Seguimento Litoral Norte - Abril 2015



Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Por aqui também esteviram umas cores engraçadas, infelizmente muito devido ao fumo dos incêndios:

936UGik.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Algumas de hoje:

A grande célula que se encontrava sobre Gondomar, antes de cobrir o Porto.

Storm clouds. Porto, 13-04-2015
by JoãoP74, on Flickr

E mais tarde, depois de ter descarregado a já pouca água que ainda trazia.

Storm clouds. Porto, 13-04-2015
by JoãoP74, on Flickr


Storm clouds. Porto, 13-04-2015
by JoãoP74, on Flickr


Storm clouds. Porto, 13-04-2015
by JoãoP74, on Flickr


Storm clouds. Porto, 13-04-2015
by JoãoP74, on Flickr


Storm clouds. Porto, 13-04-2015
by JoãoP74, on Flickr


Storm clouds. Porto, 13-04-2015
by JoãoP74, on Flickr
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
E os anos passam e tudo continua o mesmo, por isso desculpem-me se já ouviram isso antes:

Ontem, mais vez neste quente mês de Abril, S. Gens e Massarelos registaram mais de 30C de temperatura máxima. A ser verdade, não é admissível que a previsão do ipma para o Porto só apontasse para os 26C, tendo como referência a longínqua Pedras Rubras, e a ser mentira então é preciso verificar os termómetros destas estações, e particularmente o de S. Gens que é uma EMA e as desculpas ficam mais difíceis de arranjar.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
E os anos passam e tudo continua o mesmo, por isso desculpem-me se já ouviram isso antes:

Ontem S. Gens e Massarelos registaram mais de 30C de temperatura máxima. A ser verdade, não é admissível que a previsão do ipma para o Porto só apontasse para os 26C, tendo como referência a longínqua Pedras Rubras, e a ser mentira então é preciso verificar os termómetros destas estações, e particularmente o de S. Gens que é uma EMA e as desculpas ficam mais difíceis de arranjar.
É obviamente valores errados de Ruemas completamente influenciadas, de nada interessam para estudos climatológicos.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
É obviamente valores errados de Ruemas completamente influenciadas, de nada interessam para estudos climatológicos.

Por favor, diga-me então onde encontra a informação de que S. Gens é uma RUEMA, porque não é isso que diz o ipma. E já visitei a estação, onde confirmaram ser uma EMA. E há mais casos de EMAs em perímetros urbanos, veja por exemplo o caso de Lisboa.​
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
É obviamente valores errados de Ruemas completamente influenciadas, de nada interessam para estudos climatológicos.

Os valores das ruemas não são errados. Simplesmente os locais onde se encontram instalados são realidades muito particulares influenciadas na sua maioria pelo ambiente urbano. Não sendo representativas do ponto de vista climático não deixam de ser um indicador real de uma zona específica.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)

Por favor, diga-me então onde encontra a informação de que S. Gens é uma RUEMA, porque não é isso que diz o ipma. E já visitei a estação, onde confirmaram ser uma EMA. E há mais casos de EMAs em perímetros urbanos, veja por exemplo o caso de Lisboa.​
Tive ontem no Porto até ás 14 e 30, e garanto-te que estava muito longe de estarem 30ºC, se isso é uma EMA, então tem um radiation shield espectacular, de se louvar mesmo. Até no meu carro, pelo centro do Porto, no meio do alcatrão ( estrada) marcava 26.5ºC, vem essa EMA espectacular marcar uns tórridos 29 e tal ºC? Poupem-me.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Os valores das ruemas não são errados. Simplesmente os locais onde se encontram instalados são realidades muito particulares influenciadas na sua maioria pelo ambiente urbano. Não sendo representativas do ponto de vista climático não deixam de ser um indicador real de uma zona específica.

