Seguimento Açores e Madeira - Março 2015

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu limpo e vento fraco. A temperatura está nos 11°C.

Hoje, foi um dia frio e também de muito vento. O céu apresentou-se entre o limpo e o muito nublado, tendo caído um ou outro aguaceiro fraco de pouca duração.


Temperaturas mínimas registadas - 15/03/2015

Estações do IPMA
- Estação do Aeródromo do Corvo: 9,5ºC
- Estação do Aeródromo das Flores: 8,3ºC
- Estação do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco, na Ilha do Faial: 10,5ºC
- Estação do Aeródromo do Pico: N/D
- Estação do Aeródromo de São Jorge: 9,5ºC
- Estação do Aeródromo da Graciosa: 11,3ºC
- Estação de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira: 11,5ºC
- Estação do Aeroporto de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel: 11,8ºC
- Estação do Observatório Afonso Chaves, na Ilha de São Miguel: 12ºC
- Estação do Nordeste, na Ilha de São Miguel: 11ºC
- Estação do Aeroporto de Santa Maria: 12,9ºC


Ontem, a mínima mais baixa das estações do IPMA foi 8,3°C, registada nas Flores. Relativamente às estações da RHA, a mínima mais baixa foi 4,688°C, registada no Pico.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Que saudades tenho de uma boa trovoada...
E falando em trovoadas, aqui fica o vídeo do temporal de 14 Maio de 2012, só para recordar uma vez mais.
Este dia vai certamente ficar na história. Ficou na minha, até porque deixou saudades.
Uma noite inesquecível! :palmas:

:surprise: espectáculo! É daquelas que rebenta sem contemplações, parecem salvas de mil canhões.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
:surprise: espectáculo! É daquelas que rebenta sem contemplações, parecem salvas de mil canhões.
Este dia foi quase inédito! Estivemos em alerta vermelho na altura, e a procissão até esteve ameaçada de não sair à rua, Houveram várias inundações por toda a ilha.
Fiquei até com o carro entalado numa via devido a uma ribeira que transbordou para a rua lol. :hehe:
Mas pronto, fora o susto, penso que foi o maior festival de raios (mais recente) que aconteceu por estas bandas. Não sei se é possível ter acesso ao arquivo de dados de registo de precipitação referente ao dia 14 Maio de 2012 :huh:

 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Este dia foi quase inédito! Estivemos em alerta vermelho na altura, e a procissão até esteve ameaçada de não sair à rua, Houveram várias inundações por toda a ilha.
Fiquei até com o carro entalado numa via devido a uma ribeira que transbordou para a rua lol. :hehe:
Mas pronto, fora o susto, penso que foi o maior festival de raios (mais recente) que aconteceu por estas bandas. Não sei se é possível ter acesso ao arquivo de dados de registo de precipitação referente ao dia 14 Maio de 2012 :huh:


Espectáculo, digo eu !! :D Aqui pelo o Faial o ultimo grande evento foi em Julho de 2014 e que levou 3 dias a trovejar!! lembro-me que registei na minha estação mais de 160mm em apenas 3 dias :)
e518f109adf841ddee01bee511473fe7.jpg
 
Última edição:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Espectáculo, digo eu !! :D Aqui pelo o Faial o ultimo grande evento foi em Julho de 2014 e que levou 3 dias a trovejar!! lembro-me que registei na minha estação mais de 160mm em apenas 3 dias :)
e518f109adf841ddee01bee511473fe7.jpg
@lserpa , esse dia foi também de arromba especialmente para o Pico e Faial :cheers:
Foram 3 dias debaixo de trovoada forte e chuva persistente... até deu para "nadar" na rua pelo que vi na altura pelo facebook :lmao:
Mas o resto das ilhas também tiveram trovoada e chuva forte, apesar de não tão intensa por 3 dias como foi no Faial.
São estes eventos brutais aqui pelos Açores que fazem com que eu dispense na boa os anticiclones....
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
@lserpa , esse dia foi também de arromba especialmente para o Pico e Faial :cheers:
Foram 3 dias debaixo de trovoada forte e chuva persistente... até deu para "nadar" na rua pelo que vi na altura pelo facebook :lmao:
Mas o resto das ilhas também tiveram trovoada e chuva forte, apesar de não tão intensa por 3 dias como foi no Faial.
São estes eventos brutais aqui pelos Açores que fazem com que eu dispense na boa os anticiclones....

Foi espétacular :D A verdade é que em 3 dias choveu mais que este inverno todo junto!!! :/
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esse também passo cá pelo Faial... Gostava de ver registos dele, mas nunca consegui encontrar... Penso que essa tempestade está na origem da famosa foto do Neptuno. Não tenho a certeza. Eu era pequeno e não tenho uma memória muito concreta do que se passou. Sei de histórias contadas pelos meus pais...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
E alguem aqui se lembra do grande temporal que houve em sao miguel na madurgada do 14 para 15 agosto de 1986?

Tinha 10 anos mas recordo bem a fúria dessa tempestade.
Existem relatos ainda nos jornais da época.
Morreram pescadores em S. Miguel em consequência das vagas gigantes segundo aquilo que meus pais me contam, mas também muita destruição generalizada por toda a ilha.
Na altura a freguesia das Sete Cidades nem tinha ainda luz eléctrica. As pessoas viviam ainda á luz de candeeiro a petróleo, mas nas zonas que já havia luz a ilha ficou completamente às cegas.
Acho que foi a maior tempestade do século XX que atingiu os Açores.
Noto que desde meados dos anos 90 para cá, cada vez mais as tempestades surgem com menos frequência como costumavam assolar as ilhas no passado.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Esse também passo cá pelo Faial... Gostava de ver registos dele, mas nunca consegui encontrar... Penso que essa tempestade está na origem da famosa foto do Neptuno. Não tenho a certeza. Eu era pequeno e não tenho uma memória muito concreta do que se passou. Sei de histórias contadas pelos meus pais...

Encontrei isto algo sobre a do neptuno, foi no mesmo ano mas no inverno... ''Tempestade de 15 de Fevereiro de 1986. O vento atingiu 260 Km/h, com elevados prejuízos em habitações, milhares de árvores partidas nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central. A rebentação das ondas atingiu os 60 metros de altura na ilha do Faial.''
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Que saudades tenho de uma boa trovoada...
E falando em trovoadas, aqui fica o vídeo do temporal de 14 Maio de 2012, só para recordar uma vez mais.
Este dia vai certamente ficar na história. Ficou na minha, até porque deixou saudades.
Uma noite inesquecível! :palmas:




Que bem me lembro desta épica noite em que também trovejou e bem aqui por Angra ... Estava num bar com amigos e lembro-me bem da chuva fortíssima e das trovoadas violentas que chegaram a assustar os mais sensíveis ... Muitas inundações aconteceram nesse dia com água a descer a Miragaia até à baixa de Angra ... E estragos na zona da rocha e junto ao hotel novo ...
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e StormRic
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
E alguem aqui se lembra do grande temporal que houve em sao miguel na madurgada do 14 para 15 agosto de 1986?
lembro me bem deste dia, tinha 11 anos e fazia 7 dias que o meu irmao mais novo tinha nascido ( 7 agosto), neste dia escolhemos finalmente o nome dele, em casa de amigos no bairro da praia pequena do populo, passsamos la a noite, fizemos direta as escuras a ver a chuva e a trovoada no jardim sentados no alpendre.fazia cada relampago qud iluminava o jardim , por segundos parecia de dia e escurecia ooutra vez. Quando chegamos de manha a casa, tinhamos a cozinha inundada...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985