Seguimento Sul - Abril 2015



vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
No Algarve devem-se safar.

Para a grande Lisboa, pena que deva ficar tudo no mar...

image.jpg

Essa que eu avisto, ou já passou de Messines para cima ou fica por aí. É o típico das trovoadas que vêm de sul. Mesmo assim, acho que ela tem actividade a mais para aquela que aparece registada.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Alguém tem informações acerca desta célula, que foi até agora das mais interessantes do dia:

JZ8wBaW.png


A célula originou-se a SW de Armação de Pera e seguiu para norte até á área de Messines, associada a uma linha de convergência, a célula aparentou uma estrutura supercelular e teve um ciclo de vida de duas horas e pouco...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pelo que se observa na rede WU ( Albufeira, Fontes, Carvoeiro) temos circulação de ESE moderada nos níveis baixos, com ar relativamente humido, enquanto que em altura predomina o fluxo de sul e até SW aos 300hpa ( WRF-NNM 12z).

Nestas condições, apesar do speed shear não ser de todo impressionante, a componente rotacional do shear é bastante notável.
Tambem a storm motion de sul implicará valores de SRH0-1km modestos, pelo que existem condições para a organização de estruturas supercelulares com possibilidade de um tornado fraco ou uma tromba a acompanhar os updrafts mais fortes.

O dia até agora foi tranquilo, com menos actividade do que o esperado, devido não só a presença de mais nebulosidade do que aquela que foi ponderada ontem mas também á circulação que se manteve de E, o que colocou a convergência de humidade mais para oeste, dai que a actividade mais intensa se tenha mantido a oeste de sagres.

Nas próximas horas a perturbação em altura deverá afectar mais plenamente, forçando a actividade convectiva a entrar pelo Algarve, podendo ocorrer células severas em especial junto á linha de costa...a previsão que lancei ontem permanece valida até ás 6am, pelo que vamos seguir a situação com atenção.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Alguém tem informações acerca desta célula, que foi até agora das mais interessantes do dia:

Essa célula afetou a zona do Algoz por volta das 20h50min. Era bastante ativa, em termos de precipitação e atividade elétrica, mas a sua passagem foi relativamente rápida. Não me apercebi que tivesse caído granizo, nem de nenhum fenómeno severo em termos de velocidade do vento. Entretanto, continua a chover a estação wunderground mais perto já vai nos 18 mm, o que faz deste dia, pelo Algarve central, um dos mais chuvosos deste Inverno/Primavera 2015...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e stormy