Seguimento Sul - Abril 2015

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Não sei se já aqui tinha sido publicado mas encontrei na página de facebook do MeteoAlerta uma fotografia relativa à trovoada do passado Domingo dia 05 na Torre de Coelheiros em Évora. Fotografia de Ricardo Pires.

11017043_984828421541185_5013525998382019920_o.jpg
 
Última edição:


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Não sei se já aqui tinha sido publicado mas encontrei na página de facebook do MeteoAlerta uma fotografia relativa à trovoada do passado Domingo dia 05 na Torre de Coelheiros em Évora. Fotografia de Ricardo Pires.
UAU! Grande foto! :palmas:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei se já aqui tinha sido publicado mas encontrei na página de facebook do MeteoAlerta uma fotografia relativa à trovoada do passado Domingo dia 05 na Torre de Coelheiros em Évora. Fotografia de Ricardo Pires.

Isso !
Captura vários raios na mesma imagem. :)

Excelente captura sem dúvida! Foram de certeza várias descargas apanhadas numa mesma longa exposição. Seria interessante saber qual foi o tempo de exposição para avaliar a frequência das descargas nesta trovoada.
Não estou a conseguir localizar essa trovoada no entanto. Évora no dia 5?
 
  • Gosto
Reactions: Paelagius

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Excelente captura sem dúvida! Foram de certeza várias descargas apanhadas numa mesma longa exposição. Seria interessante saber qual foi o tempo de exposição para avaliar a frequência das descargas nesta trovoada.
Não estou a conseguir localizar essa trovoada no entanto. Évora no dia 5?

Sim, na noite de 5 para 6.

 
  • Gosto
Reactions: StormRic

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
É preciso ter atenção que um local não são locais...essa estação parece que foi abençoada por Deus;)

Repara por exemplo no valor de Novembro 2014 227mm contra 154mm em Tavira.Em Outubro já tinha acumulado mais do que Tavira. Depois em Janeiro 2015, 77,6 contra 52 em Tavira.
Não fiz uma despistagem dia a dia para ver se encontrava alguma incongruência nos valores das 2 estações mas assumindo que ambas estavam a trabalhar a 100%, Cacela foi sem dúvida abençoada.
No entanto não deixas de ter razão, o ano até não parece mau, muito graças ao mês de Novembro que foi muito chuvoso mas não é um mês que salva as coisas. Depois aliado a isso tens a elevada escorrência nesse mês devido ao solo seco, a elevada evapotranspiração, etc. Após Novembro o números de eventos húmidos também foi muito reduzido e aliado a vento, temperatura, etc faz muita diferença. Por exemplo, a chuva de Março com o calor que fez quase que evaporou.
Vamos ver se é na próxima semana que se salvam as coisas:D

Se a estação de Tavira estivesse mais a Norte teria valores mais elevados.

Estava no Algarve num dos eventos de Novembro, quando parou de chover fui dar um volta de madrugada, até Tavira, e notava-se que depois da Conceição pouco tinha chovido, mas entre a Conceição e Cacela havia fartura de água.
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas e Thomar