Sismos Portugal - 2015

SLM

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
113
Local
Fafe (350m)
Senti em Fafe. Um ruído enorme como se fosse mais do que um camião TIR a aproximar-se e a ir embora. Estremeceram as janelas e o cão passou-se.

Já agora preencham o formulário com o vosso relato no IPMA para ajudar o estudo do evento.
 


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Senti em Ovar. Ainda pensei que tivesse sido um trovão ou algum camião a passar na rua já que estava com headphones ao PC mas depois um colega perguntou se tinham sentido um sismo e afinal foi mesmo.
Senti em Fafe. Um ruído enorme como se fosse mais do que um camião TIR a aproximar-se e a ir embora. Estremeceram as janelas e o cão passou-se.

Já agora preencham o formulário com o vosso relato no IPMA para ajudar o estudo do evento.

Já o fiz.


O sismo criou grande alarido nas redes socias, até fiquei surpreendido.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Thomar

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Os sismos com ruído, são aqueles mais assustadores, aqui no Algarve, o último que lembro-me que teve ruído foi a 17 de Dezembro de 2009 e teve uma magnitude de 6.1, esse sim, abanou que fartou-se, a cama dançou na horizontal e depois na vertical.

Daí para cá, a falha de Gorringe tem andado muito soft. :unsure:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Quando era miúdo e a viver no Ribatejo senti alguns. Um deles ficou-me marcado na memória; estava a brincar no chão da cozinha, ao lado da minha avó, quando se começou a ouvir o ribombar distante - curiosamente associava o som mais a um comboio a chegar do que a trovoada. Num instante chegou até nós e a sensação foi, literalmente, a de estar no mar e ser levantado pelas ondas, só que muito fortes e com uma cadência muito maior. Tenho memória de "ver" as ondas no chão da cozinha. Aterrador, excitante, inesquecível e, felizmente, sem danos de maior. :)

Ontem não senti nada, dormia que nem uma pedra! :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Aviso de Sismo Sentido no Arquipélago dos Açores 02-05-2015 20:00

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 02-05-2015 pelas 20:00 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 3.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 35 km a Oeste-Noroeste do Capelo (Faial).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) na região de Feteira, Horta da Ilha do Faial.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.


Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Uma dúvida: Como é que o usgs cataloga a intensidade dum sismo que nem ocorreu em solo americano?
Magnitude? Ou mercalli?

Magnitude..
Dependendo de vários factores, hoje em dia com sismometros recentes é possível registar sismos com magnitude superior >4 em qualquer parte do mundo..mas as ondas chegam com uma fração de 1mm, por isso não se sente. Com o meu sistema, só registo sismos >7, dada a falta de qualidade da instalação .

Por exemplo no sismo de M4.6 no Faial, poderás verificar que foi registado a > 80º do epicentro (+- 9000km)
http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=437598#scientific

Mercalli..
Em teoria um sismo de magnitude 5.0 irá provocar um movimento X cms a 10km, X cms a 20km...etc. A partir daí tens uma base para calcular uma intensidade estimada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985