Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2015



james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
[QUOTE="joselamego, post: 480821, membervariações irá verão até dia 2 abril
depois a temperatura vai baixar para valores um pouco mais normais para inicios de abril, mas com sol[/QUOTE]



Eu estava a ironizar , sei que estas variacoes térmicas são normais na primavera .

Contudo , o calor vem cada vez mais cedo e mais agressivo de ano para ano .
 
  • Gosto
Reactions: Firefigther

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa saída do GFS a longo prazo, o problema é que ainda está a mais de 300 horas..com a sorte que temos tido ainda acabamos é com o AA em cima..vamos ver.

Este tipo de tempo sem chuva consistente não pode durar sempre..:unsure: para já uma subida gradual das temperaturas será se esperar para os próximos dias nomeadamente para a semana que vem. :calor:

ECM1-168.GIF


gfs-0-168.png


a 312 horas, já no campo do "futurismo" :rolleyes:

gfs-0-312.png
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Expectacular! segundo os modelos vem ai tempo no limite de máximo de calor para esta altura do ano, se bem se recordam o ano passado teve os 30ºc mais tarde desde que há registo em muitas zonas de portugal no final de outubro e este ano é capaz de vir a ter os 30 graus mais cedo de muitas zonas também ainda por cima parece que o pico encontrasse por volta de 31 de março condições perfeitas para recordes do mês de março :thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Expectacular! segundo os modelos vem ai tempo no limite de máximo de calor para esta altura do ano, se bem se recordam o ano passado teve os 30ºc mais tarde desde que há registo em muitas zonas de portugal no final de outubro e este ano é capaz de vir a ter os 30 graus mais cedo de muitas zonas também ainda por cima parece que o pico encontrasse por volta de 31 de março condições perfeitas para recordes do mês de março :thumbsup:

Espectacular, depende do ponto de vista..era bem melhor que viesse chuva bem distribuida pelo País, há algumas regiões, nomeadamente do sul e NE transmontano que já começam a acusar a falta de chuva, para quem vive da agricultura começa a ser uma situação algo complicada se não chover de forma "decente" nos próximos tempos, não me refiro a chuvas torrenciais pois isso também seria nefasto para a agricultura, mas sim um periodo chuvoso com boas acumulações bem distribuidas no tempo.

Agora para quem gosta de praia e de esplanadas sim, é um tempo espectacular.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Para recordar os mais esquecidos.
Períodos quentes (Em Março e em Abril)
- 22 a 24 de Março de 2002. (O Porto nesses dias atingiu os 28ºC)
- 30 e 31 de Março de 2005. (Nesses dias atingiu os 27ºC)
- 2 a 6 de Abril de 2008. (Atingiram-se os 28ºC)
- 6 a 10 de Abril de 2011. (Atingiram-se os 27ºC)
E deve haver mais. Quero com isto dizer, que períodos quentes nesta altura do ano não é muito habitual, mas volta e meia acontece. Nesta altura do ano, basta o anticiclone chegar perto, que as temperaturas sobem logo. Ontem disse aqui, que seria uma período quente que não duraria mais do que uma semana. Hoje, segundo os modelos (GFS) ainda poderemos ter uma Páscoa fresquinha. Os modelos estão sempre a mudar. Vamos indo e vamos vendo. :)
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Resumo da próxima semana:

TYqz8sq.png

aOlNl8l.png

pTnbh7X.png

8XaSbPt.png

WJjHr3u.png


Isóbara dos 15ºC chega praticamente até ao centro de Portugal, todo o calor vindo do norte de áfrica
Praias vão começar a encher e queimaduras a aparecer...
Eu tomo por hábito estas temperaturas em Março, não acho nada de anormal...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Resumo da próxima semana:

TYqz8sq.png

aOlNl8l.png

pTnbh7X.png

8XaSbPt.png

WJjHr3u.png


Isóbara dos 15ºC chega praticamente até ao centro de Portugal, todo o calor vindo do norte de áfrica
Praias vão começar a encher e queimaduras a aparecer...
Eu tomo por hábito estas temperaturas em Março, não acho nada de anormal...

Acredito que uma subida tão brusca das temperaturas nesta altura do ano irá originar instabilidade no interior da península, o surgimento de nuvens de evolução vertical e a possibilidade de alguns aguaceiros e trovoadas.
Se formos considerar a tradição, na minha região costuma-se usar o provérbio: "Carnaval na rua: Páscoa em casa". No Carnaval estava frio mas não choveu, pelo que (e segundo os antigos) podemos ter novidades no início de abril. ;)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Acredito que uma subida tão brusca das temperaturas nesta altura do ano irá originar instabilidade no interior da península, o surgimento de nuvens de evolução vertical e a possibilidade de alguns aguaceiros e trovoadas.
Se formos considerar a tradição, na minha região costuma-se usar o provérbio: "Carnaval na rua: Páscoa em casa". No Carnaval estava frio mas não choveu, pelo que (e segundo os antigos) podemos ter novidades no início de abril. ;)
Abril sem dúvida que é dos meses mais incógnitos, completamente no segredo dos Deuses, pode tanto ser 8 como 80, mas geralmente é instável.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O padrão das anomalias das temperaturas superficiais oceânicas manteve-se na terceira semana de Março basicamente igual ao que já vigora desde há quase quatro meses. Continua em volta da península Ibérica uma anomalia negativa pouco acentuada mas mais intensa junto à costa oeste. Estas águas frias em conjugação com o aquecimento interior da península, aliados ainda à situação sinóptica, têm potenciado a ventania. Uma nortada que é mais normal na segunda metade da primavera e nos meses de verão, precisamente pelo acentuar do gradiente térmico entre o mar e a terra.
A anomalia negativa central a norte dos Açores aprofundou-se; a positiva nas costas ocidentais do oceano suavizou-se e desloca-se para um eixo mais a sul, do golfo do México até uma área a sudoeste do arquipélago açoriano. Este limite da anomalia positiva, que morre a sudoeste dos Açores, convida o anticiclone a manter-se instalado sobre as ilhas ou a nordeste destas. É difícil nestas condições, que ainda não evoluiram significativamente para uma mudança clara do padrão geral, ser optimista quanto ao fim da seca a qual só não é hidrologicamente severa no continente por ainda estar ancorada num outono muito chuvoso, mas cada vez mais longínquo. A Madeira beneficiou nos últimos dias da corrente de norte/nordeste e do efeito do seu relevo.
OiwxXPL.gif
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O padrão das anomalias das temperaturas superficiais alguicas manteve-se na terceira semana de Março basicamente igual ao que já vigora desde há quase quatro meses. Continua em volta da península Ibérica uma anomalia negativa pouco acentuada mas mais intensa junto à costa oeste. Estas águas frias em conjugação com o aquecimento interior da península, aliados ainda à situação sinóptica, têm potenciado a ventania. Uma nortada que é mais normal na segunda metade da primavera e nos meses de verão, precisamente pelo acentuar do gradiente térmico entre o mar e a terra.
A anomalia negativa central a norte dos Açores aprofundou-se; a positiva nas costas ocidentais do oceano suavizou-se e desloca-se para um eixo mais a sul, do golfo do México até uma área a sudoeste do arquipélago açoriano. Este limite da anomalia positiva, que morre a sudoeste dos Açores, convida o anticiclone a manter-se instalado sobre as ilhas ou a nordeste destas. É difícil nestas condições, que ainda não evoluiram significativamente para uma mudança clara do padrão geral, ser optimista quanto ao fim da seca a qual só não é hidrologicamente severa no continente por ainda estar ancorada num outono muito chuvoso, mas cada vez mais longínquo. A Madeira beneficiou nos últimos dias da corrente de norte/nordeste e do efeito do seu relevo.
OiwxXPL.gif
[/QUO

Muito boa analise !

A maior parte do pais tem uma ultima oportunidade de ainda chover
Com alguma relevancia em abril ( no Norte pode estender - se ate maio ) .

Caso isso nao aconteca , a seca pode tornar - se grave em algumas regioes .
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p51tesp1.pdf

Como é habitual nesta época, a Agência Estatal de Meteorologia Espanhola lança a previsão para a Semana Santa. Mas o que é engraçado, a previsão fica pela quinta-feira e não avança mais. :lol:
Isto quer dizer que vai haver novidades para o início do mês, dada a subida brusca da temperatura prevista para os próximos dias. ;) :trovao: :malandro:
 
  • Gosto
Reactions: andremak7

andremak7

Cirrus
Registo
5 Abr 2014
Mensagens
35
Local
Leça do Balio
Já tenho saudades de uma bela trovoada aqui para a zona do Porto :p
Eu sei, que o mês de Abril é um mês muito instável devido ás variações de temperatura, algumas com amplitudes altas, mas qual o mês que acham mais promissor para as trovoadas convectivas, mês de abril ou maio? ;)