Seguimento Açores e Madeira - Abril 2015

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não admira que não haja precipitação. O GFS sempre insistiu na depressão entre os Açores e o continente. O europeu é que é mais 'simpático' na posição da depressão (mais a este) e mais 'generoso' (termo usado com cuidado) na precipitação. Ver-se-á.

Adição: E última saída do ECM indica a formação do núcleo depressionário a norte do arquipélago (deslocando-se para sudoeste) ao invés de 'no' arquipélago.
 
Última edição:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Run das 18h retirou quase tudo. É dificil pior do que isto.
Graciosa
pAwDDrL.png


Comparem com a run das 6h na mensagem anterior:
Santa Maria
wd5RO96.png


Terceira
qYwlVuJ.png

Completo desastre!! :calor:
Por este andar, Abril vai ser a continuação dos meses atrás referenciados.
O GFS pelos vistos vai levar a melhor... esperemos que não, mas a decepção estes meses tem sido tanta que já nem faço caso de previsões com alguns dias de distância. Os dias vão passando e as previsões são sempre as mesmas.....
O facto é que está muito difícil ver chover!
Resta saber até quando...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Por aqui Março finda com tempo nublado mas seco como tem sido regra desde há muito tempo ... Domingo passado teve aqui um dia que fez lembrar os melhores dias do nosso Verão ... Até comentei com as pessoas quando fui ao futebol que parecia que estávamos nas Canárias tal era a intensidade do sol ...

Só me ocorre isto:

 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas, o Mês de abril a começar muito nublado e com algum vento aqui pela Horta! Sigo com 18,4º c vento moderado entre se e sul, QNH 1026 e a baixar ligeiramente comparado com esta manhã... Quanto à precipitação, escusado dizer que nem vê-la...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Chuva. Parece garantida. Resta saber quanta:

GFS:

6SUoZDu.png


UglI15o.png


ONqmOUm.png


E depois:

J638Irv.png


0KZ2pH3.png


ECM:

TfRMdLz.gif


9nmVzTU.gif


A dissipação da frente fará com que o grupo oriental receba, em teoria, menos precipitação.

Independentemente da chuva que possa cair, os próximos dias afiguram-se como dias de inverno (é essa a expectativa). Ao menos haverá vento forte. Sempre disfarça(rá) a monotonia meteorológica.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Aqui na Lagoa, o céu está quase limpo e o vento está fraco. A temperatura está nos 14°C.

O 1º dia do mês de Abril foi marcado por céu muito nublado a encoberto, que novidade... Hoje, o céu apresentou-se inicialmente muito nublado/encoberto, com boas abertas à tarde, acabando por se tornar pouco nublado/limpo.

A chuva que é modelada para os dias 4 e 5 vai ser mais uma vez "muita parra, pouca uva" e já é possível ver nas cartas que muita da chuva já foi retirada. Onde é que eu já vi isto? :facepalm:

Como o @Azor e o @StormRic já referiram, se isto continuar assim, o cenário não vai ser dos melhores daqui a uns tempos.