Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2015

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado a encoberto e vento fraco. A temperatura está na casa dos 14°C e a humidade ronda os 80/90%.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente muito nublado, com abertas à tarde, tendo-se tornado depois encoberto. Caiu alguma precipitação fraca (chuvisco/chuva fraca) para o final da tarde/início da noite.

Ontem, a mínima mais baixa foi 10,9°C, registada em Ponta Delgada (Aeroporto), seguindo-se o Nordeste com 11,2°C, Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) com 11,3°C, Santa Maria com 11,7°C, São Jorge com 12,5°C e o Pico com 13,1°C. As restantes mínimas variaram entre os 14°C e os 16°C.
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Posso ser sincero com vocês?

Estamos todos lixados esse ano, e podem crer que a água vai começar a escassear por não ter chovido quando devia.

Preparem-se que o verdadeiro inferno ainda nem chegou, mas pelas contas feitas, e atendendo ao que se perspectiva já não deve faltar muito.

Tenho mesmo muita pena de quem depende das chuvas para sobreviver porque esse ano vai ser "negro"...e já nem acredito sequer em tempestades tropicais. cada vez mais me apercebo que o AA tem tido um poder avassalador. Arrasa por completo qualquer esperança de podermos ver uma luz ao fundo do túnel...

O anticiclone decidiu que este ano não haveria chuva para ninguém. Foi feita a vontade dele. Venham agora as consequências desta má escolha...
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A situação nos Açores é grave, na Madeira está bem pior. Incêndio no florestal na lombada (Ponta do Sol) "Um incêndio florestal está a lavrar nas serras da Lombada (Ponta do Sol), evoluindo rapidamente e ganhando proporções consideradas preocupantes, estando a progredir no sentido descendente, deslocando-se para a área residencial, devido ao vento forte de Norte." fonte diaro de noticias, link :http://www.dnoticias.pt/actualidade...s-para-combater-incendio-florestal-na-lombada

Como já tinha dito anteriormente, isto pode se tornar muito grave no verão! Que período de seca.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Por aqui, céu muito nublado a encoberto e vento bonançoso a moderado, por vezes com rajadas.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente muito nublado, tornando-se encoberto, com queda de chuvisco à tarde (pelas 14h30 locais) e também agora à noite.

Ontem, a mínima mais baixa foi 10,5°C, registada em Ponta Delgada (Aeroporto). Em Ponta Delgada (Obs. Afonso Chaves) registou-se 10,6°C, no Nordeste registou-se 11,2°C, em Santa Maria registou-se 12,6°C, nas Flores registou-se 13,2°C e no Pico e na Graciosa registou-se 13,9°C. Nas restantes ilhas, as mínimas andaram entre os 14°C e os 15°C.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Hoje, fez 5 anos que ocorreu uma das piores tragédias na Ilha da Madeira.

No dia 20 de Fevereiro de 2010, devido à precipitação intensa que caiu em poucas horas, muitas ribeiras transbordaram, inundando muitos locais e ocorreram enxurradas e derrocadas, principalmente na zona sul da ilha (Funchal, Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Ponta do Sol e Calheta). Esta catástrofe causou muita destruição e 47 pessoas morreram. Cerca de 250 pessoas ficaram feridas e 600 ficaram desalojadas.

Existe um tópico no fórum, Temporal trágico na Madeira - 20 de Fevereiro de 2010, para quem quiser ver em detalhe este episódio.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
e já nem acredito sequer em tempestades tropicais.

Por acaso os últimos anos (desde 2000 tivemos 8 anos 'ativos' em 14 possíveis - >57% de probabilidade) não têm sido nada aborrecidos nesse campo (2003 é um ano discutível mas acrescentei não obstante a tempestade extratropical ter ficado a sul do arquipélago):

P2gmfaJ.png


E6dwxnP.png


cdRNFgd.png


lkgnUxF.png


3E8cG30.png


2zRIdHt.png


DapdMFJ.png


IOiXXsm.png


Por este caminho ainda vai ser viável criar uma empresa de turismo ao estilo storm chasers americano. Só que especializado na experienciação de furacões/tempestades tropicais :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
E já de vez entre 1995 e 1999, houveram 3 anos com tempestades. Novamente, uma probabilidade superior a 50%:

1uJzbuv.png


VS8LBvJ.png


zPrAFB6.png


Em suma, a possibilidade de haver uma tempestade significativa está ao mesmo nível de lançar uma moeda ao ar e escolher 'cara' ou 'coroa' :D
 
Última edição:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
@Cluster sempre pensei que a situação pela Madeira estivesse um pouco melhor que por aqui, uma vez que o núcleo anticiclónico esteve a maior parte do Inverno quase sempre em cima dos Açores. Pelos vistos a anomalia é geral. Tenho um amigo das Canárias que estuda comigo na Universidade dos Açores que diz que por lá as coisas também não andam nada famosas.

