IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Ok, a de Cabril apareceu logo na hora a seguir no mapa, no entanto os problemas continuam, agora que veio chuva, mais uma vez, EMA daqui (Ponte de Lima) deixou de contabilizar precipitação, estará o pluviómetro outra vez entupido? Ou será outro erro qualquer?
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em Amareleja a EMA estava num local escondido e foi duas vezes assaltada. Desta vez mudamos o local da instalação para junto da ETAR de Amareleja onde se encontra bem protegida e a funcionar com energia de 220V. As condições circundantes do local também é um pouco diferente. No antigo local havia demasiadas árvores à volta. Agora está muito mais próxima da condição ideal de instalação exigida pela OMM.

É sempre um momento muito triste uma estação como essa e com tantos anos ter que mudar de local, dá um bocado cabo da climatologia pois deixa de ser possível comparar séries actuais com o passado, se falarmos de rigor a nível cientifico. Os registos dessa estação, bem ou mal, fazem parte da história climática de Portugal, estão associados à terrível onda de calor de 2003 detendo o recorde da temperatura mais alta medida oficialmente em Portugal.
Imagino que não foi uma decisão fácil mudar de local mas dadas as circunstâncias temos que compreender a situação.
Já agora, só por curiosidade, a questão das árvores da "antiga" Amareleja gerou aqui uma intensa discussão há uns anos atrás :)

Aproveito também para elogiar esta postura do IPMA representado pelo @jmbneto em vir aqui dar conta destes pormenores, todos sabemos que as dificuldades são muitas, mas é este o caminho.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,695
Local
Loures
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA DE AMARELEJA DE NOVO EM FUNCIONAMENTO

emac-amareleja-01.jpg

2015-04-24 (IPMA)


A Estação Meteorológica Automática (EMA) de Amareleja (Figura 1) está de novo em funcionamento e os dados em tempo real na página do IPMA. A EMA (após vários atos de roubo e vandalismo) teve de ser relocalizada, e está instalada em espaço das Águas Públicas do Alentejo.

O IPMA deve uma menção especial à Junta de Freguesia de Amareleja e às Águas Públicas do Alentejo por todo o apoio e colaboração na relocalização e instalação da estação da Amareleja, estação que registou o valor mais alto de temperatura máxima do território (47.4 °C no dia 1 de agosto de 2003).

A antiga Estação Meteorológica Clássica foi igualmente relocalizada para o Parque Baldio das Ferrarias, numa cooperação da Junta de Freguesia de Amareleja com o IPMA (Figura 2). Esta estação tem como principal objetivo as atividades de âmbito escolar.

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É de facto de louvar as melhorias que o IPMA tem feito no seu site tendo em conta os fundos limitados de que dispõe.

É importante no entanto garantir a fiabilidade dos dados de todas as estações presentes online, sejam EMA ou RUEMA, e é com alguma preocupação que se verifica que algumas das estações apresentam dados duvidosos quer por falhas no hard/software ou devido a problemas com a instalação...seria bom ver esses problemas resolvidos.

Seria interessante tambem passar toda a informação de RADAR para o "mapa dinamico" acrescentando mais parametros como os maximos de reflectividade, os cortes verticais, velocidade do vento ( Base Radial Velocity) e eventualmente os tipos de precipitação...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Para entusiastas era realmente um grande desenvolvimento, no entanto, implementar esse tipo de produtos num output público requer algum trabalho que o IPMA provavelmente paga para ter por parte de web developers e afins, mas sempre à espera de surpresas. :p
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Desde a 01:47 que o quadro de avisos é este. Então, a não ser a ondulação, não há avisos para os distritos de Coimbra e Leiria?
MT40Gwv.jpg


Até pode ser mesmo assim, mas... com este panorama?
i5KP17V.jpg


QuZndbl.jpg

UrA8NLl.jpg


g1mVl0v.jpg

As unidades são centímetros de chuva.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Explicações precisam-se, se fazem favor:

@StormRic, sem querer ser o advogado do diabo, acho que tu próprio respondeste a essas explicações, há instantes no tópico das previsões.

Além do GFS, que previa este acumulado de precipitação entre as 0h e as 9h:

c8RNPov.gif

Tínhamos o WRF a prever apenas chuviscos para Leiria nesse período considerado:

Ll4hyL7.png


O europeu a não ir muito além dos 5mm das 6h ao meio-dia:

tOrfdJ8.gif


E o ALADIN a prever entre 2 e 5mm:

OysIPBq.gif


Ainda não encontrei nenhum modelo, que mesmo agora, em cima do acontecimento, tenha 30-40mm na região centro entre Leiria e Trancoso.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
sem querer ser o advogado do diabo, acho que tu próprio respondeste a essas explicações, há instantes no tópico das previsões.

Além do GFS, que previa este acumulado de precipitação entre as 0h e as 9h:

É portanto, como eu já sugeri, um verdadeiro caso de estudo. O que não terá sido introduzido nos modelos como situação de partida que os tenha feito falhar a apenas algumas horas, 3h, 6h?
Os dados iniciais insuficientes? O que é certo é que a depressão na sua passagem pelos Açores já não se comportou exactamente como os modelos previam.
Aqui no continente aquela linha de instabilidade a cruzar a região centro, não foi só uma célula, foi uma longa cadeia de células durante toda a madrugada e início da manhã. Algum comportamento do jet nos níveis médios e altos que não foi correctamente modelado?
Mas o meu pedido de explicações também tem a ver com a manutenção de um aviso em verde quando claramente já se estava a observar uma situação em desvio da prevista pelos modelos. Porquê esta inércia em mudar os avisos atempadamente?