Seguimento Açores e Madeira - Maio 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ainda não terá sido atingido o pico máximo da precipitação.

Actualização do quadro anterior ( os valores em fundo cinzento ainda não são defintivos):

a8qC1lr.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A maior parte das ribeiras passou já pelo pico de cheia a montante, entre as 8:20 e as 9h, estes caudais ainda poderão não ter chegado à foz; estão a diminuir nesta altura a montante mas ainda muito elevados.

A precipitação foi menos forte na última hora. O aviso vermelho no grupo Oriental estende-se até às 15h e laranja até às 20h; no grupo Central é amarelo até às 3h da próxima madrugada.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na altura em que se regista um decréscimo sensível da intensidade da precipitação, os acumulados são os seguintes:

qEAe244.jpg


ri9JMrC.jpg


OAH0mfm.jpg
Ontem já se tinha falado na questão do aviso Vermelho... e ele existe mesmo... é muita água... o Arome não me parece ter exagerado...
Vou esperar a próxima saída do AROME para ver como poderá se comportar no grupo central.
Creio que aqui pelo Faial não atingirá os valores de Aviso Amarelo, Pelo menos o GFS descarta de longe essa hipótese.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Deslizamento de terras e pequenas inundações em S. Miguel devido a chuva forte
Um deslizamento de terras e algumas inundações foram registadas hoje pelo Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores na ilha de São Miguel, que está sob aviso vermelho, disse uma fonte daquela organização de socorro.

As ilhas de São Miguel e de Santa Maria, nos Açores, estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoada.

“A partir da 01:30 choveu muito na zona norte de São Miguel, entre os concelhos do Nordeste e da Ribeira Grande. Houve alguma precipitação, mas registámos apenas um deslizamento de terras perto da freguesia da Achadinha, no Nordeste, com obstrução parcial da estrada”, adiantou a mesma fonte.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, as organizações de socorro já estão no local a limpar a via.

A mesma fonte disse ainda que foi registada uma pequena inundação num quintal e outra nas traseiras de um restaurante.

“São situações simples que serão resolvidas rapidamente”, disse a mesma fonte, acrescentando que às 08:00 locais (09:00 em Lisboa) a chuva diminuiu de intensidade.

O aviso vermelho, para S. Miguel e Santa Maria, entrou em vigor hoje às 07:00 e irá terminar às 15:00, hora em que as ilhas do grupo oriental dos Açores vão passar a aviso laranja devido às condições meteorológicas, nomeadamente chuva e aguaceiros.

O IPMA emite um aviso vermelho quando está prevista uma situação meteorológica de risco extremo, com o organismo a recomendar que a população se mantenha regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Também as ilhas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, do grupo central dos Açores, estão hoje sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 02:59 de terça-feira.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde e vento norte bonançoso a moderado.

Nos grupos oriental e central prevê-se céu muito nublado, tornando-se encoberto, períodos de chuva e aguaceiros por vezes fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento nordeste bonançoso a moderado, tornando-se muito fresco a forte com rajadas até 90 quilómetros por hora.

Face a estas previsões meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta a recordar que o “eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis”, recomenda “a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.



http://www.jornalacores9.net/region...-inundacoes-em-s-miguel-devido-a-chuva-forte/
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Última edição: