Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2015



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
(2.3ºC?), vento fraco, céu limpo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Um belo passeio até ao Alto da Serra do Larouco. Paisagem no local e serras envolventes muito boa... Muito Sol, Neve e Frio também :)



c873e5386e5be3f1c552308a769ce21c80914652.JPG

:w00t: nunca tinha visto o marco geodésico de 1ª ordem do Larouco, que boas fotos!

(2.5ºC?), vento forte:surprise:. Alguém me explica como é que um anti-ciclone tem capacidade de produzir tanto vento?

Circulação periférica conjunta com a zona depressionária a formar-se a sul-sudoeste, o anticiclone não está em cima da península mas bem a norte:
7gb5e5N.gif
aFtTds3.gif


Bom dia :p

Tão limpinho que se vê a Torre a partir daqui.

:thumbsup:Bela foto! Também já estive nesses chalets. A vista para sul-sueste, Cova da Beira, é magnífica.
 
  • Gosto
Reactions: vamm e Mr. Neves

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje de manhã/início de tarde na Serra do Caramulo:

:palmas:Excelente! Essas escadinhas com ribeiro de gelo a escorrer são mesmo a subir para o Caramulinho? Já não me lembro, só lá fui uma vez.
Captaste a imponência do planalto da Estrela espectacularmente, é mesmo a nossa grande montanha, magnífico horst!
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Hoje o passeio foi totalmente pela Serra, não fugimos muito daqui.
Chegámos à Torre, estavam -1,5ºC e eram 10h e pouco, mas o vento de SE era tão forte, que nos atirava com neve para a cara e quase nos atirava ao chão. Era possível ver que algumas zonas já só tinham gelo por causa do vento. Na zona das pistas, cá me baixo, estava-se um pouco melhor, o vento não passava tanto.
A caminho da Lagoa Comprida, por volta das 12h, estavam -3ºC e era possível sentir o vento horrível que se sentia na Torre.
Em Seia estavam 6ºC às 13h, no Vale do Rossim estavam 2,5ºC por volta das 15h, em Manteigas estavam 5,5ºC pelas 16h, nas Penhas da Saúde esta 1,5ºC às 18h e na Covilhã (zona do SerraShopping) estavam 7,5ºC. Foi assim um dia de frio de rachar e frio suportável :p

Alguém me sabe dizer que zona é esta que aparece com neve junto ao Covão da Ponte e que é possível ver a partir da Torre e que no miradouro junto à Pousada de São Lourenço (perto das Penhas Douradas) fica mesmo em frente?
GLgrjDe.jpg


Locais de hoje: Lagoa Comprida
tcovCKv.jpg


Vale do Rossim, ainda congelado
eYUUoRi.jpg


Poço do Inferno (geladinho :cold:)
91nbI5H.jpg


Covão D'Ametade
xKaCmG5.jpg


Nave de Santo António
xC2zvrw.jpg
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Estas imagens da serra com neve são belissimas, é pena ter de fazer 300 km para lá ir e apanhar com mau tempo e não disfrutar da magnifica vista que se tem como nestas imagens, mas que ando com vontade de fazer uma visita relãmpago ando.

mandem um pouquinho de neve cá para baixo :lol:, embora pelas previsões, o frio vai "bazar".
 
  • Gosto
Reactions: vamm e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém me sabe dizer que zona é esta que aparece com neve junto ao Covão da Ponte e que é possível ver a partir da Torre e que no miradouro junto à Pousada de São Lourenço (perto das Penhas Douradas) fica mesmo em frente?

Aquela crista com neve culmina no vértide geodésico da Santinha, a 1592m. A encosta deste lado desce para o vale superior do Mondego. No colo de ligação com a crista das Penhas Douradas, situa-se a nascente do maior rio inteiramente português, e chama-se o Mondeguinho; para o outro lado é já a encosta que desce para Gouveia. O Mondego corre neste vale para nordeste e depois contorna o maciço da Santinha numa volta de 180º correndo então para sudoeste. É uma zona pouco conhecida mas tem das mais belas vistas da Estrela.

:palmas: belas fotos! venham mais :thumbsup:
A do Vale Rossim está linda com os Fragões das Penhas Douradas ao fundo.
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e vamm

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Estas imagens da serra com neve são belissimas, é pena ter de fazer 300 km para lá ir e apanhar com mau tempo e não disfrutar da magnifica vista que se tem como nestas imagens, mas que ando com vontade de fazer uma visita relãmpago ando.

mandem um pouquinho de neve cá para baixo :lol:, embora pelas previsões, o frio vai "bazar".
Eu fiz quase 400km, mas valeu muito a pena as 6h de viagem. :p
De qualquer das formas é preciso andar sempre a controlar o tempo, não somos assim tão malucos de vir para aqui e não ver como estão as coisas.

Aquela crista com neve culmina no vértide geodésico da Santinha, a 1592m. A encosta deste lado desce para o vale superior do Mondego. No colo de ligação com a crista das Penhas Douradas, situa-se a nascente do maior rio inteiramente português, e chama-se o Mondeguinho; para o outro lado é já a encosta que desce para Gouveia. O Mondego corre neste vale para nordeste e depois contorna o maciço da Santinha numa volta de 180º correndo então para sudoeste. É uma zona pouco conhecida mas tem das mais belas vistas da Estrela.

:palmas: belas fotos! venham mais :thumbsup:
A do Vale Rossim está linda com os Fragões das Penhas Douradas ao fundo.

Obrigada, StormRic. O que eu andei para perceber o que era aquilo :lol:

Nota-se que o tempo já mudou. A Torre já tem um capacete e a Sul já se vêem nuvens com fartura. Deram neve para esta noite, acima dos 1700m e a Torre agora está com -4,4ºC. Amanhã é que deve ser um dia para não sair do Chalé, porque já dão neve para os 1100 a 1300m, durante o dia também. :rolleyes:

Há que aproveitar hoje, o que for possível, para ir ao Ski :assobio:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic