Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mínima de 11,8ºC ppouco antes das 7h, logo após o nascente como é normal.

Agora:
TA: 12,6ºC
HR: 82% e é a maior de hoje até ao momento.

Céu com alguns fractus, estratos, deve estar a dissipar-se nevoeiro para o interior. Muita neblina do lado da Caparica. Mas o céu está praticamente livre de nuvens, cobertura inferior a 1/8.
Vento fraco de norte.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,231
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Bom dia,

Devido ao elevado número de email´s enviados para o MeteoAjuda venho por este meio informar que os dados do pluviometro no dia 4 -05-2015 não são verdadeiros,acontece que o pluviometro encontrava-se a funcionar mal devido a estar entupido por um vespeiro.

O vespeiro foi removido de dentro do pluviometro,e o mesmo foi calibrado e limpo foram feitos vários testes afim de garantir a fiabilidade do pulviometro.

Por estes motivos os 79.6mm de chuva não são verdadeiros

15n3u4k.png
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui esta noite foi bem fresquinha, registei 6.4ºC, nao tive tempo de ir colocar o termómetro num vale aqui próxima, que é onde faço a minha horta e mais o meu "velhote", talvez lá desse menosde 1.5ºC. Agora o tempo segue ameno, com algumas nuvens dispersas, e a temperatura na casa dos 22ºC
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Coloco aqui uma foto de terça-feira pelas 12h30, só tive tempo de por agora por tenho andado muito ocupado e cansado :( Mas há sempre tempo para o que nós gostamos de fazer... ;)

Oliveiras lá ao fundo no vale (algo raro de ver na zona de Lisboa urbana) com folhas de cor seca e mais árvores de todo o tipo em primeiro e segundo plano, altas, baixas, com folhas verdes clara, média, escura, flores já vão desaparecendo, pássaros cantam em uníssono, vamos a caminho do Verão!
n1n1S45.jpg


Hoje foi um dia que começou com "frio", uma mínima de +- 10ºC, provavelmente a falta de cobertura de nuvens influenciou, sendo que mesmo depois do sol nascer ainda maior parte da minha região se encontra à sombra devido à serra de Pego Longo e da Serra da Silveira, por isso acredito que tenha estado menos de 10ºC. Carros a escorrer água como rios, passeios húmidos e paredes também, o meu corpo não estava habituado e apanhei uma frieira, algo que para mim é raro em Maio... :lmao:

Máxima:
20,2ºC (Infelizmente a estação do IPMA Amadora não funciona hoje)

Agora pela tarde reparei na chegada repentina de uma camada gigante de nuvens, sendo que taparam por completo o sol, pelo radar reparei que eram provenientes da depressão bem longínqua daqui que passa de raspão e até pode trazer chuvinha miudinha para algumas localidades. Tirei esta foto pelas 18h40: N/NO
jCZaD6C.jpg


A Norte vê-se uma camada muito mais espessa que parece causar precipitação, não tiro foto porque mal se percebe.
Estamos no domínio do AA e pressão deve começar a descer para depois voltar o AA outra vez e trazer aquelas temps. previstas, tipo 33ºC.
Parece que vamos entrar num período estável? ...

____________________________________
Como vamos com a nossa querida estrela?

6h30 - 20h30 = Duração do dia de 14 horas
Ângulo do nascer do sol: 68º (Sendo 90º - Este)
Ângulo de por do sol : 292º (Sendo 270º - Oeste)

Altitude nos 70º, ou seja, uma pessoa pelas 13h quase que tem um torcicolo a olhar para o sol :D
Cuidado com os UV, a aumentar de intensidade, raios solares estão muito menos inclinados!
Água do mar vai aquecendo, chega aos 16ºC esta semana e pode aumentar.

Desculpem os meus testamentos