal, Vilar Formoso, Pinhel, Trancoso e Aguiar da Beira, o mesmo sucedendo em localidades dos distritos visinhos.
À hora do fecho desta edição o trânsito voltava, lentamente, à normalidade, mas permaneciam os alertas das entidades responsáveis que mantinham de pé a operação desencadeada durante o dia. Na zona urbana da Guarda a situação mantinha-se mais complicada, devido à maior espessura do manto branco. Algumas artérias continuavam encerradas ao trânsito e já estava garantida a continuadade do encerramento das escolas. As aulas só não estiveram suspensas (terça-feira) na Escola Superior de Enfermagem, onde a maioria dos alunos e professores conseguiram chegar ao edifício, situado no recinto do antigo Sanatório.

Paula Pinto


Eu estive 2 semanas sem ir às aulas. Infelizmente não tenho quaisquer fotos desse nevão. O mês seguinte, fevereiro de 1997, esteve muito acima da média.
http://www.meteopt.com/forum/topico/neve-a-cotas-baixas-em-portugal.622/page-2#post-22797






Há também 1987, uma década antes, a 14 Janeiro, esse foi um nevão épico a cotas baixas, há imensos registos no fórum sobre esse dia (a par do nevão de Fevereiro de 1983 entre outros).

XZ5ZP5u.png


dfXqSWd.png



Podem pesquisar as cartas de reanálise em:
http://www.meteopt.com/clima/reanalise-20thc/diario/peninsula-iberica
http://www.meteopt.com/clima/reanalise-ncep/diario/peninsula-iberica
 


Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Bom dia ,

Pelo que vejo na evolução dos modelos , estes cada vez mais a fortalecer o anticiclone previsto para os próximos tempos . Para mim é um mau sinal ( ou não , conforme os gostos ) , pois normalmente fevereiro costuma ser um bom mês para " cavalgar " potentes anticiclones . Mas este inverno vai bom para o AA , por isso até acho que é o mais provável .

De resto , sinceramente , não vejo motivo para um grande entusiasmo neste evento que se aproxima ( não devem haver recordes de temperatura , será um evento normalíssimo de inverno ) . Só os média é que já começaram com o habitual sensacionalismo .

O único ponto de especial interesse poderá ser aquela possibilidade de precipitação residual na sexta ( embora o " ECM " já tenha recuado ) .
Nunca se sabe , vamos aguardar que possa haver um milagre .

P. S . - Até a Senhora das Candeias quer que o inverno se vá embora , como ontem esteve a chorar , o inverno está a acabar ( mas houveram alguns raios de sol de tarde , espero que também conte ) .:angry:

Já é a segunda referência ao Candlemas, não posso deixar de responder :D

Não sei se repararam, mas o Imbolc foi também chuvoso, e de qualquer forma estas datas são especialmente caras à meteorologia, já que em tempos ancestrais eram festivais em que se realizavam divinações meteorológicas, ou seja, mais ou menos o que nós fazemos aqui o ano todo. São os antepassados dos modelos, e alguns estudos sugerem que não seriam datas fixas (1 e 2 de Fevereiro) mas sim dependentes de mudanças no tempo.

A vela, o fogo do Imbolc e do Candlemas representam o início do calor, e será a força que nos conduzirá do inverno aos dias mais amenos e leves da primavera. Em Ostara (Easter) já poderemos falar da renovação e renascimento, da primavera em si, mas por enquanto celebramos Imbolc a adivinhar o tempo!
 
  • Gosto
Reactions: james

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,172
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
boas não sei se aqui será o sitio certo mas cá vai:
(se nao for avisem para a proxima eu saber :) )

http://www.noticiasaominuto.com/mun...da-preocupa-habitantes-de-cidade-russa#/615/0

O que dizem a isto?
No minimo estranho...

A explicação do meteorologista deve ser correcta. Nós por cá costumamos ter chuva de lama amarela/laranja devido às poeiras do Sahara e notamo-lo bem pelo estado em que ficam os automóveis. Se nevasse seria neve laranja e até mais colorida do que a que se vê na reportagem. Por acaso se nevar nalgum ponto do território nos próximos dias 8 e 9 poderemos assistir a fenómeno semelhante pois haverá uma ligeira entrada de poeiras vindas do deserto que terão circulado primeiro pela Grécia/Balcãs, norte de Itália, sul de França e finalmente entrarão na península vindas de leste. Serão no entanto concentrações mínimas.
Esta é a previsão para sábado à noite:
JvQBWt9.png


emitida pelo serviço usual: http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
O tópico das previsões está num sossego... Vê-se mesmo que as esperanças de neve a cotas baixas nesta entrada fria já morreram ou estão moribundas. Pelo que li no fim de semana no tópico das previsões já havia pessoal a embandeirar em arco, mas afinal temos um entrada fria seca normal, como tantas outras que já tivemos...

Venha mas é a Primavera com muito chuva e trovoada, melhores Invernos virão! :uau::cold:
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
nem esta assim nada de especial..de dia esta agradável... :buh: quase impossível haver precipitação amanha no interior...

bem vinda primavera :disgust:
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Sim, não se tem sentido as baixas temperaturas com que os "jornaleiros" têm andado a assustar a populaça mas aqui os dias têm sidos bastante frios, devido ao vento.
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
nem esta assim nada de especial..de dia esta agradável... :buh: quase impossível haver precipitação amanha no interior...

bem vinda primavera :disgust:

Primavera? calma lá sei até onde a desilusão pode levar mas calma ainda nem estamos a metade de Fevereiro e o Março ás vezes prega umas partidas...
acho que por vezes as expectativas são é muito altas e esquece mo-nos ás latitudes em que nos encontramos...
abraço
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Sim, não se tem sentido as baixas temperaturas com que os "jornaleiros" têm andado a assustar a populaça mas aqui os dias têm sidos bastante frios, devido ao vento.

Não só os jornaleiros, até aqui neste mesmo tópico segundo alguns membros parecia que o vortex polar vinha para a Península Ibérica (exagerado um pouco). Já há alguns anos que existe um medicamento aqui no MeteoPT, o cAAlmex, os mais antigos no fórum certamente que se recordam!:D

indice_zpseachhetr.gif


Mesmo assim nos próximos dias teremos geadas e temperaturas mínimas negativas em quase todo o Interior e em alguns sítios do Litoral, com algum vento de Norte a acompanhar o que vai potenciar a sensação de frio. :cold:
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Queiram continuar a discussão neste tópico (que é para isso que ele serve :) )

De resto... Penso que bastará olhar para qualquer ensemble para constatar inequivocamente que as temperaturas estão abaixo do normal para o período em apreço, pelo que falar em Primavera parece ser um pouco excessivo :)
 
  • Gosto
Reactions: Snifa
Estado
Fechado para novas mensagens.