Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
bf944652cefa589e931253b22bcf6d1b.jpg
[/IMG]


Não se vê as imagens, experimenta colar apenas sem usar o botão "imagem" da mensagem. Usa o link BB da imagem.

Não sei que faça, na Marinha Grande (bem mais próximo da costa) estão 6.8c !!
Malta, que dizem:
A tendência de aguaceiros é para continuar pela noite?
Estamos muito próximos.

Não deve haver aguaceiros durante a noite em terra, persistem apenas alguns isolados sobre o mar.
em Samora correia estava assim á pouco mas depois de terminar o video começou a chover e não apanhei :rain:



Belo vídeo acelerado, é sempre uma óptima forma de captar as nuvens, como os time-lapse. A informação numa sequência destas é muito mais rica do que uma única foto, compreende-se a cinemática da formação, evolução, movimento e dissipação, ficamos hipnotizados a observar aquelas convulsões.

Aproxima-se mais um aguaceiro, parecendo este ser mais forte. :)

Temperatura nos 7,3ºC e 76% de humidade. Ainda pensei em ir a Sintra, mas os topos começaram a formar nebulosidade, revelando bastante humidade, e reduzindo as possibilidades de ver o que quer que fosse.

Destaco esta estação, a Norte de Lisboa (Sobral de Monte Agraço), a cerca de 300 m de altitude, registando 4ºC já há algum tempo.

Do lado ocidental a serra esteve quase sempre descoberta, mesmo com as bases das nuvens a rasar o topo. Realmente avistava-se sobre a Cruz Alta e por trás dela, para oriente portanto, formação de nuvens baixas, parecia a serra a "fumegar". Por isso, vista daí, devia estar com os cimos ocultos.

esta tarde no Couço (concelho de Coruche), a foto foi retirada da pagina do facebook que está na minha assinatura

1782175_335367353330012_351565668900147580_n.jpg


6.5ºC em queda

Belo conglomerado antropogénico de granizo :D

Bela tarde de Inverno. Chuva desde o meio dia ate as 18h, com granizo por vezes constante. Pelas 17h30 +/- trovejou relativamente perto.. ;)
Não me parece é que tenha nevado na Serra de Montejunto, mas..

:thumbsup: ouviste mesmo trovoada? O IPMA nada registou por essa zona ou durante a tarde :mad:.
Não chegou à serra de Sintra mas por pouco receei que ainda houvesse algo, pelo aspecto e dinâmica das nuvens.
 
  • Gosto
Reactions: david 6

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Passei na estrada da serra, exactamente por cima da Malveira da Serra, a uns 260 m de altitude, foi 20 minutos depois de ultimo aguaceiro.
Frio e pouco mais.

65on4n.jpg

Realmente depois dessa hora já nada houve, apenas um aguaceiro muito fraco. É curioso que estivessem 4ºC a 260m, porque na Peninha, duzentos metros mais acima, nem isso me parecia estar (embora tivesse as mãos geladas :cold:, que atribuí mais ao vento do que propriamente à temperatura). Estaria já a inverter-se a temperatura? O vento depois das 19h até ficou mais calmo, embora Peninha é sempre Peninha...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Grande camada de gelo que se formou por aqui, algo pouco comum.
A precipitação de ontem teve a sua importância.
Minima: 2,5ºC

286zj2s.jpg

_____


No Pisão minima de -2,7ºC, estrada com gelo.
Tenho muitas fotos quando tive oportunidade publicarei nos topicos adequados.
Deixo só 3fotos.

14kuskx.jpg


hticrp.jpg


@StormRic já que este local está baptizado por congelador do concelho de Cascais.
Olha esta foto. :lol:

e9vqk3.jpg
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia,

a mínima foi de -1,0ºC, agora estão 5,7ºC com céu limpo e sem vento. Deve ter sido uma boa camada de geada, quando acordei às 10.00H ainda havia alguma nos locais mais abrigados.
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Tive na Serra do Montejunto na sexta-feira as 17:25, nos 350 metros estava a chover e vento, na parte do quartel já aparecia água-neve, lá em cima nos 600 metros havia uns farrapos de neve misturado com água-neve e vento, não acumulava nada no chão. A partir das 18:20 o céu ficou limpo.

Realmente foi a percepção que tive daqui que deveria estar a cair algo lá em cima na serra.







E aqui com o ultimo aguaceiro do dia já perto dos 4,0ºC, depois limpou.

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Boas

Mínima de 2,4ºC algo distante da mínima desde inverno que foi de -0ºC e que é quase impossível ser batida este e outros anos...

Agora céu limpo e 9,1ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde, mínima por aqui de 2,9ºC quase ás 7h da manhã, bastante geada espalhada aqui pelas ervas, estou curioso para ver até onde vai isto na próxima madrugada.
Praia da Rainha em grande com -2ºC, por agora Céu limpo, vento fraco e 8,3ºC.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas, por aqui caiu uma bela camada de geada, ainda nao tinha visto igual este inverno.
O meu auriol antes das 9 da manha estava congelado, a mínima foi de -1.2ºC.

b5fgp5.jpg


As favas até estavam todas torcidas
2v9w4sy.jpg


A geada vista ao longo do meu terreno, até parecia neve
2qja7v7.jpg


As framboesas estavam assim também
11adhmd.jpg


O bidão onde guardo a água da chuva que aproveito para regar o jardim no verão, contém cerca de 120 litros, e tinha uma boa altura de gelo.
vi4hj.jpg


As fotos foram tiradas depois das 9:10
 
Última edição: