Seguimento Litoral Centro - Maio 2015



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Quintal da casa aqui ao lado.

5zUZcHb.jpg
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Na Amadora, terra do vento, sentiam-se rajadas a cada meio minuto ou menos, diria que dar ordem de +60km/h, sendo que se houvesse uma estação para registar o vento acredito que houvessem rajadas perto dos 100 km/h. O vento fez cair centenas de ramos, folhas, plásticos por todo o lado. O pó é muito menos visto que na ultima semana e ontem o pó foi quase todo varrido. Numa paragem de autocarros o tecto ia caindo, bem como luzes e sinais na estrada.

Máxima: 21,2ºC (Obviamente se não houvesse vento teria sido bastante mais alta)
Vento (média): 50km/h!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Rajada de 92 km/h agora mesmo.

Video feito ha pouco.

:eek: isso por aí está selvagem!
Na altura desse vídeo consegues avaliar a velocidade do vento?

Aqui em Carcavelos parece mais calmo, embora esta zona até é relativamente protegida pois é baixa, tem a mata próxima e o bairro com prédios de três ou mais andares.
Vê-se que o vento vai mais forte a umas centenas de metros da costa, onde o mar já está mesmo picado:

Três horas atrás:
dtmblKY.jpg


Há pouco mais de uma hora:
oTzYBLV.jpg


off-topic: os navios são o MV Horizon da Croisières de France e o gigantesco Anthem of the Seas, um dos maiores navios de cruzeiros do mundo (348m)


16,2ºC/19,4ºC
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:eek: isso por aí está selvagem!
Na latura desse vídeo consegues avaliar a velocidade do vento?

O vento devia soprar a 60 km/h, principalmente lá fundo, na zona das arvores, junto a A16, o tal corredor que falei ha uns tempos atras, uma estação instalada lá é que era.
Só mais um exemplo, tenho um vaso com hortelã na varanda exposta ao vento, que foi arrancada pela nortada.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
O vento devia soprar a 60 km/h, principalmente lá fundo, na zona das arvores, junto a A16, o tal corredor que falei ha uns tempos atras.
Só mais um exemplo, tenho um vaso com hortelã na varanda exposta ao vento, que foi arrancada pela nortada.

@jonas_87 Da maneira que a nortada ataca essa zona , se tivesses uma estação em tua casa , tinhas valores incríveis :)

Porque se a estação Pai do Vento , já regista valores notáveis , aí na tua zona terias valores brutais:w00t:
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@jonas_87 Da maneira que a nortada ataca essa zona , se tivesses uma estação em tua casa , tinhas valores incríveis :)

Por se a estação Pai do Vento , já regista valores notáveis , aí na tua zona terias valores brutais:w00t:

Sim é verdade, tenho que pensar nisso seriamente, quem sabe, ainda neste verão.
Ontem esqueci-me de dizer que essa estação do Pai do Vento está instalada no topo de um prédio, a uns 25 metros do solo.
A de Alcabideche (agora off) está a uns 5/6 metros do solo.
Estes pormenores têm de ser levados em conta.
Em principio, se eu instalasse a estação no topo do meu predio, teria valores mais altos que as duas estações. Ficaria instalada a cota 135/ 140 metros.
_______________

T.máxima de hoje: 16,0ºC
Só para recordar que no Domingo registei uma minima de 21,5ºC
 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Numa passagem por Arroja de manhã, estavam muitos ramos espalhados, parecia que tinha havido um desbaste, no entanto esteve mais calmo, por agora ( 13,0º ) a temperatura já mais baixa que ontem ( +- 15º ) por esta hora.

como arranjei um télélé android usado, instalei o Zephyrus e tenho de o testar e comparar, pena é que a medida nesta versão seja em m/s, mas como posso calibrar o anemómetro em m/s assim posso comparar directamente, agora preciso é de vento :lol:, ou no próximo fds ir até a fabrica do vento.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Vento forte.Algum frio.
Rajada máxima do dia: 88,5 km/h (03:19)
T.actual: 12,2ºC


Segundo o GFS, logo a tarde a nortada volta acelerar.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic