Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Hoje mínima de -2,5° e bastante geada no local de seguimento para este tópico - Alvados.
Retirei o termômetro porque preciso dele para outra finalidade. Quando voltar estará equipado com um abrigo em condições.

ec9bcfbb96adfba0889cfd3276841526.jpg


As campainhas que ainda resistem

f1a7ae799d8307cc52a9a0d1098a6c2d.jpg


5a85aa5c44ab860ea4d27e1077bb8770.jpg
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom trabalho Nelson, com a tua ajuda conseguimos ter ideia da intensidade da geada nessa zona assim como os valores das temperaturas minimas, obrigado.
No Verão,caso tenhas disponibilidade para tal, seria interessante partilhares também algumas minimas, eu vou tentar fazer o mesmo nos vales do costume.

Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: Cadito e StormRic

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Com tempo hei-de fazer os ajustamentos necessários. Para já tenho estado bastante ocupado e entretanto a "estação fria" também está a acabar. Gostaria de colocar duas questões:
1- Onde é que se compram RSs?
2- Estão a pensar deixar os termómetros a funcionar até ao próximo inverno?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Com tempo hei-de fazer os ajustamentos necessários. Para já tenho estado bastante ocupado e entretanto a "estação fria" também está a acabar. Gostaria de colocar duas questões:
1- Onde é que se compram RSs?
2- Estão a pensar deixar os termómetros a funcionar até ao próximo inverno?

Antes de comprares Rs's dá uma vista de olhos por este tópico: http://www.meteopt.com/forum/topico/construcao-radiation-shield-ou-abrigo-faca-voce-mesmo.729/ (algumas fotos desapareceram do tópico, mas não deixa de existir informação bastante útil.

Se tiveres a possibilidade de construir um, sempre são uns tostões que irás poupar :)
 
  • Gosto
Reactions: Urriellu

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Nºdias de geada no Vale da Mangancha, Mafra.

Outono/Inverno 2013/2014 : 42
Minima: -4,5ºC

Outono/Inverno 2013/2014: 52
Minima: -4,1ºC

Minima absoluta: -6ºC (Fevereiro 2012)

Jonas, julgo que quererás dizer:

Outono/Inverno 2014/2015: 52...

Cumprimentos e parabéns pelo excelente acompanhamento!:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ontem fiz uma caminhada por um vale nos arredores do 2º local de seguimento, com um bom potencial para inversão, chamou-me atenção o facto do vento soprar forte nos topos, e na cova o vento estar completamente nulo, dos outros vales ( Mangancha e Cuco) este é o mais abrigado, mas de longe. O arrefecimento nocturno deve ser agressivo.

No verão deve ser uma fornalha brutal. :calor:


APNKBVB.jpg


Vale Salgueiro
A linha de água practicamente a cota do trilho, no lado direito da foto.

H7abx5x.jpg


Local onde se juntam as duas linhas de água dos respectivos vales ( assinalado no ponto vermelho) vale Salgueiro e vale Grande.

KPOmKwO.jpg


516zaeV.jpg


Quando houver oportunidade vou começar a fazer registos neste local.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boas,

Ontem fiz uma caminhada por um vale nos arredores do 2º local de seguimento, com um bom potencial para inversão, chamou-me atenção o facto do vento soprar forte nos topos, e na cova o vento estar completamente nulo, dos outros vales ( Mangancha e Cuco) este é o mais abrigado, mas de longe. O arrefecimento nocturno deve ser agressivo.

No verão deve ser uma fornalha brutal. :calor:


APNKBVB.jpg


Vale Salgueiro
A linha de água practicamente a cota do trilho, no lado direito da foto.

Local onde se juntam as duas linhas de água dos respectivos vales ( assinalado no ponto vermelho) vale Salgueiro e vale Grande.

Quando houver oportunidade vou começar a fazer registos neste local.

Parece ser um local com bastante potencial para fortes inversões! :)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Parece ser um local com bastante potencial para fortes inversões! :)

Boas
MSantos,

Sim sem dúvida, tem ingredientes bem interessantes.
O local deve ter poucas horas de sol, graças ao estreitamento do vale e também devido às vertentes Norte e Este.
A vegetação ali presente é um bom indicativo disso mesmo, assim que entardece a humidade deve disparar.
No próximo mês farei os primeiros registos das t.minimas, vamos ver o que sai dali.

yvDCvqw.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Datalogger (novo) instalado no Pisão aka congelador do concelho de Cascais.

O terreno está bastante diferente desde a ultima vez que lá estive, ha cerca de 3 meses, as ervas e silvas dispararam.

oal50yy.jpg


MAoMOpv.jpg


Objectivo será somente registar a minima desta madrugada.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O terreno está bastante diferente desde a ultima vez que lá estive, ha cerca de 3 meses, as ervas e silvas dispararam.

Na minha opinião está bonito o terreno! :)
Quando as silvas começam a crescer é um problema passar em certos locais...
Esse vale deve aquecer bem durante o dia. Daqui a poucas semanas já as nêsperas estão boas.
Também estou curioso de saber a mínima nesta situação e altura do ano, nem consigo fazer prognósticos.;)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87