Seguimento - Novembro de 2007

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bons dias :D

Por aqui noite de céu pouco nublado e agora encontra-se limpo.

Tive uma mínima horrivel de 9.4ºC agora estou com 12.1ºC.

A pressão está nos 1018hpa o vento está moderado/fraco...:angry::angry: dá cabo das mínimas.

Faz hoje 1 ano que por esta altura estava a chover torrencialmente foi um dia em não parou de cair água houve inundações por todo lado :rain::rain: resumindo foi um dia excelente :lmao:





Foi uma frente fria valente :shocking::D:D



Tudo isto levou que o IM tomasse a atitude que está descrita em cima a imgem fala por si :lmao::D:D

Aqui ficam uns videos

Azenhas do Mar



Sertã



Relatório de Novembro http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_11_06.pdf
 
Editado por um moderador:


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Nesse dia a minha Davis registou a IMPRESSIONANTE cifra de 1463 mm./h. às 15.25 h. .
Levo exactamente 30 anos de registos e posso-vos garantir que nunca tinha visto chover com tanta intensidade .
Já vi chover muito mais , mas nunca tão intenso ...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Bom dia!

Mais uma manhã de geada.

Céu limpo e 5,1ºC.

Mínima de -2,1ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Nesse dia a minha Davis registou a IMPRESSIONANTE cifra de 1463 mm./h. às 15.25 h. .
Levo exactamente 30 anos de registos e posso-vos garantir que nunca tinha visto chover com tanta intensidade .
Já vi chover muito mais , mas nunca tão intenso ...

Valor impressionante :w00t:

Por aqui também choveu bastante nesses dias.

O rio que na semana passada gelou, no ano passado estava assim:
2005503160024908475_fs.jpg
 

BARROS

Cumulus
Registo
29 Set 2007
Mensagens
119
Local
jardim peri -zona norte de são paulo
Aqui no sudeste brasileiro, uma estranha massa de ar frio persiste na região. São Paulo teve 13,5° no dia 22, e 14,4° de mínima no dia 23, e olha só, o tão famoso Rio de Janeiro teve 12,7°!!! Mas no mesmo dia o calor aumentou e a máxima lá ficou em 28°. Fenômeno esse comum no inverno... mas estamos à apenas 1 mês do verão... Outra coisa que já incomoda é um mosquito que se prolifera no calor. Ele transmite a DENGUE, não sei se vocês conhecem essa doença, por ela ser mais comum nas regiões tropicais... são mais de 430.000 casos notificados, uma epidemia. Por falar nisso, gostaria de saber se aí em Portugal, vocês sofrem com alguma epidemia dessas ligada ao clima?
 

J.Crisóstomo

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
179
Local
Queluz (166m)
Aqui no sudeste brasileiro, uma estranha massa de ar frio persiste na região. São Paulo teve 13,5° no dia 22, e 14,4° de mínima no dia 23, e olha só, o tão famoso Rio de Janeiro teve 12,7°!!! Mas no mesmo dia o calor aumentou e a máxima lá ficou em 28°. Fenômeno esse comum no inverno... mas estamos à apenas 1 mês do verão... Outra coisa que já incomoda é um mosquito que se prolifera no calor. Ele transmite a DENGUE, não sei se vocês conhecem essa doença, por ela ser mais comum nas regiões tropicais... são mais de 430.000 casos notificados, uma epidemia. Por falar nisso, gostaria de saber se aí em Portugal, vocês sofrem com alguma epidemia dessas ligada ao clima?

Que eu me recorde acho que não... :hmm:

não costumamos ser afectados por esse tipo de problema..;)
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Por enquanto não...Mas ou muito me engano, ou vamos ter esse problema, infelizmente, daqui a uns anos na zona do Alentejo nas proximidades do Alqueva..Águas paradas e calor intenso = mistura explosiva...Hope not...!:hehe::unsure:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por enquanto não...Mas ou muito me engano, ou vamos ter esse problema, infelizmente, daqui a uns anos na zona do Alentejo nas proximidades do Alqueva..Águas paradas e calor intenso = mistura explosiva...Hope not...!:hehe::unsure:

Calor :lmao: eu este ano não conheci esse termo para o ano ainda vai ser pior :p estamos a virar continental...:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Outra coisa que já incomoda é um mosquito que se prolifera no calor. Ele transmite a DENGUE, não sei se vocês conhecem essa doença, por ela ser mais comum nas regiões tropicais... são mais de 430.000 casos notificados, uma epidemia. Por falar nisso, gostaria de saber se aí em Portugal, vocês sofrem com alguma epidemia dessas ligada ao clima?

Em Portugal de vez em quando há uma ou outra praga de mosquitos, mas geralmente não são nada de especial e desaparecem no final de poucos dias. Faz agora mais ou menos um ano que houve uma aqui em Lisboa e noutros locais, especialmente nas zonas ribeirinhas. E normalmente não tem estado associadas a doenças, embora sempre que ocorrem pragas as autoridades fazem análises constantes. Em 2004 houve pelo menos uma situação de 2 turistas no Algarve infectados com Febre do Nilo que pode ter sido devido a mosquitos.

Pensa-se que com o aquecimento global esta situação se tornará mais frequente em Portugal e está mesmo a ser criada uma rede de vigilância de mosquitos transmissores de doenças.

Actualmente temos mesmo um problema sério com um mosquito (Aedes aegypti) que transmite a Dengue que referes tal, como a febre amarela, mas não é em Portugal Continental, é na Madeira, e parece que já se está na presença duma praga dificil de erradicar. O mesmo mosquito já foi detectado em Espanha e em Itália, mas em Portugal continental ainda não.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Aqui no sudeste brasileiro, uma estranha massa de ar frio persiste na região. São Paulo teve 13,5° no dia 22, e 14,4° de mínima no dia 23, e olha só, o tão famoso Rio de Janeiro teve 12,7°!!! Mas no mesmo dia o calor aumentou e a máxima lá ficou em 28°. Fenômeno esse comum no inverno... mas estamos à apenas 1 mês do verão... Outra coisa que já incomoda é um mosquito que se prolifera no calor. Ele transmite a DENGUE, não sei se vocês conhecem essa doença, por ela ser mais comum nas regiões tropicais... são mais de 430.000 casos notificados, uma epidemia. Por falar nisso, gostaria de saber se aí em Portugal, vocês sofrem com alguma epidemia dessas ligada ao clima?


Bem, epidemias não mas já existem tentativas de colonização de espécies tropicais. Os mosquitos Aedes Aegypti da Madeira e pequenos casos do vírus do Nilo cujo primeiro ataque ocorreu em 1969. A maior preocupação neste momento será o NH1 da gripe das aves...


http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/151508

http://noticias.portugalmail.pt/art...ode-ter-estado-desde-1969-em-ciclo-silencioso

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=17460