IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Só acho é uma imensa pena a EMA principal de Portalegre estar offline há tanto tempo. Tanto quanto pude observar o sensor de temperatura e o barómetro foram à vida, mas é a única estação que por exemplo consegue registar valores bem diferentes do resto do país à noite em alturas quentes e corrente de NE.
 
  • Gosto
Reactions: jmbneto e Thomar


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bela evolução sim senhor!
Falta agora só meter também a reflectividade nesse mapa dinâmico.
E já agora, possibilidade de gravar as imagens, que no mapa dinâmico só grava a máscara.

Mas muito bom sim senhor! Parabéns ao IPMA! :palmas:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Só uma sugestão para o IPMA, diminuir o tempo de atualização do mapa. É que fazendo umas magias com o "Inspecionar Elemento", a imagem de radar fica disponível logo no minuto (a das 15:15 UTC já estava há uns 3 minutos) mas no mapa ainda estava a das 15:05.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Bom, temos de dar os parabéns ao IPMA por mais uma grande novidade, a pouco e pouco os nossos desejos vão sendo concretizados :thumbsup:

Se as imagens de radar sobrepostas num mapa dinâmico já é novidade, ter imagens de 5 em 5 minutos com um atraso muito curto ainda mais, esta última parte é que eu não esperava, muito bom mesmo.

Continuem assim! :cheers:
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Este sistema é para substitui o radar? Porque razão este novo sistema tem 5 minutos de update e o radar mantem os 10 ? Quais são as diferenças para os não entendidos? :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:viva::palmas:

nxPYdeq.jpg


Só uma sugestão para o IPMA, diminuir o tempo de atualização do mapa. É que fazendo umas magias com o "Inspecionar Elemento", a imagem de radar fica disponível logo no minuto (a das 15:15 UTC já estava há uns 3 minutos) mas no mapa ainda estava a das 15:05.

;) e qual é essa "magia"?
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Deixo outra sugestão que tem a ver com a possibilidade de aumentar ou diminuir a opacidade ( à semelhança do Rain Alarm ) isto iria permitir uma maior transparência das cores do radar sobre o mapa e assim ver melhor os nomes das localidades ou as estradas quando se faz zoom.

Resumindo, mais detalhe visível no mapa.

Para já é possível mudar o tipo de mapa mas não a opacidade das cores.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Que ótima notícia:viva:! Só falta mesmo criar um mapa dinâmico com a refletividade. Também não seria mal pensado disponibilizar um mapa do radar de Arouca com o tipo de hidrometeoros.:D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De momento o tipo de mapa que em zoom máximo me parece ter mais detalhe/informação sobre o terreno é o OSM road com as localidades e estradas bem visíveis:

thqHbjs.jpg
 
Última edição:

jmbneto

Cirrus
Registo
26 Nov 2012
Mensagens
27
Local
Lisboa
Só acho é uma imensa pena a EMA principal de Portalegre estar offline há tanto tempo. Tanto quanto pude observar o sensor de temperatura e o barómetro foram à vida, mas é a única estação que por exemplo consegue registar valores bem diferentes do resto do país à noite em alturas quentes e corrente de NE.
Só acho é uma imensa pena a EMA principal de Portalegre estar offline há tanto tempo. Tanto quanto pude observar o sensor de temperatura e o barómetro foram à vida, mas é a única estação que por exemplo consegue registar valores bem diferentes do resto do país à noite em alturas quentes e corrente de NE.
Boa noite,
Fui lá hoje mesmo. O conversor estava pifado. Em princípio os valores estão correctos. Vamos estar mais atentos agora. Amanhã no ipma voltarei a por os dados de temperatura no processamento.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Boa noite,
Fui lá hoje mesmo. O conversor estava pifado. Em princípio os valores estão correctos. Vamos estar mais atentos agora. Amanhã no ipma voltarei a por os dados de temperatura no processamento.
Excelentes notícias, só tenho a dizer obrigado e obviamente que também será útil ao IPMA. :thumbsup:

O que notei antes de retirarem a estação do site foi que estava a dar valores extremamente altos de temperatura mesmo à noite, como se estivesse o sensor colocado no interior.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jmbneto