Tesourinhos deprimentes da Meteorologia e Clima

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Já se começa a tornar repetitivo , mas os disparates da nossa imprensa sobre a meteorologia não tem fim :

Esta semana , depois de ter ouvido que o inverno ia regressar , agora li que a primavera vai regressar .:eek:

Sera esquizofrenia ou um caso perdido mesmo ?:buh:

Mas espera ai , como e que o inverno tinha regressado se ainda não tinha acabado e como e que a primavera vai regressar se só agora vai começar ?
 


Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
No provedor do telespectador da rtp acabou de passar uma nova gafe da meteorologia da RTP!
Na manhã de 17 de Março (se não estou em erro), todas as cidades de Portugal e da Europa tinham uma mínima de 18 graus e uma máxima de 23 graus! :lol:

(EDITADO)
 
Última edição:

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
11160310_1653110484917993_1478489013_n.jpg


Tesourinho deprimente aqui do forum. Estou farto de perguntar porque isto acontece e continuo sem resposta :mad:
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Eis a maior amplitude térmica alguma vez já registada em todo o planeta! :lmao:

É claro que não passa de um erro informático! ;)

15d9i5w.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um tornado de photoshop que fez hoje a capa do Correio da Manhã.
Surpreende-me não acontecer mais vezes.

https://www.facebook.com/caedanne/posts/10207312104027132?pnref=story

Ambos são criticáveis, quem põe a circular uma fotografia falsa sem indicar a sua natureza, bem como o jornal que não valida minimamente um assunto que trata na própria capa.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,046
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Um tornado de photoshop que fez hoje a capa do Correio da Manhã.
Surpreende-me não acontecer mais vezes.

https://www.facebook.com/caedanne/posts/10207312104027132?pnref=story

Ambos são criticáveis, quem põe a circular uma fotografia falsa sem indicar a sua natureza, bem como o jornal que não valida minimamente um assunto que trata na própria capa.

Estes acontecimentos jornalísticos têm uma grande vantagem: estudar o grau de conhecimento e a atitude das pessoas perante os fenómenos, através da leitura atenta dos comentários nas redes sociais.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Ai, ai, ai. Às vezes temos que pensar um pouco... Apesar de não ser esse o valor que a AEMET deveria mostrar ao público, sempre foi na maioria das estações, e é simplesmente a pressão absoluta em vez de ao nível do mar.

Desde que me lembro de ver, que vejo a pressão absoluta, aquelas ali correctas é que saltam à vista. :p
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Calor de 40 graus por mais dez dias

Altas temperaturas irão continuar pelo menos até dia 8.

A vaga de calor que atinge o País desde a última quinta-feira irá prolongar-se, em particular nas regiões de Trás-os-Montes e Alentejo, pelo menos por mais dez dias. As temperaturas com valores superiores a 40 graus resultam da passagem de uma massa de ar quente proveniente de Espanha. Ontem, a presença de nebulosidade baixa junto da costa levou a que as praias fossem poupadas ao sol abrasador. Em Viana do Castelo, por exemplo, a máxima não foi além dos 21 graus e em Faro fixou-se nos 24. Bem diferente foi a temperatura sentida no Alentejo: em Beja, foram alcançados os 40 graus.

"É um sacrifício que eu faço sair à rua com este calor. Se não fosse o avio que tenho de fazer, não saía de casa", afirma Gertrudes Cova, de 77 anos, aproveitando a conversa com o CM para poisar os dois sacos com as compras, respirar fundo e descansar um pouco. "Tenho problemas de coração e estes dias deixam-me com falta de ar", desabafou a residente em Beja.

As altas temperaturas irão, contudo, sofrer uma ligeira descida entre quarta e sexta-feira, devido à chegada de uma superfície frontal fria proveniente do oceano Atlântico, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Durante o fim de semana, as temperaturas voltam a subir.

As temperaturas elevadas levam a que o Alentejo e a Beira Baixa continuem sob aviso laranja. A temperatura da água do mar é de 18 graus na Costa Ocidental e de 22 no Algarve. A previsão mensal do IPMA indica que há uma forte probabilidade de pelo menos até dia 19 ocorrerem temperaturas acima do habitual a Norte.

Para os últimos dez dias de julho, os dados obtidos não permitem retirar conclusões

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/detalhe/calor_de_40_graus_por_mais_dez_dias.html
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Andam aqui no forum a querer esmiuçar recordes nas temperaturas do interior alentejano...
O recorde está sim (segundo a TVI) nas ilhas! :lol:

2d9p4jp.jpg


:)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Onda de calor excecional fará disparar termómetros na Península Ibérica


ng4396592.jpg

Fotografia © Gonçalo Villaverde / Global Imagens
Temperaturas poderão ultrapassar os 40 graus e as noites também serão mais quentes.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4656524

Hm não sei se este jornal está a confudir Espanha com Portugal? Sim refere "Peninsula Ibérica" mas nem no Alentejo as temperaturas chegam aos 40ºC, apenas se aproximam dos 37/38ºC. A onda de calor vai ser toda em Espanha de acordo com o GFS... A sorte deste jornal é se a previsão aumentar as temperaturas mas por enquanto o GFS continua estável