Exacto, a temperatura existe, e isso é absoluto, não pode estar errado se a medição é correcta. Sim, há outras influências nas cidades, tais como espaços tapados por prédios etc. É sempre interessante saber como esta teia urbana influencia a temperatura, especialmente quando se mora numa cidade.
Agora, repito. S. Gens é considerado EMA, e realmente a estação situa-se num parque e na zona de Viso, bastante arborizada e relativamente afastada de um ambiente predominantemente acinzentado por prédios. Outra coisa, ontem estava mesmo muito quente por aqui, a cerca de 1,5 km da estação, mas mesmo assim não dá para saber se o termômetro não está suficientemente protegido. Se a medição for correcta, o ideal seria investigar as razões do fenóneno, e corrigir eventuais problemas mesmo que sejam urbanísticos, pois não é nem agradável e nem saudável viver num lugar assim. Se estiver errada, não sei o que esperam para arranjá-lo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Errata: S. Gens atingiu ontem 29,1C e Massarelos 30,7C, portanto S, Gens não chegou ontem aos 30C como afirmei num post anterior. No entanto, já terá atingido 30C neste Abril em alguns dias.
Peço desculpas pelo engano, é-me um pouco difícil visualizar o mapa num tablet, pois os dados das estações próximas amontoam-se e daí o engano.
De qualquer forma o panorama geral continua o mesmo, embora talvez com dados um pouco menos exagerados para S. Gens.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Por favor, diga-me então onde encontra a informação de que S. Gens é uma RUEMA, porque não é isso que diz o ipma. E já visitei a estação, onde confirmaram ser uma EMA. E há mais casos de EMAs em perímetros urbanos, veja por exemplo o caso de Lisboa.​

A EMA de Porto/S.Gens
Funciona desde Fevereiro de 1931 na Estação Agrária II Região (Senhora da Hora), com uma observação às 9h, e outra às 18 h a partir de Março de 1950"

Descrição extraída do Fascículo XIII d'"O Clima de Portugal, Normais Climatológicas do Continente, Açores e Madeira correspondentes a 1931-1960".

As coordenadas geográficas da estação são 41º 11' N / 8º 39' W, altitude do solo 90m.

Ontem dia 13, Porto S.Gens tem 29,1ºC de máxima, a estação está classificada como EMA.

Massarelos está classificada como RUEMA e apresenta 30,7ºC de máxima no resumo diário. Simplesmente esse valor não está de acordo com o gráfico/tabela horária, as quais apresentam uma série truncada das horas 11h a 16h ( a estação retomou o funcionamento apenas às 8h de ontem depois de uma outra interrupção); às 17h apresenta 25,3ºC e às 18h, já em descida, 25,1ºC. Houve portanto um "acidente" com essa estação precisamente às horas de maior calor, o valor no resumo diário está provavelmente errado.
2xstrBj.jpg


Mas o de S.Gens está de acordo com o gráfico/tabela que às 14h (utc) apresenta 28ºC e às 15h 27,5ºC logo os 29,1ºC não são impossíveis, o pico de máxima foi apenas bastante pronunciado.

Tive ontem no Porto até ás 14 e 30, e garanto-te que estava muito longe de estarem 30ºC, se isso é uma EMA, então tem um radiation shield espectacular, de se louvar mesmo. Até no meu carro, pelo centro do Porto, no meio do alcatrão ( estrada) marcava 26.5ºC, vem essa EMA espectacular marcar uns tórridos 29 e tal ºC? Poupem-me.

Atenção que 14:30 hora legal são 13:30 utc; às 13h utc, S.Gens apresentava 26,4ºC de acordo com o valor que referes de 26,5ºC.

Já agora acrescento que nas Normais 1931-60 a média das máximas diárias de Abril de S.Gens é 18,3ºC; de Serra do Pilar 18,4ºC. Todas as outras estações do Porto não existiam.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Tive ontem no Porto até ás 14 e 30, e garanto-te que estava muito longe de estarem 30ºC, se isso é uma EMA, então tem um radiation shield espectacular, de se louvar mesmo. Até no meu carro, pelo centro do Porto, no meio do alcatrão ( estrada) marcava 26.5ºC, vem essa EMA espectacular marcar uns tórridos 29 e tal ºC? Poupem-me.

Vejamos, então esteve no Porto até as 13:30 UTC, e S. Gens marcou às 13:00 UTC a temperatura de 26,4C, algo muito próximo do seu registo, e marcou às 14:00 UTC 28C. A máxima talvez tenha ocorrido entre as 14 e 15 UTC, contudo. Os seus dados parecem mais apoiar a estação de S. Gens, ou pelo menos não oferecem grande contradição.
Digo isso não por gostar de polêmica, aliás não gosto mesmo nada, mas sim por estar a tentar descobrir já há bastante tempo se aquela estação é ou não fiável.
Agora, fui procurar em Massarelos, e não encontrei dados que apontem para a máxina registada ontem, faltam dados na listagem!