Eclipse solar de 20 Março 2015



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Fantásticas imagens que temos aqui. E que excelentes fotógrafos temos na nossa comunidade...
Parabéns a todos! :)

Além das fantásticas animações do satélite, deu perfeitamente para notar a estagnação ou mesmo queda da temperatura durante o período do eclipse, apesar de ser hora típica de aquecimento "a pique".
Também na minha estação observei dados curiosos.
A temperatura em subida, desceu dos 15,0ºC (08.37h) para os 14,4ºC (09.47h), voltando a subir após o final do eclipse.
Nota também para a diminuição do vento nesse período e para a direcção do vento que se tornou de Sul. Após o final do eclipse o vento intensificou-se um pouco e regressou ao quadrante NE.

W0a0KHx.jpg


Por cá o céu apresentou-se 100% nublado pelo que não visualizei o evento. Azar...:D
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,221
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O pouco que consegui num momento em que uma nuvem de maior espessura passou à frente do Sol e da Lua:

Bem apanhado, perto do máximo :thumbsup:

o filtro usado foi uns quantos pedaçoes de filme de diapositivos "revelados" que não tinham imagens ( fica negro ) num porta filtros improvidado, ou seja um filtro muito "pró" :D

Bom "desenrasque", ficou bonito :cool:

Com o telemóvel colado aos binóculos, zoom ao máximo, um vidro que tirei de uma janela à frente, virado de costas para o sol e com a ajuda das nuvens ainda deu para conseguir tirar foto
Acho que esta técnica merece o prémio da improvisação bem sucedida... :cheers:


Por aqui apesar do céu se apresentar nublado, houve uns momentos de menor espessura das nunves em que deu para tirara estas duas fotos. A primeira às 9h02 e a segunda ás 9h30:

Excelente qualidade!:palmas:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Imagens brilhantes, vou me atrever a guardar algumas! :D Parabéns a todos! :thumbsup::viva:

Aqui vão as minhas de má qualidade mais foi o melhor que arranjei...
Não sabia muito bem trabalhar com a máquina por isso sempre que tirava uma foto, mesmo estando eclipse, só se via luz :(
Conclusão: Tive de por os oculos de por do sol na lente e mesmo assim ainda tive de editar maior parte das fotos.
Aqui vão algumas:

MvZcIWR.jpg


4xiCPX9.jpg


A única nebulosidade que passou ;)
NPUTqYI.jpg


WQdA2jV.jpg


XLGjkNp.jpg