Eclipse solar de 20 Março 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não consegui os óculos e agora? Quero ver o eclipse. Morando num apartamento o método de projecção não é o melhor.

Furo de alfinete numa cartolina opaca e projectar sobre um papel branco pequeno (A5) colado numa cartolina preta. :hehe:
Tal como descrito na mensagem do Vince
http://www.meteopt.com/forum/topico/eclipse-solar-de-20-marco-2015.8168/page-4#post-479754

resulta tanto melhor quanto mais os nossos olhos puderem estar a receber pouca luz periférica. De costas para o sol e virados para algo que não esteja iluminado.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Acho uma grande incompetência o Ministério da Saúde não ter encomendado os óculos do eclipse, uma completa irresponsabilidade para toda a população.
Dirigi-me a umas 5 farmácias, perguntei por óculos e nenhuma tinha ou sequer sabia da existência de tal produto em Portugal.

Se até no outro eclipse ofereciam óculos, muito bem prevenido, este é uma autêntica falha. Prevejo que metade da população utilize óculos de sol ou outros instrumentos, de "tentar atenuar" as radiações tipo radiografias, fotografias negativas, etc sendo que nenhum destes objetos realmente protege... Os restantes devem olhar diretamente para o sol e ficar fascinados... E depois uma pequena percentagem vê pela sombra de uma árvore, ou por orifícios, cartolinas, etc...

Acho que por este andar os hospitais vão estar cheios de pessoas cegas.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Acho uma grande incompetência o Ministério da Saúde não ter encomendado os óculos do eclipse, uma completa irresponsabilidade para toda a população.
Dirigi-me a umas 5 farmácias, perguntei por óculos e nenhuma tinha ou sequer sabia da existência de tal produto em Portugal.

Se até no outro eclipse ofereciam óculos, muito bem prevenido, este é uma autêntica falha. Prevejo que metade da população utilize óculos de sol ou outros instrumentos, de "tentar atenuar" as radiações tipo radiografias, fotografias negativas, etc sendo que nenhum destes objetos realmente protege... Os restantes devem olhar diretamente para o sol e ficar fascinados... E depois uma pequena percentagem vê pela sombra de uma árvore, ou por orifícios, cartolinas, etc...

Acho que por este andar os hospitais vão estar cheios de pessoas cegas.

Pois mas depois quem paga o prejuízo?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Acho uma grande incompetência o Ministério da Saúde não ter encomendado os óculos do eclipse, uma completa irresponsabilidade para toda a população.
Dirigi-me a umas 5 farmácias, perguntei por óculos e nenhuma tinha ou sequer sabia da existência de tal produto em Portugal.

Se até no outro eclipse ofereciam óculos, muito bem prevenido, este é uma autêntica falha. Prevejo que metade da população utilize óculos de sol ou outros instrumentos, de "tentar atenuar" as radiações tipo radiografias, fotografias negativas, etc sendo que nenhum destes objetos realmente protege... Os restantes devem olhar diretamente para o sol e ficar fascinados... E depois uma pequena percentagem vê pela sombra de uma árvore, ou por orifícios, cartolinas, etc...

Acho que por este andar os hospitais vão estar cheios de pessoas cegas.

A "sorte" é que muita gente nem deve saber que vai haver eclipse... A divulgação fora dos canais mais especializados foi muito pouca (parece-me)...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Dematos

Cumulus
Registo
2 Jan 2014
Mensagens
383
Local
Louriçal - Pombal (40m)
O Estado precisa de dinheiro, certo? Logo aqui podia ganhar alguns trocos, com a venda dos oculos!!! Para isso informava e colocava publicidade nas tv's!! E' que aqueles que foram guardados do eclipse de 1999 e do evento de 2004 ja' nao sao recomendados usar!

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Por aqui também já começou o eclipse. Quando acordei as 7:15 o céu estava nublado, mas entretanto o sol descobriu mesmo a tempo. Esta fase inicial é mais perigosa. Não havendo óculos, só me resta usar uma radiografia bem escura. O sol neste momento dá na minha sala. Só olho 2/3 segundos no máximo e desvio logo o olhar. Sei que é perigoso e que é um risco que corro como outro qualquer. Espero, que tudo corra pelo melhor. Bom eclipse para todos. :)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sei que é um risco mas quando o sol espreita lá olho para o céu, e neste momento penso que o sol já está cerca de 20% tapado...
 
  • Gosto
Reactions: Fernando Costa