Estação Meteorológica - orizicultura

marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Realmente a Gestel não tem grandes preços e o prazo de entrega é de 6 semanas após boa cobrança de 60% do pagamento(antecipado).
Mesmo com o problema de não poder deduzir o IVA, acho que vou comprar na tienda fotovoltaica.
Obrigado pela ajuda Joaopaulo
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo


marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Acabei por comprar na tienda fotovoltaica, ficou +- €760 (com portes). Na naucom o mesmo material ficava em €1113 sem IVA.
Provavelmente a tienda fotovoltaica tinha o material em stock há algum tempo e consegue fazer este preço.... O câmbio é tramado!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Joaopaulo

marco_cruz

Cirrus
Registo
29 Nov 2014
Mensagens
16
Local
Figueira da Foz
Não estou a enviar dados para o weather undeground Pq tenho de reestruturar a ligação à net, apesar do weather link ser uma coisa cara, vale bem a pena nestas situações :).
Aproveito para perguntar: hoje o céu está completamente nublado, o sensor de radiação solar fornece dados que permitam identificar estas situações? Por outras palavras, o sensor de radiação solar permite contabilizar horas de sol descoberto?
 

jcboliveira

Cirrus
Registo
28 Nov 2014
Mensagens
95
Local
Porto
Sim, com um gráfico é fácil de topar o encobrimento do sol.
radiationDay.png


Mesmo com o céu descoberto consegue topar algumas pequenas variações. Quando são nuvens a sério existem quedas abruptas na radiação solar, como tem uma davis ela fornece um valor interessante que é a evapotranspiração.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Aproveito para perguntar: hoje o céu está completamente nublado, o sensor de radiação solar fornece dados que permitam identificar estas situações? Por outras palavras, o sensor de radiação solar permite contabilizar horas de sol descoberto?

Como o jcboliveira já disse, consegue-se distinguir os dias de céu limpo , pouco ou muito nublado, através dos gráficos da radiação solar.
Por exemplo, os dias 11, 12 e 13 março
ExnXbKo.png

Dia 11: pouco nublado com abertas durante a manha , tarde céu limpo , talvez nuvens altas.
Dia 12: dia de bastantes nuvens e nevoeiro
Dia 13: Dia de céu completamente limpo ( aquela queda da radiação por volta das 15h é a sobra do cabo de aço que tenho a segurar o mastro da estação)

No cumulus , depois também tens acesso a um gráfico de barras com o número de horas sol:
L49Gzcx.png