@Orion a probabilidade de apanharmos com um é sempre muito incógnita, mas atendendo àquilo que temos visto de 2000 para cá, nem vale a pena criar expectativas. Será que as pessoas ainda não se aperceberam que ultimamente o anticiclone anda com efeito de bloqueio mais forte que nas décadas passadas? Porquê, eu não sei, mas o nosso já falecido Anthímio já começava a falar sobre isso pelos finais dos anos 90.

Eu por exemplo já não sei o que é ouvir uma boa trovoada, ou uma boa granizada faz tempo...e as teorias que dizem que isso é cíclico, ou que ainda é cedo para se ter a certeza que o clima mudou, não me convencem.

Eu ainda venho do tempo em que era comum e bastante frequente nos anos 70 e 80 as grandes tempestades atingirem o arquipélago sem a menor possibilidade de serem desviadas ou enfraquecidas pelo anticiclone como são hoje, mas a partir de meados dos anos 90 tudo mudou. Alguém mais sabe o que é Inverno hoje em dia? Eu venho de um tempo em que falar de seca nos Açores era uma utopia, mas hoje, a meu ver (à excepção das actuais temperaturas) só existe cada vez mais uma única estação : Verão!
Já não existem mais estações definidas, pelo menos aqui pelo atlântico ocidental.

O que muda é a temperatura, mas o resto é sempre igual. Estamos sempre, sempre condicionados pela posição do anticiclone quer queiramos quer não. É a nossa sina desde os anos 90 para cá e não há mais nada a fazer. Quem sabe, se um dia a corrente do Golfo resolver enfraquecer tudo isto muda, mas até lá é aguentar assim..
Fevereiro vai acabar a zeros, tal como Janeiro terminou, e Março segue no mesmo caminho.

Tirem-me desse pesadelo :facepalm:

Há quem culpe Deus. Eu digo que o homem e a sociedade actual é que estão a "arrebentar" cada vez mais com isto tudo.
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Azor para ser um pouco mais especifico, falo mais de toda a costa sul mas no geral em toda a ilha. Não sei se viste há relativamente pouco tempo atrás, o StormRic (salvo erro, peço desculpa se foi outro) mostrou-nos os acumulados das ilhas todas e aquilo já na altura mostrava a Madeira ainda mais seca que os Açores (bastante secos também).

Agora se falarmos dos acumulados nas zonas mais altas da Madeira, ai sim chove um pouco mais (são regiões onde chove mais que algumas zonas dos Açores, com cerca de 3000mm por ano), mas mesmo nestas regiões nota-se uma clara anomalia.

O problema é mesmo na costa sul, as encostas estão muito secas para a altura do ano o que será grave quando alguém lhes atear fogo (apesar de não faltar água, mesmo no verão, que vem das zonas altas).

Não sei se viste a foto de como a costa sudoeste está, que pus há uns posts atrás, aqui mostro a diferença para a costa norte (onde chove bastante mais que na sul) tiradas dois dias depois:
4u9ls8.jpg


28ulj6g.jpg


Que apesar de muito mais verde, comparativamente com a sul, encontra-se ainda mais seca que no verão a meu ver!

fotos para comparação em pleno Agosto:

5ed6x2.jpg


f04rwi.jpg


Infelizmente já não há boletins meteorológicos para a ilha da Madeira onde podemos ver as ocorrências do mês.
 
Última edição:

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boas tardes.
Depois de ter chovido pela ultima vez a 16 de Dezembro, eis que volta a cair qualquer coisa, mesmo que fraco, é melhor que nada.
A norte e nas regiões montanhosas até tem caído algo simpático, Bica da Cana vai com 64,7mm nas ultimas 24 horas
->
dq3EmJ5.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Depois de ter chovido pela ultima vez a 16 de Dezembro, eis que volta a cair qualquer coisa, mesmo que fraco, é melhor que nada.
A norte e nas regiões montanhosas até tem caído algo simpático, Bica da Cana vai com 64,7mm nas ultimas 24 horas

Muito bom, mas a costa sul continua numa terrível secura. Adicione-se esses valores ao total caído neste Fevereiro até às 18 horas de ontem:
rjv3g6u.jpg


Repare-se no entanto que os acumulados em períodos curtos são sempre relativamente reduzidos, mesmo nas montanhas não há chuvadas, é precipitação que cai regular sem grande intensidade, estratiforme e pouco ou nada convectiva.


OVNI no Funchal, há pouco:

:w00t:Fantástico! E já agora, em off-topic, parabéns pela espantosa galeria no Flickr!:palmas:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr