Seguimento Litoral Centro - Maio 2015



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Capacete enorme na serra, mais uns mm de precipitação oculta.

tWuBiib.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
O calor ontem esmerou-se em Portugal!
Lisboa - 34,8ºC
Elvas - 35,3ºC
Tomar - 36,7ºC
Amareleja - 35ºC
Beja - 35,1ºC
Setúbal - 36,5ºC
Leiria - 36,5ºC

vHG0pCq.png

______________________


Nortada forte! Rajada máxima de 72,4 km/h agora mesmo! Ao longo do dia registaram-se rajadas de 60km/h.
E tudo o vento levou, de facto!

Noite tropical, é raro ver o gráfico assim!
p3MgqE8.png


Mínima: 18,6ºC
Máxima: 28,7ºC (Não foi maior porque o vento esperado foi muito maior do que o previsto)

Dia de cirrus e de algumas nuvens, final da tarde marcado por nuvens características da Nortada, capacete na serra, nebulosidade ao longo da costa a uma velocidade gigante! Pôr do sol foi escondido por estas formações:
0DCINt2.jpg


Não sei se reparam na pequena "nuvem" ou uma coisa que mais parece algodão doce laranja na foto, uma formação que conseguia apanhar as cores do por do sol... bastante alarajando e formou-se dissipou-se em segundos! (está em primeiro plano na foto).
ciVBgNR.jpg

cOnfgj3.jpg


As fotos foram tiradas sem as janelas abertas, eu lá tentei mas mal abri a Nortada entrou adentro e fez estremecer o meu quarto, cairam as coisas todas da secretária e até quadros, só para verem a força que o meu prédio consegue "bloquear". Resumindo, não posso abrir a janela nesta semana :D.

Aviso amarelo chegará, mas já o devia ter posto... Se hoje foi assim amanhã imagino!
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não é preciso tanta altitude, basta Malveira da Serra, por lá os caixotes do lixo já devem estar todos no chão.:D

Rajada de 96,4 km/h!!! :surprise:
Isto começa a ficar perigoso...

Capacete enorme na serra, mais uns mm de precipitação oculta.


Nortada violenta, o dia acabou com uma rajada máxima de 104 km/h, valor louco.

Boas noites

Exactamente, pela primeira vez o vento na Peninha conseguiu deitar-me ao chão :maluco:. Ao observar como o vento se estava a comportar aqui em Carcavelos, tive que ir lá acima ao fim da tarde visitar a "fábrica do vento" em laboração.
Não consegui medir a velocidade do vento com o Zephyrus, não sei porquê, talvez o telemóvel estivesse com alguma definição do microfone que impedisse o funcionamento correcto da aplicação, nunca passou dos 10m/s (36Km/h):lol:.

Além de ter experimentado algumas das rajadas mais fortes que me lembre de ter sentido na Peninha, também vim de lá triste pelo panorama de destruição da floresta, mas que não foi de hoje. Já não ia lá há alguns meses e tenho que verificar quais foram as situações de vento forte que causaram aquele cenário deveras preocupante.

O vento deitou-me ao chão no mirante do ocidente, o pequeno cabeço em frente à Peninha, na direcção do mar, e novamente já no Santuário, no varandim oriental onde só se podia andar agachado. Ao subir o pequeno lanço de escadas desse lado, era preciso travar porque o vento levava-nos pelas escadas acima. A mochila ficava pendurada... para cima. Experiência interessante, se isto são 100Km/h não consigo imaginar como é num furacão a 200Km/h ou mais.
Experimentei fazer uns vídeos, fotos não valia a pena claro, os cimos estavam imersos nas nuvens a partir dos 400m talvez. Ainda tenho que ver se se aproveita alguma coisa. No entanto o vento era altamente selectivo e constante na direcção, só mesmo na crista da serra e virado para norte soprava com a força máxima. Também voltava a soprar muito forte mais abaixo na encosta sul, Malveira da Serra por exemplo, onde realmente os caixotes do lixo andaram a "passear".

O capacete não conseguia produzir precipitação oculta significativa por causa do vento, se pingos havia que se formassem nas copas eram levados pelo vento e raramente chegavam a cair. Essa foto mostra-o bem! Nada de poente pôde ser visto, obviamente, apesar de por vezes ainda se ver o local do sol através do nevoeiro.

Aqui em Carcavelos quando cheguei há uma hora, o vento estava já apenas moderado, mas o cenário de pequenos ramos partidos e folhas pelo chão parecia que tinha havido uma "batalha".
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dia de cirrus e de algumas nuvens, final da tarde marcado por nuvens características da Nortada, capacete na serra, nebulosidade ao longo da costa a uma velocidade gigante! Pôr do sol foi escondido por estas formações:

:thumbsup: boas fotos e descrição!

Neste momento 16,3ºC/19,9ºC nas estações aqui de Carcavelos sul.

As máximas foram 23,9º/29,3ºC :huh: , claro que estes valores evidenciam um funcionamento incorrecto de uma ou das duas estações.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Boas noites

Exactamente, pela primeira vez o vento na Peninha conseguiu deitar-me ao chão :maluco:. Ao observar como o vento se estava a comportar aqui em Carcavelos, tive que ir lá acima ao fim da tarde visitar a "fábrica do vento" em laboração.
Não consegui medir a velocidade do vento com o Zephyrus, não sei porquê, talvez o telemóvel estivesse com alguma definição do microfone que impedisse o funcionamento correcto da aplicação, nunca passou dos 10m/s (36Km/h):lol:.

Além de ter experimentado algumas das rajadas mais fortes que me lembre de ter sentido na Peninha, também vim de lá triste pelo panorama de destruição da floresta, mas que não foi de hoje. Já não ia lá há alguns meses e tenho que verificar quais foram as situações de vento forte que causaram aquele cenário deveras preocupante.

O vento deitou-me ao chão no mirante do ocidente, o pequeno cabeço em frente à Peninha, na direcção do mar, e novamente já no Santuário, no varandim oriental onde só se podia andar agachado. Ao subir o pequeno lanço de escadas desse lado, era preciso travar porque o vento levava-nos pelas escadas acima. A mochila ficava pendurada... para cima. Experiência interessante, se isto são 100Km/h não consigo imaginar como é num furacão a 200Km/h ou mais.

Bem, que bruto o vento, pena não ter sido num fds, para ver se bato o recorde de velocidade com o meu anemómetro, ou melhor tentar, pois com os meus 65 kg não deve ser fácil :lol:, por aqui em casa na mesma, os cabos "dançam" que sei lá, ao inicio da noite ainda tentei medir o vento, mas estava vestido com uma camisinha fina, a verão porque em casa estão 26º e na rua já estavam 16º. ainda assim em alguns segundos registei quase 30km/h e é entre parede e muro de 3 mts, amanhã ( ou melhor logo ) se, se justificar vou levar o anemómetro comigo e ir a Amoreira.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem, que bruto o vento, pena não ter sido num fds, para ver se bato o recorde de velocidade com o meu anemómetro, ou melhor tentar, pois com os meus 65 kg não deve ser fácil :lol:, por aqui em casa na mesma, os cabos "dançam" que sei lá, ao inicio da noite ainda tentei medir o vento, mas estava vestido com uma camisinha fina, a verão porque em casa estão 26º e na rua já estavam 16º. ainda assim em alguns segundos registei quase 30km/h e é entre parede e muro de 3 mts, amanhã ( ou melhor logo ) se, se justificar vou levar o anemómetro comigo e ir a Amoreira.

É de um anemómetro assim como o teu que eu preciso ;). Pois, fiquei um pouco surpreendido como é que o vento estava a levar a melhor sobre os 90 Kg (mochila incluída!:p) e tive pena de não poder medi-lo. Lá em cima até nem estava frio ou talvez a actividade de lutar contra o vento fizesse aquecer e por isso não sentisse, mas nem tive os dedos gelados como normalmente acontece.
Na subida pela vertente oes-sudoeste o vento não era particularmente muito forte porque não era a crista exactamente transversal à direcção de onde soprava. Pelas 18h o tecto do capacete estava pelos 450m e depois desceu. Houve ainda algumas abertas de sol durante a subida.

Nesta altura aqui em Carcavelos parece que voltam as rajadas fortes. Céu nublado por estratocumlus ou fractus a correrem na direcção do vento de norte.

16,0ºC/74% e 19,6ºC/64% ; 17,5ºC na minha varanda.

Edição: ficam aqui alguns vídeos HD do vento na Peninha ontem e que me parecem aproveitáveis, se houver mais ponho no tópico A Fábrica do Vento. Peço desculpa mas por motivos óbvios os vídeos estão todos muito tremidos.:D
O som também é interessante... mas quem ouve um, ouviu todos :hehe:









 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Belos vídeos StormRic, dá para perceber bem a intensidade de vento com que soprava.
Até parece uma tempestade de inverno, só falta a chuva!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
É de um anemómetro assim como o teu que eu preciso ;). Pois, fiquei um pouco surpreendido como é que o vento estava a levar a melhor sobre os 90 Kg (mochila incluída!:p) e tive pena de não poder medi-lo. Lá em cima até nem estava frio ou talvez a actividade de lutar contra o vento fizesse aquecer e por isso não sentisse, mas nem tive os dedos gelados como normalmente acontece.
Na subida pela vertente oes-sudoeste o vento não era particularmente muito forte porque não era a crista exactamente transversal à direcção de onde soprava. Pelas 18h o tecto do capacete estava pelos 450m e depois desceu. Houve ainda algumas abertas de sol durante a subida.

Nesta altura aqui em Carcavelos parece que voltam as rajadas fortes. Céu nublado por estratocumlus ou fractus a correrem na direcção do vento de norte.

16,0ºC/74% e 19,6ºC/64% ; 17,5ºC na minha varanda.

Edição: ficam aqui alguns vídeos HD do vento na Peninha ontem e que me parecem aproveitáveis, se houver mais ponho no tópico A Fábrica do Vento. Peço desculpa mas por motivos óbvios os vídeos estão todos muito tremidos.:D
O som também é interessante... mas quem ouve um, ouviu todos :hehe:










Que medo! :shocking: Devi haver aí uma estação meteorológica!!!! Iria registar rajadas significativamente altas! Bons vídeos :)