Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Resumo com as estações da RHA e do IPMA da precipitação caída neste evento em S.Miguel:

PJm3JpU.jpg


Cinco estações ultrapassaram os 100 mm/24h. Quatro tiveram totais horários de 20mm. Mas os totais em 60 minutos podem ter sido superiores, ainda farei esse cálculo.
Notáveis são os totais em 6 horas. Esta foi aliás a duração do intervalo de tempo entre o início e o fim da precipitação forte. Cinco estações receberam quantidades de água superiores a 60 litros por metro quadrado num período de 6 horas, situação que se enquadra no critério do IPMA de aviso vermelho. Mais de metade das estações teve acumulados superiores a 40 mm/6h (laranja).
A estação do Lombo ainda não tinha a série de registos completa à hora da elaboração deste quadro, não sei se por ter parado o funcionamento ou por atraso na transmissão dos dados. O momento de envio dos dados pelas estações e o seu aparecimento na página da RHA é bastante variável, por vezes algumas horas. As horas indicadas são as do fim de cada período horário, penso que há aqui um erro de 10 minutos que tentarei corrigir.
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas.

Isto ontem aqui por S. Miguel foi uma aguaria até dizer chega.

Hoje, a ilha amanheceu com os picos mais altos cobertos de nevoeiro, ou como se diz por cá no meio rural, "neve".

Foi o que ouvi dizer hoje pela manhã um senhor já de idade avançada, que a Serra Gorda "estava toda raspada de neve", o que na linguagem do povo significa dizer que vai vir mais do mesmo.

Ontem nas Furnas, uma das várias ribeiras que atravessa a freguesia, saltou fora do seu leito normal e foi desaguar para a rua...

Uma situação comum naquela freguesia cada vez que chove muito.


https://www.facebook.com/pages/Vale-das-Furnas-Digital/313535568838375?fref=photo&sk=photos


11078121_394389560752975_3901303692429416939_n.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Se a situação se mantiver é possível que domingo traga (poucas) trovoadas para o Grupo Oriental. O responsável será o núcleo depressionário:

G01XePc.gif


Revendo as condições:

- CAPE interessante e LI negativo

xkEq1Xl.png


- Potencialidade para movimentos verticais rápidos:

HFzo0ll.gif


- Vento convergente à superfície:

0wQ7mKw.png


- Diferenças interessantes das temperaturas na atmosfera (a 1,5 kms de altura é de +- 10º; a 3 kms de altura é de +- 1º; a 6 kms de altura é de +- -15º). A 850 hPA há uma diferença significativa de temperaturas num curto espaço:

wNzEA1h.png


OXiuMX7.gif


TSLWx8Q.png


- Humidade a níveis baixos e médios:

nlawxDG.gif


xc2jd51.gif


- Aumento da velocidade dos ventos em altitude. Os ventos divergentes mais fortes estarão mais a sul/este:

0wQ7mKw.png


DZwoif9.png


OVhTFGj.gif


0Dgq0NM.gif


- Preferencialmente precipitação:

Bho045X.png


Infelizmente isto pode desaparecer tudo na próxima saída.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

:intrigante: o mistério da precipitação em Santa Maria.

Os três primeiros gráficos mostram o comportamento dos caudais das ribeiras de Santa Maria medidos pelas estações hidrométricas da RHA.
O último gráfico mostra a intensidade da precipitação (em mm/10 min.) na única estação que não tem registo nulo ao longo do período considerado ( início da tarde de dia 30 até às 16h de hoje), Maia, no extremo sueste da ilha.
Como é evidente não é com um acumulado total de 1,0mm que o caudal da ribeira medido na estação mais perto, Cachaço, atinge um máximo de 42 litros/segundo.
Duas conclusões podem ser tiradas, em alternativa ou cumulativamente:
- O registo pluviométrico está incorrecto por mau funcionamento da estação meteorológica da Maia.
- A precipitação teve uma distribuição espacial muito limitada, não chegando á estação da Maia com a mesma abundância com que de certeza ocorreu para fazer aumentar os caudais que estavam praticamente a seco nas duas ribeiras mais a Leste na ilha.
- As estações meteorológicas de Santa Maria e Praia Formosa têm, com toda a certeza, o registo pluviométrico inoperacional. Os gráficos estão a zero ao longo de todo o período, por isso nem os incluí aqui.

Quanto aos 20mm reportados em Santa Maria das 12h de dia 30 às 12h de dia 1 no boletim da RTP-Açores, supostamente na estação do aeroporto (?), repercutiram-se quase apenas no caudal registado na estação de S.Francisco, a mais perto do aeroporto; fizeram correr muito ligeiramente a ribeira no Cachaço, a sueste e deixaram a seco a de Santa Bárbara, a nordeste. Segundo o registo da Maia, não choveu na ponta sueste da ilha.
FUiBqoW.jpg

1cmUJBL.jpg


q8LXS4B.jpg

A única estação privada da rede WU situa-se no aeroporto LPAZ. Reportou 8,9 mm no dia 30 e 0,1mm ontem e hoje ainda não reportou o total diário mas tem relato de chuva forte pouco antes das 2h. Coincide esta hora com o aumento significativo do caudal na estação hidrométrica de S.Francisco e também com os picos de caudal nas outras duas estações.
Parece que esta estação WU só regista o total acumulado da precipitação diária.


Continua intrigante a diferença de 9mm para 20mm em duas estações supostamente situadas no aeroporto, e ainda o registo nulo na Maia para aquele período das 12h às 12h de dia 30 para 1.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Como estará a situação em Santa Maria? A estação do IPMA está off no que respeita a precipitação.

Continua intrigante a diferença de 9mm para 20mm em duas estações supostamente situadas no aeroporto, e ainda o registo nulo na Maia para aquele período das 12h às 12h de dia 30 para 1.

Mais misteriosa vai ser a precipitação de ontem. Às vezes é possível outras não. Podem tentar ver em direto o boletim meteo às 20:55, hora do continente:

http://tv.azoresglobal.com/rtpa/

Agora não está a emitir. Supostamente voltará a transmitir entre as 19:25 - 22:40 (Hora dos Açores).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)


Vamos ter uma madrugada interessante seguimento do Grupo Central. :)

Repare-se na ligeira diferença na previsão da precipitação entre as duas runs. Houve uma diminuição dos picos espaciais de intensidade contrabalançado por um aumento da área abrangida aliado a uma maior proximidade das ilhas. Contas feitas aumentou os acumulados esperados para as ilhas de sudoeste, Faial e Pico, mas a área de acumulados maiores mantém-se sobre o oceano e passará a sueste.
Mas... e se a direcção do movimento fôr ligeiramente diferente e em vez de ser de WSW virar um pouco mais para SW?
wrbLday.png

Nesse caso as ilhas apanham com a área de máxima precipitação. :hmm:

Mas neste momento estão previstos cerca de 40mm para a costa sul do Pico (Ribeiras/Lajes do Pico), 38mm para a costa norte (S.Roque); 26mm para a Horta.
O acumulado na estação de S.Caetano, a 710m de altitude na encosta sudoeste da montanha do Pico, vai ser sem dúvida interessante (sempre me fez impressão a situação de S.Mateus e S.Caetano mesmo encostadas ao flanco sul-sudoeste da montanha :shocking:).
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu parcialmente nublado e vento fraco.

Hoje, choveu apenas de madrugada. O céu apresentou-se entre o pouco e o muito nublado até agora.


Como estará a situação em Santa Maria? A estação do IPMA está off no que respeita a precipitação.

Segundo as synops, o acumulado desde as 00h de hoje no Aeroporto de Santa Maria é de 14,0 mm.