Seguimento Litoral Centro - Abril 2015



ThunderFreak

Cirrus
Registo
10 Set 2014
Mensagens
64
Local
Brejos de Azeitão
Albarquel
2fF1IkD.jpg
A
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui aguaceiros moderados, com inicio á 20 minutos. A terra estava tão seca, que a chuva da noite apenas repassou alguns 4 cms.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Na última hora os acumulados maiores organizam-se segundo uma linha de células orientada Sul-Norte em deslocamento lento para N ou NNE.
elGBIpB.jpg


As células estão apenas sobre terra, evitam o mar cuja água ainda está fria e não potencia a convecção como o aquecimento em terra.
7aeymqc.jpg


Portanto para o litoral é de esperar pouca ou nenhuma actividade em termos de precipitação e muito menos de trovoadas.
Em especial aqui na costa de Oeiras/Cascais que depois das nuvens da manhã se terem dissipado está com um belo dia de céu azul e nuvens a 1/8.

Para Leste avistam-se cumulus pouco desenvolvidos e, mais distantes, os topos das células que desfilam no Alentejo.
O horizonte marítimo está praticamente limpo, apenas uns alinhamentos de cumulus pequenos, muito distantes. Nada a esperar daí nas próximas horas, talvez mesmo até à noite.
A ocorrer algo terá de nascer localmente, mais para o interior e deslocando-se depois para N ou NNE deixará sempre o litoral livre de actividade significativa.

O mapa dinâmico do radar está neste momento "não disponível", em afinação depois das primeiras 24 horas de teste, provavelmente.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom acumulado horário em Alcácer do Sal, por exemplo, sob aquelas células fortes, 9,5 mm. Repõe o equilíbrio em relação a outras estações da região pois era a estação do Alentejo com menor acumulado em Abril até ao momento, 7,8mm.
R5sfUYW.jpg


Acumulados preliminares de precipitação, sujeitos a confirmação, do mês de Abril até às 8h de hoje, das estações do IPMA a sul do paralelo do Tejo internacional.
Correspondem praticamente aos quatro dias de actividade desta depressão que tem afectado o território do continente.
A vermelho são estações com demasiadas falhas de registo ou com registos que denunciam problemas de funcionamento e que comprometem a validade do total acumulado; a laranja são estações com falhas mas que não comprometem significativamente, ou mesmo nada, os totais.

GNeuwSw.jpg


Distribuição muito irregular como se vê e mantendo uma maioria de estações com precipitações escassas tendo em vista a mitigação da situação de seca presente.

Destaque para os maiores valores que ocorreram na península de Setúbal (novamente, repetindo a situação que já tinha ocorrido em Março) e para estações do Alentejo central.

Destaque pela escassez para o sotavento algarvio (até às 8h de hoje!), algumas estações do Alentejo e da região Oeste também com Colares a ficar na "sombra" da serra de Sintra.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Tarde de aguaceiros por aqui, alguns bem intensos, infelizmente em relação a trovoadas está muito fraco, só ouvi um trovão hoje, distante e para os lados de Sudeste. Por agora vai pingando sem muita intensidade.
:rain:
 
Última edição: