Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
aZtgQNw.png

Tendo em conta a previsão do Stormy, tendo em conta o mapa e tendo em conta aquilo que se está a passar neste momento em Coimbra e há pouco em Tomar, creio que há por aqui membros que por vezes deviam estar calados. Se vos faz assim tanta comichão os exageros do Stormy, não tenham em consideração as previsões dele. Simples.
 


JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Amigo Stormy.
Essa coisa de andar a manipular o site do ipma e obrigá-los a porem umas cores amarelas e laranjas no sítio do radar desde as 19:10 (UTC) ....!!!!!! (rs)
é mesmo malandrice.
Cá mim o amigo, está combinado com o ipma e o S.Pedro...
Fora de brincadeiras.
Por aqui pelo menos temos barulho e uns quantos flash(s) vindos de Sul.
Os avisos e os conselhos, são o que são, e amigo é aquele que avisa o amigo.
Cumprimentos a todos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Epá, não há aqui necessidade de estar a defender ou a criticar...este tópico é de discussão e supostamente deverá haver uma procura por compreender a Meteorologia e as técnicas de previsão, e compreender as falhas e os acertos, as razões para as coisas serem assim e não assado...

Não há aqui nada do ponto de vista pessoal, eu parto do principio que a malta é porreira e claro que não me chateio quando me criticam muito menos quando teem razão...quanto muito tento justificar os erros com o maximo possivel de factos que eu procuro para entender as falhas das previsões....não há aqui necessidade de "apoio moral" até porque nem sequer nos conhecemos...e eu não fico chateado e gosto de aprender e gosto que puxem por mim quando falho.

Nunca nenhuma previsão estará 100% certa...nem sequer os modelos são instrumentos infalíveis..portanto vamos lá discutindo e aprendendo em conjunto sem grandes complexos e histerias :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os modelos não previam o show desta noite, o cape era baixíssimo, amanha sim o cape está alto mas será que vão acertar?


Os modelos não acertam nem erram, os modelos servem de guia, quem acerta ou erra é quem faz as previsões, estuda os vários modelos, pondera e questiona os outputs dados pelos modelos.
Hoje era bastante previsível que viesse a ocorrer convecção nesta segunda vaga nocturna, o modelo não colocava precipitação, mas ao ver os vários modelos e os vários produtos verias que havia instabilidade moderada concentrada numa camada acima da superficie ( MUCAPE), e essa energia que são basicamente os restos do ar quente diurno poderia ser activada assim que se aproximasse a perturbação, varrendo o ar quente e seco em altura e aumentando o forçamento.

A actividade não surgiu mais a sul na area do Vale do Sado-Lisboa porque o ar seco se manteve, e quando foi varrido, já muita da energia tinha sido transportada para nordeste pela frente de brisa de sudoeste e para noroeste pelo low level jet aos 925-950hpa...alguma dessa energia veio depois a alimentar a convecção que surgiu no Alentejo e no centro e também ao largo do litoral centro.

Se o ar seco se tivesse dissipado mais cedo, penso que teríamos tido um evento ainda mais brutal na tua área, porque terias convecção a surgir a sul e sudoeste de ti, a meio da tarde, que depois te viria a afectar, e depois posteriormente terias um novo round mais tarde com a aproximação do próprio núcleo da cut-off ( que é o que está a passar agora)..

Analisar os modelos não é só perceber aquilo que eles tentam descrever acerca das situações, mas também implica um certo conhecimento de eventos analogos anteriores, a partir dos quais pode fazer uma comparação e tentar entender o que se poderá passar.

Para amanhã eu acho que vamos ter um dia com bastante actividade, é uma situação mais fácil de ser modelada...mas a actividade não tem tanto potencial como hoje devido ao facto de faltarem alguns ingredientes como o shear, forçamento dinâmico e até do próprio ar seco e quente em altura, que serviu para aprisionar a energia e gerar o CAPE e MUCAPE mais elevados..

Eu fiz a minha analise mais completa há uns posts atrás, se quiseres tens lá a minha opinião mais aprofundada, mas sim...acho que vai ser razoavelmente fixe :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Por hoje é aproveitar em boa parte do país as próximas horas com convecção localmente forte, como temos visto em muitos interessantes relatos. Excepção feita basicamente à faixa mais litoral a Sul do Cabo da Roca, onde o interesse tem sido quase nulo.

A entrada de ar marítimo no flanco W da cut-off vai rapidamente "varrer" a instabilidade a partir do fim da tarde de Oeste para Este.


7K3ug9Z.png




Assim, e ao contrário de ontem, é de esperar muito pouca actividade a partir do entardecer, como mostram os campos do CAPE e da precipitação:


XoQ81Tv.png


oRXZBd3.png
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

O evento de sábado , em especial no Litoral Norte , começa a ficar interessante . O GFS admite a possibilidade de algumas zonas do Minho caírem 20/30 l/ m2:rain::rain:







A menos de 48 horas , penso que já se pode dizer que , pelo menos , vira ai alguma coisa .

De resto , por aqui ja se nota a diferenca , ja se esta sob a influencia de uma corrente de Oeste .

Os modelos , para os proximos tempos comecam a querer fazer jus ao nome de " abril aguas mil " .

Vamos acompanhando . . .
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
coisas do tédio que tivemos no inverno, talvez não fosse esperada esta circulação mais baixa de pequenas perturbações... Vamos ter mais jogo nos próximos dias, na próxima semana aqui mais para o sul. O Europeu empurra a pequena borrasca pra sul.
 
  • Gosto
Reactions: Vince

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..
Para a noite de 6a e parte do dia de Sábado espera-se alguma actividade convectiva que poderá ser pontualmente forte/marginalmente severa em partes da região NW.

Analise/Discussão


Em altura um vigoroso vórtice de ar frio establece-se a NW do Porto, movendo-se lentamente para leste/sueste e entrando pela Galiza durante o dia de Sábado.
A sul da perturbação forte fluxo troposferico está a ser simulado pelos modelos, com perfis de shear até 20-30m/s aos 6km dada a sobreposição do jet de NW em altura com uma area de circulação de SW/W á superficie.

Nos niveis baixos uma depressão entra pela Galiza, com uma massa de ar Oceânico a avançar sobre o norte de PT continental, varias linhas de convergência estão presentes com areas onde há melhor disponibilidade de humidade...especialmente ao longo destas áreas, os gradientes térmicos verticais serão acentuados, gerando até uns 400-800J/Kg de SBCAPE, num ambiente livre de CIN e com condições termodinâmicas favoráveis nos níveis médios, que se traduzem em valores de TT index modelados até 55ºC.

Durante o dia de Sábado, alguma actividade deverá evoluir para leste para o interior norte, mas há algumas duvidas quanto á quantidade de humidade que conseguirá ser transportada para a região.

Nestas condições, vários rounds de actividade estão previstos, com as células a evoluir num ambiente favorável á sua organização em segmentos lineares/bow echoes...não se pode excluir que em especial junto á convergência costeira e em áreas de topografia favorável, se criem condições pontualmente favoráveis ao aparecimento de algumas estruturas super celulares.
Dado o fluxo não muito vigoroso proximo da superficie ( 950-850hpa), há alguas duvidas quanto á possibilidade de rajadas significativas, pelo que os factores de risco mais evidentes estarão ligados á possibilidade de granizo e precipitação excessiva...no entanto não se pode excluir totalmente algum episódio de rajadas marginalmente severas ou mesmo uma tromba de agua.

3hfDdgZ.png
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece que a noite pode ser eléctrica a norte.

Scsmahv.png


... Far N-Portugal and far NW Spain ...

As the upper low approaches from the NW during the evening and overnight hours, thunderstorms gradually spread onshore and affect the highlighted area. The highest coverage will occur along the coasts and offshore due to enhanced convergence and warm SSTs. DLS is weak, but steepening lapse rates could result in a few deeper updrafts with marginal hail. A
waterspout event or two can't be ruled out as the environmental conditions for this threat improve during the night.

http://www.estofex.org/